
O alto custo potencial das substituições de baterias de veículos elétricos é uma grande preocupação para compradores de carros novos, mas isso provavelmente não será o caso por muito tempo, de acordo com a empresa de análise de baterias Recurrent .
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, a Recurrent, que produz relatórios sobre a saúde das baterias de veículos elétricos usados, prevê que a queda nos preços das baterias novas tornará a substituição de uma bateria mais barata do que consertar um motor a gasolina até o final da década.
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Seja um motor a gasolina, uma bateria ou qualquer outro componente, os reparos não fazem sentido financeiro se excederem o valor de um carro. Os custos de substituição de bateria já estão se afastando disso, de acordo com a Recurrent. Eles agora representam 75% do valor de um carro usado de US$ 15.000, abaixo dos 100% em 2020, estima a empresa, acrescentando que até 2030 as substituições de bateria serão equivalentes a 30% do valor de um veículo usado de US$ 15.000.Inscreva-se para receber a Newsletter
Isso está sendo possível devido à redução dos custos de novas baterias de EV . Como observa a Recurrent, o Goldman Sachs previu no início deste ano que os preços médios das baterias atingiriam US$ 80 por kwh em 2026 — quase 50% abaixo de 2023. Com exceção de um aumento em 2022 devido aos altos preços das matérias-primas, essa tem sido geralmente a tendência desde o início da era moderna dos EVs. O Departamento de Energia dos EUA estimou que os custos das baterias de EVs caíram 90% desde 2008.
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A Recurrent assume que essas tendências continuarão e que até 2030 haverá um mercado robusto para baterias EV usadas que podem permitir que os proprietários compensem parte do custo de substituição. O crescimento das chamadas aplicações de segunda vida, como armazenamento de energia estacionária , pode permitir que os proprietários de EV negociem a venda dos pacotes usados de seus veículos, reduzindo potencialmente o preço efetivo dos novos pacotes em US$ 10-US$ 20 por kwh, prevê a Recurrent.
Custos mais baixos não só podem ajudar a tornar os EVs usados mais acessíveis, mas podem manter mais deles em circulação. Um relatório de 2023 descobriu que é mais comum substituir baterias do que repará-las, o que, com os preços atuais das baterias, pode levar a que veículos relativamente novos sejam “totalizados” pelas seguradoras por danos menores e prêmios de seguro mais altos para os que permanecerem.