Com os olhos agora voltados para a 11ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA, a Maserati MSG Racing tem o prazer de receber Stoffel Vandoorne e Jake Hughes para a próxima temporada 2024/25.
O campeão mundial da 8ª temporada, Stoffel, desafiará seu sétimo ano na série totalmente elétrica, enquanto Jake entra em sua terceira temporada após emergir como um dos novos talentos mais brilhantes do grid desde sua estreia com a McLaren na 9ª temporada.
Juntos, Stoffel e Jake se unirão para formar uma das mais fortes duplas de pilotos da atual era Gen3 da Fórmula E, combinando experiência comprovada em vitórias e determinação antes do que será uma temporada crítica que verá a estreia da próxima geração de carros de corrida elétricos, o Gen3 Evo.
Desde que entrou para o grid da Fórmula E em 2018, após duas temporadas com a McLaren na Fórmula 1, Stoffel construiu uma reputação como um dos principais competidores da categoria e conquistou um título dominante no Campeonato Mundial na temporada 2021/22 com a Mercedes-EQ.
Com três vitórias, 16 pódios e oito pole positions, o belga não é apenas um vencedor de corridas comprovado, mas também um qualificador comprovado, e desempenhará um papel fundamental na orientação do desenvolvimento da Maserati MSG Racing na próxima temporada.
Ele será acompanhado por Jake, que na 9ª temporada protagonizou uma das temporadas de estreia mais impressionantes já vistas na Fórmula E, na qual o piloto britânico garantiu a pole position em apenas sua terceira corrida na série.
Desde então, Jake saiu na frente na qualificação em quatro ocasiões e garantiu seu primeiro pódio na Fórmula E no início da 10ª temporada, após terminar em segundo no E-Prix de Xangai de 2024.
Depois de atuar como piloto reserva oficial da Maserati MSG Racing na 7ª temporada, quando a equipe competia anteriormente sob o nome de Venturi Racing, Jake é um rosto conhecido e, como tal, fará um retorno natural na 11ª temporada.
Juntos, Stoffel e Jake farão sua primeira aparição com a Maserati MSG Racing nos testes de pré-temporada no Circuito Ricardo Tormo em Valência, Espanha, em uma semana crítica de preparação de 4 a 7 de novembro de 2024.
A dupla seguirá para São Paulo, Brasil, para a abertura da 11ª temporada, em 7 de dezembro de 2024, para dar início ao que será uma campanha recorde com 17 corridas.
No final da Temporada 10, a Maserati MSG Racing também gostaria de estender seus sinceros agradecimentos a Maximilian Günther e Jehan Daruvala por sua incrível contribuição à equipe. Desejamos a eles tudo de melhor em seus empreendimentos futuros.
Em suas palavras
Stoffel Vandoorne, Piloto, Maserati MSG Racing
“Estou muito feliz por me juntar à Maserati MSG Racing na próxima temporada e estou orgulhoso de estar associado a um nome tão icônico no automobilismo como a Maserati. Estou animado para começar a trabalhar com a equipe – embora eu não tenha trabalhado diretamente com eles antes, conheço bem a equipe, tanto do meu tempo na DS Penske, mas também do meu tempo na Mercedes, quando compartilhamos um trem de força com a Venturi. Eles são um ótimo grupo de pessoas, muito habilidosos, muito determinados e estou realmente ansioso para trabalhar juntos daqui para frente. Espero que tenhamos muito sucesso e lutemos por vitórias e campeonatos juntos.”
Jake Hughes, piloto, Maserati MSG Racing
“Estou muito feliz por me juntar à Maserati MSG Racing. O sucesso que a equipe teve, como uma das equipes fundadoras da Fórmula E, fala por si. Em um nível pessoal, já trabalhei com a equipe anteriormente, então os conheço bem e estou realmente ansioso para voltar. Sei que a temporada acabou de terminar, mas honestamente mal posso esperar para ir ao QG em Mônaco e começar a trabalhar com os engenheiros, entrar no simulador e realmente começar a nos preparar para a Temporada 11. Isso marca o início de um novo capítulo emocionante na minha carreira, e sei que o melhor ainda está por vir.”
José M Aznar, Diretor de Equipe e Sócio-Gerente, Maserati MSG Racing
“Com a introdução do Gen3 Evo, a Temporada 11 representa uma nova era para a Fórmula E, e estamos muito felizes em receber Stoffel e Jake na equipe para a próxima temporada. Desde que entrou na Fórmula E em 2018, como Campeão Mundial da Temporada 8, Stoffel é inegavelmente um dos melhores pilotos do grid atualmente. Sua velocidade e experiência desempenharão um papel crítico em nosso desenvolvimento e crescimento futuros, e ao unir forças com Jake, estamos confiantes de que teremos uma das escalações mais fortes do grid em 2025. Jake foi nosso Piloto Reserva na Temporada 7, e naquele tempo, ele realmente nos impressionou com seu comprometimento em aprender e fome de ajudar a impulsionar a equipe, e desde que fez sua estreia com a McLaren na Temporada 9, ele não parou de nos impressionar. Recebê-lo na equipe é como um retorno ao lar, e será ótimo tê-lo de volta na garagem. Para o Gen3 Evo, temos as bases para ter uma temporada forte e é nossa intenção lutar na frente do grid – algo que estamos confiantes de que podemos fazer.”
Giovanni Tommaso Sgro, Chefe da Maserati Corse
“Estamos felizes em receber Stoffel Vandoorne e Jake Hughes na família Maserati da Temporada 11 da Fórmula E em diante. A notícia da chegada de dois novos pilotos, sem dúvida, traz uma nova energia para toda a equipe, que tenho certeza que mal pode esperar para voltar à pista após as férias de verão para aproveitar ao máximo um novo desafio. Será o terceiro ano da Maserati na Fórmula E e, após dois anos intensos cheios de satisfação e ocasiões importantes para o crescimento da marca na pista, estamos ansiosos por esta nova aventura junto com dois pilotos tão talentosos quanto Stoffel e Jake, que já são nomes importantes nas categorias mais importantes do automobilismo. Ficarei fascinado em vê-los em ação no final do ano, no teste de pré-temporada em Valência. No final de uma intensa Temporada 10 da Fórmula E, a Maserati também gostaria de estender seus sinceros agradecimentos a Max e Jehan por sua incrível paixão e comprometimento com a equipe. Nos últimos dois anos, Max nos proporcionou alguns dos momentos mais significativos da história moderna da Maserati na pista: com sua vitória em Jacarta na temporada passada, ele foi o primeiro piloto a levar um monoposto da Maserati de volta ao degrau mais alto do pódio desde Juan Manuel Fangio. Este ano, ele venceu em Tóquio e subiu ao pódio dois anos seguidos na corrida caseira do Trident, em Roma e Misano… Essas memórias permanecerão para sempre indelevelmente impressas na história desta marca na pista e estamos realmente orgulhosos desses resultados.”
Fonte: Media.Maserati