SUV elétrico Jeep Wagoneer S 2024 finalmente chega

por Green Car Reports

O Jeep Wagoneer S 2024 está chegando às concessionárias — e já era hora, se não atrasado . O grande SUV crossover elétrico de cinco lugares se encaixa perfeitamente na extremidade premium do mercado de EV, e a Launch Edition que testamos custa US$ 72.000, incluindo a taxa de destino obrigatória. Uma das duas versões é classificada pela EPA com um alcance combinado de 303 milhas; foi essa que dirigimos.

Segundo João Voelcker, da Green Car Reports, apenas cerca de 4.000 versões do ano modelo 2024 foram construídas, todas com o acabamento Launch Edition de alta especificação. Detalhes sobre a linha Wagoneer S 2025 virão “muito em breve”, disseram os executivos, provavelmente no salão do automóvel de Chicago em fevereiro. Eles podem incluir um modelo Trailhawk focado em off-road e versões mais baratas, 

No geral, achamos o Wagoneer elétrico um SUV competente, agradável e relativamente rápido. Se saímos com uma pergunta, foi sobre a identidade fundamental do carro: O que exatamente faz dele um Jeep? 

Jeep Wagoneer S 2024
Jeep Wagoneer S 2024

Já era hora, se não já estava atrasado

A Stellantis, a menor das montadoras residentes em Detroit, nunca teve um veículo elétrico de volume para vender. (Duas gerações do inegavelmente “fofo”, mas de baixo alcance, subcompacto Fiat 500e simplesmente não são suficientes.) Agora são.

O elétrico Wagoneer S é um dos dois EVs da antiga Chrysler que são lançados com semanas de diferença. O segundo é o polarizador Dodge Charger Daytona, o carro elétrico de desempenho com os ruídos vroom-vroom aprimorados por áudio. Ele foi criado para apresentar o desempenho EV ao público Hemi — o que pode muito bem ser uma tarefa difícil.

Como um SUV elétrico premium de cinco lugares, o Wagoneer S deve ser uma venda mais fácil. Ele se encaixa em um segmento que já inclui o Cadillac Lyriq doméstico e o Tesla Model Y, além de importações, incluindo o Audi Q6 e-tron, BMW iX e Mercedes-Benz EQE SUV, com mais a caminho.

No final de janeiro, dirigimos um Wagoneer S por aproximadamente 160 quilômetros dentro e ao redor do subúrbio de Carlsbad, em San Diego, Califórnia — com clima temperado e forte adoção de veículos elétricos no estado, tornando o ambiente ideal para testar um novo veículo elétrico.

Jeep Wagoneer S 2024
Jeep Wagoneer S 2024

2024 Wagoneer S: um formato anódino de EV SUV

De frente, a tradicional grade de sete fendas do Jeep se transformou em sete aletas em uma placa de acabamento com luzes de destaque de LED que iluminam o design. É, disseram os designers, um “rosto confiante”, apesar do chanfro significativo da superfície do capô até essas aletas. O perfil lateral é adequadamente Jeepish, e tem as letras de metal características soletrando o nome do modelo, orgulhosamente nas portas dianteiras inferiores.

É na traseira que a identidade Jeep se perde. Há um emblema “4xe”, assim como todos os híbridos plug-in que a Jeep vendeu, e lanternas traseiras de LED estreitas e largas. A janela traseira muito inclinada é habilmente disfarçada por um grande spoiler de teto com alça de cesta, cujos suportes laterais verticais dão ao Wagoneer S um perfil lateral quadrado de SUV. Você só vê a enorme lacuna entre o vidro traseiro inclinado e o spoiler de certos ângulos. É tudo uma questão de aerodinâmica: o coeficiente de arrasto citado de 0,29 torna o Wagoneer S o Jeep mais escorregadio já vendido.

Mas não vimos nada na traseira que definitivamente dissesse Jeep. Na verdade, chegando a um SUV preto à frente em um semáforo, nós o identificamos como um Kia ou o novo Honda Prologue — até percebermos que era outro Wagoneer S. Isso não é uma ótima identificação de marca. As Launch Editions apresentam um teto de vidro padrão, pintura e acabamento totalmente pretos acima da linha de cintura e rodas de liga leve pretas de 20 polegadas. 

Por dentro, é a mesma história. Os materiais, costuras contrastantes e vários displays dizem “SUV premium”, mas não está claro para nós se eles realmente dizem “Jeep”. Os compradores serão os juízes disso. Um pequeno toque de masculinidade foi um padrão de explosão de estrelas no plástico preto fosco que agora parece estar suplantando o acabamento preto-piano brilhante e banal nos interiores dos carros.

