Rolex 24, hora 23: um duelo Penske Porsche até o fim

por IMSA
Foto: Michael Levitt

A Porsche Penske Motorsport lidera a 63ª Rolex 24 At Daytona com uma hora para o fim. Qual Porsche 963 de fábrica, se houver, vencerá?

Como nos conta RJ O’Connell , da revista Racer, tomando combustível apenas em seus últimos pit stops, o Porsche nº 6 de Matt Campbell agora lidera o carro nº 24 da BMW M Team RLL de Dries Vanthoor. O Porsche nº 7 de Felipe Nasr está em terceiro depois de pegar pneus e combustível em sua última parada.

Uma volta após a bandeira verde ser acionada no topo da última hora, o jovem Vanthoor fez uma ótima corrida pelas curvas 3 e 4 do Speedway, entrou no vácuo de Nasr e avançou na linha de largada e chegada. Mas ele teve que pegar seu BMW M Hybrid V8 após uma oscilação enorme na curva 2. Isso permitiu que Nasr recuasse, agarrasse a linha interna no Kink e então retomasse a liderança no Porsche nº 7!

Kevin Estre então fez o movimento para colocar o No. 6 Penske Porsche em segundo com uma manobra corajosa saindo da Curva 6 para a inclinação — ou assim parecia. Estre teve que se corrigir depois de cortar muito do interior da Le Mans Chicane, mas depois de deixar Vanthoor na frente, ele rapidamente levou o No. 6 Porsche de volta à frente para restaurar um Porsche 1-2.

Os líderes têm mais uma rodada de pit stops nesta hora final, independentemente de receberem ou não outra bandeira amarela em todo o percurso.

E tudo isso apenas no GTP — a LMP2 teve outra grande mudança na batalha pela liderança.

Um problema mecânico repentino surgiu para Spike, o LMP2 Dragon — com uma enxurrada de mecânicos da AO Racing retirando a tampa do motor do ORECA 07 nº 99 para resolver um suposto problema elétrico — no momento em que Christian Rasmussen se preparava para levar a AO Racing até a bandeira quadriculada!

A dor de Spike significa que o No. 8 Tower Motorsports ORECA, que escapou de um destino perigoso em uma colisão de vários carros ontem à noite, agora está liderando a LMP2 — mas não por muito: Sebastien Bourdais tem Paul di Resta no carro No. 22 United Autosports respirando em seu pescoço após o pit stop com 73 minutos para o fim. E Mathias Beche não está muito atrás em terceiro para o PR1 Mathiasen Motorsports.

O GTD PRO teve os sete melhores carros da classe com uma diferença de até sete segundos. Mas agora é o BMW No. 1 da Paul Miller Racing que lidera com Kelvin van der Linde a bordo, logo à frente do Porsche 911 GT3 R No. 77 da AO Racing de Laurin Heinrich em segundo, o Pratt Miller Corvette No. 4 de Nico Varrone em terceiro, e o Multimatic Mustang No. 65 de Chris Mies em quarto, com menos de dois segundos cobrindo-os.

Danny Formal fez uma das jogadas da corrida, aproveitando uma disputa entre rivais do GTD para passar da sexta para a segunda posição na volta de relargada e colocar o Lamborghini nº 45 da Wayne Taylor Racing em posição de lutar pela vitória.

O otimismo de Ayhancan Guven levou o Porsche nº 120 da Wright Motorsports à liderança no GTD, e Lucas Auer voltou para o segundo lugar no Mercedes-AMG nº 57 da Winward Racing, à frente de Formal.

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