Por Kelly Crandall
O maior acidente na história da NASCAR Cup Series aconteceu no domingo no Talladega Superspeedway e envolveu sete candidatos ao campeonato no processo.
Austin Cindric estava liderando a YellaWood 500 na curva 2 quando um efeito sanfona na reta final terminou com seu para-choque sendo atingido por Brad Keselowski. Cindric, o líder da pista interna, ricocheteou em Ricky Stenhouse Jr., que estava liderando a pista externa, no contato inicial e então girou na frente do grid.
A NASCAR listou um total de 27 carros envolvidos no acidente, que é o maior de todos os tempos na Cup Series. Isso resultou em uma bandeira vermelha de quase nove minutos.
“Quando tivemos que passar o carro [nº] 38 nas (curvas) 1 e 2, ele esticou toda a faixa inferior”, disse Keselowski sobre como o acidente começou. “A parte inferior teve que se mover para o meio, o meio teve que se mover para cima, e isso simplesmente quebrou todo mundo. Era um elástico gigante e o elástico se rompeu.”
Os pilotos de playoff envolvidos no acidente foram Cindric, Tyler Reddick, Chase Elliott, Alex Bowman, Joey Logano, Chase Briscoe e Daniel Suarez. Cindric e Logano não conseguiram terminar a corrida.
“Acabei de ser ultrapassado na frente do grid”, disse Cindric. “Infelizmente foi assim que Daytona terminou para nós e acho que o que isso diz é que temos carros de corrida muito rápidos e ótima execução. Como líder, eu estava tentando ser o mais previsível possível no que diz respeito a empurrar e é uma pena. Não estou com vontade de reclamar muito sobre o que aconteceu ou de quem é a culpa; não importa muito.
“Isso nos coloca em uma situação de vitória obrigatória para o circuito de Charlotte. Trouxemos alguns carros de corrida excepcionalmente rápidos em todas as corridas dos playoffs, e não posso subestimar o quão orgulhoso estou da minha equipe de corrida e teremos que trazer outro na semana que vem.”
Cindric está a 29 pontos de uma vaga de transferência para a próxima rodada dos playoffs indo para a corrida de eliminação final da rodada. Ele entrou no fim de semana na mesma posição.
Logano foi empurrado para fora de uma vaga de transferência por causa do acidente. O bicampeão da série está agora 13 pontos abaixo da linha de corte.
“Todo mundo fica mais agressivo no final das corridas”, disse Logano. “O [nº] 2 saiu um pouco mais do que antes e o [nº] 21 me deu um empurrão e transferiu isso para o [nº] 6. Você não consegue ver o que está na sua frente de lá, e ele chegou ao [nº] 2 com uma boa quantidade de vapor lá.
“Não é culpa de ninguém. Não é culpa do Brad. Não é culpa de ninguém. É apenas o produto das corridas que temos. Todo mundo está ficando cada vez mais agressivo conforme as voltas vão passando e isso acontece. Acontece muito.”
Cindric terminou em 32º e Logano em 33º.
Bowman foi o piloto de playoff com melhor colocação entre os envolvidos no acidente, em 16º lugar. Reddick terminou em 20º, Suarez em 26º, Elliott em 29º e Briscoe em 30º.
Os quatro pilotos abaixo da linha de corte indo para Charlotte são Logano, Suarez, Cindric e Briscoe. Logano foi o único piloto que caiu abaixo da linha de corte que estava em um local de transferência no início da tarde de domingo.
Fonte: Racer.com