Esses displays incluem um painel de instrumentos de 12,3 polegadas, um display touchscreen central de 12,3 polegadas, um head-up display de 10 polegadas para o motorista, um touchscreen de 10,3 polegadas à direita do painel para o passageiro da frente e um display final de 10,3 polegadas para os controles do HVAC. O software de controle e infoentretenimento funcionou bem, embora parecesse lento para carregar de vez em quando.

No caminho, foi legal poder redirecionar as saídas de ar (estamos olhando para você, Rivian), embora alguns dos controles (por exemplo, interruptores de janela, botões de trava) parecessem estranhamente pequenos para um Jeep. Caixa de peças, talvez? Gostamos do estofamento vermelho opcional, que junto com o teto de vidro iluminou o interior consideravelmente.

Jeep Wagoneer S 2024

Jeep Wagoneer S 2024

O Jeep mais rápido e com maior resistência ao vento de todos os tempos

Superlativos sempre empolgam os profissionais de marketing de carros, então logo de cara aprendemos que o Wagoneer S não é apenas o mais aerodinâmico, mas também o mais rápido Jeep de todos os tempos, com seu par de motores de 250 kW (335 cv) proporcionando um tempo de aceleração de 0 a 60 mph de 3,4 segundos. Isso é um décimo de segundo mais rápido do que o Jeep Grand Cherokee Trackhawk, com seu motor V-8 de 6,2 litros superalimentado produzindo 707 cavalos de potência.

A bateria de 100,5 kWh (capacidade bruta) usa células de níquel-manganês-cobalto importadas pela Samsung SDI até que uma nova planta de células da joint venture Stellantis-Samsung em Kokomo, Indiana, entre em operação no início de 2027. O pacote Wagoneer S usa arquitetura de 400 volts e não tem a capacidade de carregar a 800 volts como a maioria dos EVs Hyundai e Kia. O tempo de carregamento de nível 2 de 5-80% é cotado em quase sete horas, e a Jeep diz que o Wagoneer S pode carregar rapidamente de 20-80% em 23 minutos (em circunstâncias ideais, é claro).

A classificação de alcance principal para o Wagoneer S é de 303 milhas, e nosso veículo de teste rodou com pneus Falken que deram essa classificação mais alta de 303 milhas. Não dirigimos um Wagoneer S com Pirellis que, como mostra o site da EPA , reduz a classificação em mais de 10 por cento — para 270 milhas. O carro de teste, no entanto, começou mostrando apenas 258 milhas com 95% da capacidade da bateria. Provavelmente refletiu uma direção agressiva da Jeep antes de obtê-lo, pois o algoritmo de alcance calcula nas últimas 50 milhas de direção. Nossa viagem não foi longa o suficiente para concluir muito sobre eficiência; adivinharíamos 2,5 mi/kwh.

Jeep Wagoneer S 2024
Jeep Wagoneer S 2024

Previsivelmente pesado, adequadamente rápido

Atrás do volante e na estrada, um peso de meio-fio se aproximando de 3 toneladas (5.667 libras) era evidente, mas achamos a potência generosa e totalmente adequada para explosões curtas de aceleração rápida em, digamos, rampas de subida. O Wagoneer S é predominantemente tração traseira, com o modo de direção “Automático” tendendo 40:60 da frente para trás. O modo “Esporte” aumenta para 20:80 para trás. 

Começamos nossa viagem no modo “Eco”, que é 100% tração traseira, a menos que o motor dianteiro seja necessário para manter a tração. O Eco exigiu mais esforço do pedal para acompanhar o tráfego, mas provavelmente seria adequado para muitos motoristas. O ruído de alerta de pedestres em baixa velocidade, a propósito, é um zumbido agradavelmente meditativo.

A frenagem regenerativa do Jeep não foi totalmente do nosso agrado: era quase imperceptível na configuração mais baixa, mas muito abrupta na configuração mais alta. Para registro, a regeneração máxima produz 0,2 a 0,3 g, enquanto a mínima é de apenas 0,04 a 0,08 g — uma faixa bem ampla. Talvez os engenheiros de software de transmissão do Jeep possam dirigir uma seleção de EVs de fabricantes mais experientes para sentir como eles contornam as bordas de seus algoritmos.

