Não é segredo que o enorme conglomerado automobilístico conhecido como Stellantis tem lutado ultimamente. Um político dos EUA, no entanto, parece acreditar que tem a solução para os problemas da corporação sediada na Europa. O senador eleito dos EUA Bernie Moreno acredita que a Stellantis deveria abrir mão de seu controle sobre Ram, Jeep, Dodge e Chrysler, de acordo com uma entrevista de dezembro com a Bloomberg .
Segundo Emmet Branco, da revista Rod & Track, o novo senador não é estranho à indústria automotiva; em sua vida passada, ele foi um revendedor de automóveis em Ohio. Moreno disse na entrevista que a fusão da Fiat Chrysler Automobiles e Stellantis em 2021 foi um mau negócio para as marcas historicamente americanas. Agora, essas marcas devem ser liberadas, ele disse.
Bill Clark // Getty ImagesBernie Moreno.
“Eles têm sido péssimos administradores das marcas”, disse Moreno à Bloomberg enquanto estava ao volante de seu Jeep Grand Wagoneer. “Espero que John Elkann faça a coisa certa e separe a Chrysler Corporation e a coloque de volta em propriedade americana.”
Elkann — que está atuando como presidente da Stellantis e atual executivo da empresa após a saída do ex-CEO Carlos Tavares — enfrenta pressão de políticos dos EUA e da Europa, já que a Stellantis expandiu suas asas de fabricação para longe e amplamente. Enquanto Moreno implora a Elkann para devolver as marcas dos EUA à propriedade doméstica, Elkann recentemente fez uma espécie de turnê de desculpas, primeiro se encontrando com o presidente francês Emmanuel Macron antes de ir para a Itália para afirmar o futuro da Alfa Romeo, Fiat e Lancia.
PACO SERINELLI // Getty ImagesJohn Elkann, à esquerda, na foto com o então presidente da Fiat, Luca Cordero di Montezemolo, ao centro, e Sergio Marchionne, à direita, em 2004.
Os comentários de Moreno sobre a unificação dos negócios domésticos não são surpreendentes, dado seu alinhamento com o presidente eleito Donald Trump. Moreno historicamente apoiou Trump em questões relacionadas ao setor automotivo, incluindo os planos mais recentes deste último para eliminar créditos fiscais de EV focados no consumidor e reverter os padrões de economia de combustível. Essas posições políticas combinadas com o declínio das oportunidades de fábrica em Ohio são provavelmente parte da aversão de Moreno por Tavares.
“Esse cara demitiu todos os americanos. Ele está explorando essa empresa até a morte”, disse Moreno sobre Tavares à Bloomberg . “Eu sei o que eles planejam fazer eventualmente, e isso nunca vai acontecer enquanto eu for senador dos EUA e Trump estiver na Casa Branca.”
A Stellantis rebateu sua declaração enfatizando seu orgulho em empregar milhares de pessoas em todo o Centro-Oeste, de Michigan a Ohio e Indiana.
Stellantis
“Com quase 100 anos de história nos EUA, as marcas icônicas Chrysler, Dodge, Jeep e Ram estão no centro da estratégia da Stellantis”, disse a empresa em uma declaração por e-mail à Bloomberg . “Juntamente com nossos parceiros e stakeholders, continuaremos construindo a Stellantis como a empresa automotiva do futuro.”
Moreno não é a única figura pedindo para trazer Dodge, Jeep, Ram e Chrysler para casa. No início deste verão, Frank B. Rhodes Jr., bisneto do fundador da empresa Walter P. Chrysler, circulou uma petição pedindo que a Stellantis vendesse suas quatro marcas americanas, citando uma despriorização das placas de identificação clássicas sob a liderança europeia. Reivindicações semelhantes do Conselho Nacional de Revendedores Stellantis dos EUA foram feitas contra Tavares . De qualquer forma, parece que a Stellantis terá um novo ano emocionante pela frente.