Seguindo com os preparativos para receber o Grupo 1 do Campeonato Brasileiro de Kart, o Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, estabeleceu uma parceria com o projeto “Das Fontes à Foz”, que visa a recuperação das nascentes nas bacias hidrográficas na região noroeste do estado de São Paulo.
Assim, o kartódromo, junto com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que organiza a competição com o apoio do Speed Motor Clube, fechou a parceria na qual, para cada piloto inscrito no primeiro grupo do campeonato, uma árvore será plantada. Ao todo, 289 pilotos participarão do Brasileiro de Kart, que ocorre entre os dias 7 e 12 de outubro.
A iniciativa do projeto foi desenvolvida em conjunto pelo engenheiro agrônomo Fábio Brancato e Sérgio Paoliello, sendo uma ação pioneira do Siran. O objetivo é plantar matas ciliares, que desempenham um papel fundamental na saúde dos rios e nascentes, criando corredores ecológicos que conectam ecossistemas e permitem a biodiversidade regional.
‘Estabelecer uma parceria com um projeto que visa não apenas a recuperação das nascentes nas bacias hidrográficas, mas também a criação de um futuro melhor, reforça o compromisso do Speed Park em realizar eventos sustentáveis, seguindo a proposta de um automobilismo cada vez mais verde’, destacou a diretora do Speed Park, Tamires Ferrari.
Além disso, essas matas protegem as fontes de água, evitam a erosão do solo e contribuem para o clima e a sustentabilidade da produção a longo prazo. Após o plantio das árvores, cada piloto poderá acompanhar a evolução de sua muda. Ou seja, ao se inscrever para a disputa do Campeonato Brasileiro de Kart, cada piloto contribui para uma parte do projeto, sem custos adicionais.
Sobre o Speed Park
O Speed Park está localizado na Rodovia Marechal Rondon, Km 524. Com área superior a 130.000 m?2;, mais de 40 traçados diferentes e aproximadamente 1.300 m de pista, o Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park, é um templo da velocidade para pilotos profissionais, amadores e entusiastas do kart.
Sua estrutura conta com uma pista moderna para competições, com asfalto de polímero emborrachado e curvas com ângulo de inclinação que contribuem para melhor aderência e economia de pneus. Na pista, está localizado um painel digital de cronometragem e posicionamento. O primeiro sistema de sinalização com bandeiras de LED da América Latina proporciona uma experiência ímpar em corridas noturnas.
O Speed Park vem se consolidando a cada ano como palco dos principais campeonatos de kart no país. Nesse segundo semestre de 2024, em parceria com o Speed Motor Clube, o Kartódromo será sede do Circuito Paulista de Kart e do Campeonato Brasileiro de Kart, o principal campeonato da categoria de 4 tempos do país.
Autor: Assessoria de Imprensa