Tesla Robotaxi terá 50% menos peças que o Model 3

por InsideEVs

O conceito Robotaxi da Tesla é sobre fazer mais com menos. Sejam peças, humanos ao volante ou dólares gastos no próprio carro — o objetivo é despojar o carro o máximo possível para reduzir o custo de produção.

A Tesla ficou muito boa nisso, como revelou na primeira parada de um tour de exibição pública do Robotaxi em seu showroom principal em Santana Row, em San Jose, Califórnia. Durante uma discussão com o engenheiro principal do projeto Robotaxi, foi revelado que os engenheiros conseguiram reduzir o número de peças no protótipo do Cybercab para apenas metade do que é encontrado na versão de produção do Tesla Model 3 hoje.

O método mais óbvio de corte de custos é abandonar aquele volante e pedais irritantes. Quem precisa deles em um carro que supostamente dirige sozinho, afinal? E enquanto estamos nisso, vamos remover todo o conjunto do banco traseiro (e as duas portas para os passageiros traseiros). Mas também há mudanças menores, como apresentar apenas três interruptores físicos: dois no console central — cuja finalidade foi argumentada como sendo para as janelas ou portas — e um para a luz do teto.

Outro exemplo é o teto, que você notará que é de metal em vez de vidro. Pessoas no Twitter que estavam no evento dizem que, embora o teto de metal possa ser mais barato e mais fácil de desembalar no novo método de produção ” unboxing ” da Tesla, um engenheiro da Tesla supostamente revelou que ele provou ser mais silencioso também.

E talvez uma das maneiras mais escondidas de a Tesla economizar na contagem de peças seja a estrutura do veículo. De acordo com um usuário do X que compareceu ao evento, o Robotaxi supostamente tem apenas 80 peças na estrutura da carroceria, em comparação com as 200 do atual Model Y. Junte isso ao fato de o carro suportar apenas carregamento sem fio e você começará a ver rapidamente como todos esses pequenos cortes de canto se somam.

“Este produto foi criado para ser de extrema eficiência e trabalhamos muito duro para entregar isso. A eficiência não é apenas baseada no consumo de energia, é no conceito de limpeza”, continuou o engenheiro da Tesla. “É também no conceito de confiabilidade e serviço.”Receba as melhores notícias, análises, colunas e muito mais diretamente na sua caixa de entrada.

Segundo Rob Stumpf, para a InsideEVs, o mantra por trás do cybercab da Tesla não é o mesmo que o velho ditado de Colin Chapman “simplifique e depois adicione leveza” — é “simplifique por simplificar”.

Pense em todos os benefícios potenciais de menos peças: menor custo de produção, facilidade de reparo e maior confiabilidade. A Tesla está realmente flexionando seu know-how de produção e engenharia com o projeto Robotaxi; uma ostentação sutil e explicação de como a Tesla  projeta que pode precificar o carro abaixo de US$ 30.000  sem correr para o fundo do poço com o resto do mundo. Agora, vamos vê-los aplicar essa mesma lógica para resolver lacunas de painel e problemas de alinhamento em carros novos existentes.

Claro, tudo isso é em vão se a Tesla não conseguir resolver a direção autônoma. Embora seu último lançamento FSD v13 traga alguns avanços importantes, ele ainda não é perfeito . Se quiser manter seu ambicioso cronograma de lançamento do Robotaxi de 2026 , a montadora precisa consertar muitos cenários extremos muito rapidamente. E isso é algo que ela vem tentando fazer desde que o CEO Elon Musk prometeu pela primeira vez uma direção totalmente autônoma de costa a costa em 2016.

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