Rowland e Nissan disparam para vitória no E-Prix da Cidade do México sobre dupla da Porsche

por Racer
Foto: Alastair Staley

Oliver Rowland aproveitou ao máximo o reinício tardio da corrida para vencer o E-Prix do México sobre Antonio Felix da Costa.

Um safety car aglomerou o campo — trazido para o acidentado David Beckmann na curva 12 na volta 29 após ele fazer contato com Lucas di Grassi. Rowland da Nissan estava então atrás do quarto colocado Jake Dennis, apesar de estar mais de 2s atrás antes da corrida ser neutralizada.

Com uma vantagem útil no Modo Ataque na relargada subsequente, ele conseguiu passar por Dennis na Curva 1, Pascal Wehrlein uma curva depois e então da Costa na Curva 12 após duelar com o piloto da TAG Heuer Porsche ao longo da seção do estádio.

Todo esse trabalho em uma única volta se mostrou vital, já que outro safety car foi acionado, dessa vez para Mitch Evans.

Segundo Dominik Wilde, da revista Racer, Evans reiniciou após a bandeira amarela de Beckmann em oitavo, faltando quatro minutos para o fim do Modo Ataque, o que o deixou em uma posição privilegiada para mais uma vez fazer grandes manobras nas etapas finais da corrida, como fez em São Paulo, mas ele atingiu Mueller quando o grid se uniu nas curvas 10 e 11, quebrando sua direção de forma semelhante à de Beckmann.

Com um pouco da tração nas quatro rodas e potência extra de Rowland restantes, ele pisou fundo antes da curva final, quando a corrida foi retomada na volta 33, e conseguiu abrir uma vantagem de um carro na primeira curva.

Da Costa manteve Rowland na retaguarda nas últimas quatro voltas, chegando bem perto dele na segunda metade da última volta, mas não conseguiu passar o britânico, que não apenas venceu, mas também conquistou seu primeiro pódio em seis largadas na Cidade do México.

Wehrlein, que liderou as primeiras 15 voltas partindo da pole enquanto os dois Porsches corriam em formação na frente, chegou em terceiro, à frente de Dennis, que assumiu a liderança na volta 16 graças a um uso precoce do Modo Ataque, mas não conseguiu segurar da Costa, que passou facilmente três voltas depois, consolidando a liderança após uma batalha acirrada depois que Dennis voltou brevemente à frente quando o piloto português entrou na zona de ativação do Modo Ataque na volta 22.

O quinto lugar ficou com Jean-Eric Vergne, com o francês caindo da terceira posição no grid enquanto os carros com motor Stellantis lutavam para igualar os Porsches em condições de corrida.

O companheiro de equipe da DS Penske, Maximilian Guenther, seguiu-o para casa em sexto, à frente de Nyck de Vries e Nico Mueller, que partiram da 13ª posição no grid para dar à equipe Andretti, movida a Porsche, uma pontuação dupla depois de não pontuar na abertura da temporada em São Paulo, em dezembro.

Taylor Barnard, da NEOM McLaren, completou o top 10, apesar de ter começado em 19º no grid. Ele abriu caminho pelo grid e, como no Brasil, conseguiu aproveitar ao máximo o Modo de Ataque e as vantagens de energia nos últimos estágios pontuados para avançar para os pontos. Ele manteve a posição final de pontos, apesar de ter recebido uma penalidade de 5s por ganhar uma vantagem duradoura na Curva 16.

Apesar dos dois períodos de safety car, não houve voltas adicionadas às 36 voltas da corrida, um período total de safety car de mais de 3m10s necessário para estender a distância da corrida.

Isso provou ser custoso para Edoardo Mortara e Sebastien Buemi, que deixaram seus usos finais do Modo de Ataque tarde e, subsequentemente, não conseguiram usá-los totalmente. Isso significou que ambos receberam penalidades de tempo de 10s, o que os deixou em 13º e 17º, respectivamente. Di Grassi não teve tempo de ativar seu segundo Modo de Ataque, tendo uma penalidade de drive through convertida em uma penalidade de 27s em seu tempo geral de corrida, caindo para 16º na ordem final.

O segundo segundo lugar consecutivo de Da Costa significa que ele deixa a Cidade do México com a liderança do campeonato, 12 pontos à frente do vencedor da corrida Rowland, enquanto Evans permanece em terceiro, empatado em pontos com Rowland. As duas pole positions e o terceiro lugar de Wehrlein neste fim de semana o colocam em quarto, com Barnard em quinto, logo após dois pontos nas duas corridas até agora.

Depois de uma ausência de pontuação em São Paulo, o quarto lugar de Dennis o coloca na sexta posição na classificação, cinco atrás de Barnard e igual a Sam Bird na segunda McLaren, que não conseguiu pontuar dessa vez.

A TAG Heuer Porsche ultrapassa a NEOM McLaren no campeonato de equipes, com o dobro de pontos da equipe britânica, com os atuais campeões de equipes Jaguar TCS Racing em terceiro.

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