Embora não seja o utilitário de cinco lugares mais espaçoso do mercado, o Wagoneer S elétrico tinha espaço adequado para quatro adultos viajarem com conforto e cinco se necessário. Até mesmo os assentos dianteiros tinham uma posição ligeiramente com os joelhos para cima na configuração mais baixa, refletindo a bateria grossa sob o assoalho e uma linha de teto rebaixada para reduzir o arrasto. 

Vale a pena notar que ambos os nossos carros de teste tiveram leves trepidações durante manobras específicas de baixa velocidade. O primeiro foi diagnosticado como uma desconexão do eixo dianteiro com defeito, e trocamos para um segundo carro no meio do caminho. Aquele se comportou perfeitamente até o final, quando a marcha ré produziu uma pequena trepidação. Não ouvimos a resolução sobre isso.

Jeep Wagoneer S 2024
Jeep Wagoneer S 2024

Visando quem exatamente?

O novo líder da Jeep, o vice-presidente sênior Bob Broderdorf, disse que a marca terá como alvo três grupos de compradores potenciais para o Wagoneer S. Primeiro, estão os proprietários de versões híbridas plug-in 4xe do Wrangler (desde 2021) e do Grand Cherokee (desde 2022). Isso é plausível, exceto que (a) híbridos plug-in são difíceis de explicar aos compradores; e (b) não está totalmente claro se muitos, alguns ou mesmo qualquer um desses proprietários conectam seus PHEVs — porque a Jeep se recusa a divulgar dados sobre seu comportamento de plug-in. Conte esse grupo como um “talvez”.

O segundo grupo é formado por fanáticos no “espaço Jeep”, a verdadeira multidão 4×4 que preza os Jeeps por suas qualidades de ir a qualquer lugar, escalar qualquer coisa. Pense em “Classificação de trilha”, ângulos de ruptura, Rubicon Trail, etc. O Wagoneer S fará off-road? Isso não foi mencionado no briefing para a mídia — e seus 6,4 polegadas de distância do solo o manterão longe dos tipos de escalada que o Jeep Grand Cherokee Trailhawk 4xe (com 10,9 polegadas) pode fazer. Claro, a Jeep exibiu um anúncio do Wagoneer S com a frase “Coisas bonitas ainda podem ficar sujas” — mas lá, “sujo” parece significar úmido e um pouco lamacento.

Para conquistar os compradores do Jeep-space, os executivos sugeriram fortemente que adicionarão uma versão de produção do Wagoneer S Trailhawk Concept, que foi revelado no mesmo dia do carro de produção. O Trailhawk roda em pneus todo-terreno robustos de 31,5 polegadas, apresenta uma maior distância do solo e adiciona um bloqueio eletrônico do eixo traseiro selecionável pelo motorista e um novo modo de direção Rock.

Por fim, a Jeep pretende atingir compradores de EVs nacionais no mesmo segmento. Seu SUV de tamanho normal Wagoneer (o a gasolina) atraiu compradores de concorrentes da Ford e da GM, então a Jeep sente que pode roubar alguns proprietários de Chevrolet Blazer EV ou Cadillac Lyriq ou talvez Tesla Model Y ou Rivian R1S. Aqueles que agora dirigem concorrentes da Audi, BMW ou Mercedes-Benz? Não temos tanta certeza.

Jeep Wagoneer S 2024
Jeep Wagoneer S 2024

Luxo + Jeep… totalmente elétrico ou “multienergia”?

Executivos da Jeep sugeriram que o Trailhawk apareceria como parte da linha Wagoneer S no devido tempo, junto com versões menos caras (muito provavelmente uma versão com motor único, tração traseira e uma classificação de alcance mais alta). Presumindo que um Trailhawk apareça, vamos esperar para ver quais são suas capacidades off-road e como a marcha extra e a altura do passeio afetam o alcance nominal.

O Wagoneer S elétrico é construído na plataforma STLA Large unibody “multi-energy” que também sustenta o Charger Daytona elétrico. Já sabemos que o Charger será oferecido com um trem de força a gasolina inline-6 ​​junto com sua versão Daytona elétrica a bateria. 

Os executivos da Jeep se recusaram a falar sobre quaisquer versões futuras do Wagoneer S, mas, independentemente de a empresa vender ou não números adequados do Wagoneer S elétrico, uma versão híbrida plug-in a gasolina provavelmente estará na linha dentro de alguns anos.

Enquanto isso, a Jeep finalmente tem uma entrada respeitável de SUV elétrico a bateria de 303 milhas. Agora, tudo o que ela precisa fazer é vendê-lo.

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