Por Mark Glendenning
Enquanto Tony Stewart faz a contagem regressiva para suas últimas semanas como coproprietário de uma equipe da NASCAR, ele diz que está em paz com sua decisão de fechar as portas da Stewart-Haas Racing.
Em suas 16 temporadas, Stewart Haas conquistou títulos da NASCAR Cup Series em 2011 (com o próprio Stewart) e 2014 (com Kevin Harvick), e a equipe tem mais três oportunidades de aumentar sua contagem atual de 70 vitórias.
“Este é o momento certo”, Stewart disse ao podcast “Happy Hour” de Harvick. “Isso nunca foi parte de um plano mestre. Mas, conforme este ano foi passando, ficou muito claro que este é o momento certo para eu sair do esporte. Há coisas que vejo que definitivamente não gosto. E estou feliz fazendo as coisas que estou fazendo agora. Sempre fui alguém que correu todos os tipos de séries diferentes.”
Em meio às constantes dificuldades para garantir patrocínios e apoio dos fabricantes, a força de trabalho de mais de 300 pessoas da SHR foi informada do fechamento iminente da equipe em maio.
“A razão pela qual fizemos o anúncio no início da temporada foi para tentar cuidar de todo o nosso pessoal”, disse Stewart.
“Fui muito culpado por pessoas perderem seus empregos. Bem, há empresas à esquerda e à direita que fecharam. Veja a COVID: Quantas pessoas tiveram que fechar? Ninguém estava gritando sobre como os funcionários não eram cuidados e o que isso fez com suas famílias. Fizemos o que fizemos para cuidar de nosso pessoal e criamos ótimos pacotes de indenização para que eles cuidassem deles e de suas famílias… Eu diria que mais de 80% dos funcionários da SHR encontraram lares para o ano que vem.
“A crítica que recebi online e nas redes sociais foi muito injusta durante o processo. É fácil sentar na sua bunda, numa cadeira, no seu sofá na casa da sua mãe e sentar lá e nos dizer como estamos fazendo errado. Mas ninguém parece conseguir sentar lá e vir na segunda-feira de manhã e nos dizer como fazer certo.”
Stewart disse que visitou recentemente a sede da SHR para se despedir de alguns funcionários.
“Sabendo que quando saí do prédio, aqui estavam algumas daquelas pessoas que conheço há 16 anos e que, infelizmente, talvez nunca mais as veja”, disse ele.
“Não sei se é agridoce. É mais amargo do que doce. É uma decisão difícil. Mas as coisas na vida mudam. Suas prioridades mudam, e variáveis fora do seu controle também mudam.”
Alguns dos atuais funcionários da SHR podem permanecer no prédio além deste ano, quando ele for assumido pela nova Haas Factory Team, que utilizará a única entrada da SHR Cup Series que o coproprietário Gene Haas manterá. Quanto a Stewart, o foco mudará para seu programa NHRA e equipes de sprint car.
“(A NASCAR) vai ser saudável, vai sobreviver”, ele disse. “Sempre foi. Sempre será. Mas estou feliz neste ponto da minha vida por fazer essa mudança… Não era assim no começo do ano.
“Tínhamos diferentes razões pelas quais tivemos que fechar no final da temporada, mas com o passar do tempo e observando os donos e a NASCAR brigando e o caos que está acontecendo lá, estou bem em terminar com isso no final do ano.”
Fonte: Racer.com