A NTT INDYCAR SERIES inaugurou uma nova era de sustentabilidade no teste aberto de 2 a 3 de fevereiro no The Thermal Club com a chegada ansiosamente esperada do Shell 100% Renewable Race Fuel, tecnologia avançada que alimentará os motores de corrida da série começando com o temporada 2023.
Com a estreia do novo combustível desenvolvido pela Shell, a NTT INDYCAR SERIES torna-se a primeira série de automobilismo baseada nos Estados Unidos a alimentar corridas com combustível 100% renovável que permite pelo menos 60% de redução das emissões de gases de efeito estufa em comparação com a gasolina de origem fóssil.
O etanol de segunda geração, derivado da porção residual da cana-de-açúcar, é originário do Brasil. O produto faz parte de uma joint venture entre a Shell e a Cosan, com a Raízen, segunda maior distribuidora de combustíveis do Brasil, desempenhando um papel fundamental como a maior fabricante de etanol de cana-de-açúcar do país e a maior exportadora individual de açúcar do mundo.
“O Combustível de Corrida 100% Renovável da Shell que alimenta todos os veículos concorrentes na SÉRIE INDYCAR em 2023 contém uma mistura significativa de etanol de segunda geração combinado com outro componente renovável para criar a formulação 100% renovável que reduzirá as emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 60 por cento em comparação com a gasolina de origem fóssil”, disse Bassem Kheireddin, gerente de tecnologia de automobilismo da Shell. “Estamos muito orgulhosos de trazê-lo para a série e é um passo para descarbonizar o automobilismo.”
Um processo que levou pouco mais de um ano para ser desenvolvido veio como parte da recém-anunciada extensão de um acordo plurianual entre a Shell e a Penske Corporation. A Penske Entertainment, uma subsidiária da Penske Corporation, é proprietária da INDYCAR e do Indianapolis Motor Speedway.
Trabalhando em conjunto com os fornecedores de motores da INDYCAR, Chevrolet e Honda, o Shell 100% Renewable Race Fuel pode atender às demandas de um fim de semana de corrida sem nenhuma alteração no desempenho.
Para Kheireddin, observar 27 motoristas sendo movidos pelo novo combustível sustentável percorrerem o percurso de estrada de terreno natural de 3.067 milhas e 17 voltas nos arredores de Coachella Valley em Thermal, Califórnia, foi um momento de orgulho. Houve um total de 7.851,52 milhas (2.560 voltas) registradas durante os dois dias de testes.
“Foi muito importante ver este teste pela primeira vez em ação na pista”, disse ele. “A Shell usa o automobilismo como um campo de testes para ultrapassar os limites da tecnologia de combustíveis, e este combustível de corrida 100% renovável está agora em ação. Não estamos vendo nada diferente do ponto de vista das corridas, nem os fãs.
Embora o Shell 100% Renewable Race Fuel seja um enorme passo à frente em sustentabilidade e tecnologia, o plano da Shell é continuar avançando e estar um passo à frente de um mundo em constante mudança.
“Inovar está no DNA da Shell, e acreditamos que a pista é um campo de testes para altas velocidades, altas temperaturas e condições extremas”, disse Kheireddin. “E então pegamos esses aprendizados para transferi-los para nossos produtos de estrada. Agora, no que diz respeito ao futuro desse combustível em particular, isso dependerá do que a INDYCAR SERIES planeja para o futuro. Continuaremos a inovar e trabalhar lado a lado com os fabricantes de motores em todas as iniciativas de sustentabilidade que surgirem no caminho.
“Nós da Shell estamos muito animados para ver como essa jornada se desenrolou, levando a inovação de combustível do laboratório ao teste de dinamômetro para a pista.”
A temporada de 2023 começa de 3 a 5 de março com o Grande Prêmio Firestone de São Petersburgo apresentado pela RP Funding nas ruas de São Petersburgo, Flórida. A cobertura ao vivo da corrida estará disponível ao meio-dia ET de domingo, 5 de março, na NBC, Peacock, Telemundo Deportes no Universo e na INDYCAR Radio Network.
Por Joey Barnes | Publicado: 27 de fevereiro de 2023