Por Marshall Pruett
Seis semanas após a Indianapolis 500 ter sido realizada em maio, a NTT IndyCar Series entrou para o mundo das corridas híbridas. Com o casamento dos motores V6 biturbo da série e sistemas de recuperação de energia específicos se tornando seu novo padrão a partir de julho, suas equipes precisaram voltar ao Indianapolis Motor Speedway e começar o processo de aprendizado em torno do IMS com a nova tecnologia usada de Mid-Ohio até Nashville.
A IndyCar terá 11 equipes presentes – os 10 inscritos em tempo integral de 2024 mais a equipe Dreyer & Reinbold Racing exclusiva da Indy – nos dias 10 e 11 de outubro, que terão as unidades ERS sob demanda de 60 hp instaladas e uma série de atividades para trabalhar na quinta e sexta-feira. Iterações anteriores do pacote híbrido foram testadas no oval de 2,5 milhas durante seu longo processo de desenvolvimento, mas o passeio desta semana marca a estreia do sistema em sua configuração de corrida.
Além dos itens educacionais que serão coletados pelas equipes, o teste também dará à IndyCar sua primeira imagem precisa de como o peso das unidades ERS, que adicionam 105 libras aos carros, e o arrasto mecânico produzido pelas unidades motor-geradoras do ERS afetarão as velocidades das voltas.
Com base nos resultados, espera-se que a IndyCar decida se mudanças devem ser feitas na potência máxima de saída dos motores de combustão interna Chevy e Honda e/ou um ajuste na potência máxima das unidades ERS — e um possível aumento no tempo de implantação — para neutralizar quaisquer perdas de desempenho. Nenhum novo componente aerodinâmico será incluído no teste, mas a Firestone terá uma gama de novos compostos e construções de pneus a serem avaliados durante a visita.
A programação de quinta-feira começa com uma janela de três horas para Nolan Siegel, da Arrow McLaren, concluir seu Rookie Orientation Program das 9h às 12h. Siegel passou pelo ROP no início do ano com a Dale Coyne Racing, mas depois de não conseguir se classificar, o jovem de 19 anos precisa passar pelo processo mais uma vez antes do evento do ano que vem.
Assim que Siegel terminar, a IndyCar aproveitará o resto do dia para realizar sua missão híbrida de investigação com Marcus Ericsson, da Andretti Global, Pato O’Ward, da Arrow McLaren, Alex Palou, da Chip Ganassi Racing, e Josef Newgarden, da Team Penske, das 13h às 17h.
A corrida de sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h, é reservada para as 11 equipes usarem a pista como desejarem, lideradas por Santino Ferrucci, da AJ Foyt Racing, Ericsson, da Andretti, Christian Lundgaard, da Arrow McLaren, Palou, da Ganassi, um piloto que ainda não foi nomeado pela Dale Coyne Racing, Ryan Hunter-Reay, da Dreyer & Reinbold Racing, Alexander Rossi, da Ed Carpenter Racing, Conor Daly, da Juncos Hollinger Racing, Helio Castroneves, da Meyer Shank Racing, Graham Rahal, da Rahal Letterman Lanigan Racing, e Newgarden, da Penske.
Fonte: Racer.com