A piloto colombiana Tatiana Calderon traz uma vasta experiência em corridas de monopostos, incluindo Indycar, Fórmula 2, GP3 e Super Fórmula. Atualmente competindo no Campeonato IMSA SportsCar de 2024 pela Gradient Racing, Calderon também deixou sua marca no Campeonato Mundial de Endurance da FIA com a Richard Mille Racing.
Com uma carreira no kart que começou aos nove anos de idade, ela triunfou em campeonatos nacionais de kart na Colômbia e nos Estados Unidos e alcançou sucesso em vários campeonatos ao longo de sua carreira até hoje.
“Estou realmente animado para me juntar à Maserati MSG Racing e já estou gostando de trabalhar com alguns rostos muito familiares com quem trabalhei anteriormente”, disse o piloto de 31 anos. “Eu dirigi o carro GEN2, mas o GEN3 Evo é uma experiência muito diferente e a evolução do carro da Temporada 10 (GEN3) para a Temporada 11 (GEN3 Evo) faz uma diferença significativa de uma perspectiva de desempenho.
“O tempo de testes na Fórmula E é tão limitado, então cada sessão tem importância crítica, então quero fazer o melhor trabalho possível para a equipe em Valência para ajudá-los a se preparar para a temporada que está por vir. Com um olho no futuro, também quero aproveitar ao máximo esta oportunidade para mostrar à equipe o que posso fazer. Estou muito orgulhoso que a equipe tenha demonstrado essa fé e confiança em mim e mal posso esperar para começar em Valência.”
Também se juntando à equipe está a piloto de corrida alemã, Carrie Schreiner, que atualmente está competindo na F1 Academy pela Campos Racing. A jornada de corrida de Schreiner também começou no kart, onde ela conquistou o campeonato X30 Junior em 2012 antes de fazer a transição para corridas de monopostos na Fórmula 4 ADAC e Fórmula 4 Britânica.
Em 2017, ela passou para a competição GT, terminando como vice-campeã no Lamborghini Super Trofeo Oriente Médio e triunfando na categoria Pro-Am da série em 2018. As realizações de Carrie também incluem vencer o campeonato DMV GT & Touring Car Cup em 2018 e participar das 24 Horas de Nürburgring, onde saiu vitoriosa em sua classe em 2021.
“Este teste é uma oportunidade importante para as mulheres pilotos ganharem visibilidade no mundo da Fórmula E e estou orgulhosa de ter sido selecionada pela Maserati MSG Racing para participar do teste de Valência”, disse a jovem de 26 anos. “Pilotar um carro de Fórmula E é uma experiência única e desafiadora, o carro se comporta como nenhum outro e, para aproveitar o teste ao máximo, preciso me adaptar e me preparar da melhor forma possível.
“Após um ajuste bem-sucedido do assento e uma intensa sessão de simulação, sinto-me pronto para o grande dia e estou ansioso para mostrar à equipe o que posso fazer.”
Ambos têm experiência anterior na Fórmula E, tendo representado a DS TECHEETAH e a HWA Racelab, respectivamente, nos testes de temporada da série no Circuito de Rua de Riad, em Diriyah, Arábia Saudita, em 2018.
A Maserati MSG Racing está comprometida em promover a diversidade e a inclusão no automobilismo, e este teste exclusivamente feminino serve como um passo significativo para atingir esse objetivo. Com o talento e a determinação inegáveis de Tatiana e Carrie, a equipe está ansiosa para ver o que ambas as pilotos podem alcançar durante o teste.
“O teste exclusivamente feminino em Valência é um momento crucial para a Fórmula E, proporcionando uma oportunidade crucial para todos os pilotos de corrida envolvidos mostrarem seu talento”, acrescenta Cyril Blais, chefe da equipe. “Francamente falando, não deveríamos precisar de iniciativas como essa, mas é um fato lamentável que as mulheres continuem sub-representadas em todos os setores do automobilismo.
“Sem dúvida, há um problema em conectar talento com oportunidade, e temos orgulho de apoiar iniciativas como essa que abordam o problema e fornecem uma plataforma confiável para as mulheres mostrarem seu talento dentro e fora das pistas. Tanto Tatiana quanto Carrie são pilotos muito fortes e experientes, e estamos ansiosos para recebê-las na equipe.”
Maria Conti, chefe da Maserati Corse, disse: “Estou muito feliz que haverá testes em Valência especialmente para mulheres. Este é definitivamente um momento crucial não apenas para a Fórmula E, mas para todo o movimento do automobilismo. A Maserati sempre foi pioneira em envolver mulheres nas corridas: por exemplo, Maria Teresa De Filippis foi a primeira mulher a se qualificar para um Grande Prêmio de Fórmula 1, tendo feito isso a bordo de uma Maserati 250F em 1958.
“Embora a história das corridas inclua uma série de pilotos mulheres, Maria Teresa De Filippis detém o recorde único e inigualável de se tornar a primeira mulher a correr na Fórmula 1. Tenho certeza de que agora também teremos a oportunidade na Fórmula E de demonstrar o talento feminino na pista e quebrar novos recordes.”
Fonte: Formula-E News