Durante anos, o Canadian-American Challenge (Can-Am) foi o campo de caça exclusivo do V8 de bloco grande da General Motors. Tudo isso mudou em 1972, quando a Porsche voltou suas atenções para o lucrativo campeonato de carros esportivos. Vagamente baseado no 917 vencedor de Le Mans da empresa, eles escalaram um carro de corrida Can-Am que eclipsou todos os outros concorrentes.
O truque na manga do Porsche era um motor flat 12 biturbo. Com mais de 1000 bhp, o “Turbo Panzer” fez o muscle americano parecer dócil. Os ex-top corredores McLaren e Lola desistiram no final do ano, mas o americano Don Nichols decidiu aceitar o desafio. Sua equipe Shadow seria a única desafiante da Team Penske e seus Porsches em 1973.
Durante as três temporadas anteriores, os Shadows construídos nos Estados Unidos só fizeram manchetes por causa de seus designs incomuns. Nichols decidiu começar do zero mudando toda a sua operação para a Inglaterra, onde ficaria muito mais perto dos fornecedores especializados.
Para substituir seu designer americano Peter Bryant, ele contratou o inglês Tony Southgate. Com sua vasta experiência em projetar carros esportivos e monopostos, ele era o candidato ideal; Nichols queria se ramificar para as corridas de Fórmula 1 também. Embora agora baseado na Europa, Shadow ainda ostentava orgulhosamente a bandeira americana. Para ter uma chance de lutar contra os Porsches dominantes, Shadow estava no processo de desenvolver um motor turboalimentado próprio. Baseado no enorme V8 de bloco grande, ele já havia sido testado no desafiante da equipe em 1972. Embora não tivesse se mostrado muito confiável, a equipe estava confiante de que conseguiria resolver a tempo para a nova temporada.
Então Southgate escreveu o novo Can-Am em torno do motor mais volumoso e potente. O resultado foi um monocoque de alumínio muito resistente e relativamente pesado. A suspensão era muito convencional, assim como os freios a disco montados externamente. O chassi rolante era coberto por uma carroceria baixa e larga com um “nariz de pá”. De muitas maneiras, o design foi um desenvolvimento do tema visto pela primeira vez no Lola T310, que correu no final de 1972.
Construir um carro novo de Fórmula 1 e Can-Am provou ser um pouco demais para a pequena equipe. Eles conseguiram sair para a primeira corrida, mas o novo “DN2” estava longe de estar pronto. Mais importante, o V8 biturbo não estava em lugar nenhum. O piloto Jackie Oliver teve que se contentar com o conhecido bloco grande naturalmente aspirado de 8,1 litros. Com 735 bhp disponíveis, não era páreo para os Porsches em ritmo e a baixa confiabilidade do novo carro também não ajudou.
Durante a qualificação na abertura da temporada em Mosport, Oliver foi mais de sete segundos mais lento que o poleman Mark Donohue no Penske Porsche. Ele subiu para o quarto e mais rápido não Porsche na próxima corrida, mas novamente foi forçado a se aposentar devido a uma falha mecânica. Além dos problemas técnicos, Oliver também teve grandes problemas com o manuseio (subviragem acentuada) do DN2.
Motor | |
Configuração | Chevrolet 90º V8 |
Localização | No meio, montado longitudinalmente |
Construção | bloco e Cabeçote de alumínio |
Deslocamento | 8.095 cc / 494 pol. cúbicos |
Furo / Curso | 112,8 mm (4,4 pol.) / 101,6 mm (4 pol.) |
Trem de válvula | 2 válvulas / cilindro, OHV |
Alimentação de combustível | Lucas Injeção de Combustível |
Alimentação | Turbo duplo |
Poder | 1.200 cv/895 kW |
Torque | 1.330 Nm / 981 ft lbs a 5.000 rpm |
BHP/Litro | 148 cv/litro |
Transmissão | |
Corpo | fibra de vidro |
Chassis | monocoque de alumínio |
Suspensão dianteira | braços duplos, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora |
Suspensão traseira | braços oscilantes inferiores, braços superiores, braços de raio, molas helicoidais sobre amortecedores |
Direção | cremalheira e pinhão |
Freios | discos, tudo em volta |
Câmbio | Tentei manual de 4 velocidades |
Tração | Tração traseira |
Dimensões | |
Peso | 750 quilos / 1.654 libras |
Comprimento / Largura / Altura | N/A / 2.095 mm (82,5 pol.) / N/A |
Distância entre eixos / Trilha (fr/r) | 2.616 mm (103 pol.) / 1.575 mm (62 pol.) / 1.549 mm (61 pol.) |
Números de desempenho | |
Potência | 1,6 cv/kg |