JACARTA, Indonésia. Sábado, 3 de junho de 2023 – Uma pilotagem fria e colecionada de Pascal Wehrlein garantiu uma vitória no calor escaldante da corrida um na rodada dupla do Gulavit Jakarta E-Prix, impulsionando sua equipe TAG Heuer Porsche Fórmula E de volta ao topo do campeonato de equipes.

Wehrlein levou para casa Jake Dennis (Avalanche Andretti Formula E Team), que reagiu fortemente após a corrida alegando que o piloto da Porsche fez uma manobra “ridícula” forçando Dennis a tomar medidas evasivas.
O piloto da Maserati MSG Racing, Maximilian Günther, manteve-se na liderança durante toda a corrida, terminando em terceiro. Ele largou na Julius Bär Pole Position, a primeira pole da Maserati no automobilismo de monopostos desde 1958.
Na primeira corrida da rodada dupla em Jacarta, Wehrlein largou em terceiro e trocou a liderança com o polesitter Maximilian Günther no terço inicial do E-Prix, tendo sido o primeiro a ser seguido pelo compatriota na volta 4.
A partir da volta 12 e da segunda ativação do Modo de Ataque, Wehrlein conseguiu administrar as coisas confortavelmente nas condições mais difíceis em uma tarde quente e úmida, onde as temperaturas chegaram a meados dos 30s Celsius.
Dennis largou em segundo e terminou em segundo, com pouco em sua Andretti Avalanche para superar o Porsche 99X Electric de fábrica da Wehrlein. Sua pressão pela frente foi comprometida por um empurrão no final da corrida de Günther, que pressionou o britânico pelo segundo, permitindo a Wehrlein algum espaço para respirar.
Por fim, Günther não conseguiu encontrar uma saída. Os companheiros de equipa da DS PENSKE, Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne, voltaram para casa em quarto e quinto, respetivamente, com o companheiro de equipa de Günther na Maserati MSG Racing, Edoardo Mortara, em sexto.
O líder da classificação, Nick Cassidy (Envision Racing), tentou ao máximo superar o maestro defensivo Vergne no meio da corrida. Ele teve uma escapada de sorte ao fazer um movimento de um longo caminho atrás em um Vergne invisível na volta 20, evitando por pouco danos nas duas curvas dianteiras de seu carro, terminando em sétimo.
O campeão da 6.ª temporada, António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche Formula E Team), terminou em oitavo, a cerca de 15 segundos de Cassidy. Robin Frijns dobrou a aposta em um desempenho impressionante na classificação ao garantir os primeiros pontos da ABT CUPRA Formula E Team na temporada com um nono lugar.
Jake Hughes completou o top 10 da NEOM McLaren Formula E Team, o que lhe rendeu o prêmio ABB Driver of Progress por ter conquistado o maior número de posições na corrida após largar em 20º no grid.
No entanto, foi mais uma saída frustrante para a Jaguar TCS Racing, já que seus carros voltaram a explodir, como fizeram em Hyderabad, com Sam Bird mandando Mitch Evans sair da oitava posição e pontos cruciais no final da corrida.
Duas vitórias e um segundo lugar nas três primeiras corridas da Temporada 9 colocaram Wehrlein no topo do campeonato de pilotos. No entanto, desde sua última vitória na rodada 3, Wehrlein não conseguiu subir ao pódio até hoje, enquanto Cassidy bateu forma e assumiu a liderança da classificação com sua vitória em Mônaco, a corrida antes de Jacarta.
A vitória de hoje significa que Wehrlein está apenas dois pontos atrás de Cassidy, que está com 128pts na classificação, enquanto a TAG Heuer Porsche ultrapassou a Envision Racing no topo da corrida de equipes com uma vantagem de nove pontos em 198pts.
Pascal Wehrlein, nº 94, TAG Heuer Porsche Formula E Team, disse:
“É incrível, obviamente. Uma corrida muito boa, a classificação foi muito melhor do que nas corridas anteriores. Muito obrigado à equipe, o carro estava incrível hoje, eu estava liderando quase toda a corrida. Não foi tão fácil em energia para mim, eu sabia que os caras atrás tinham um pouco mais, e também dirigir no slipstream ajuda. Mas acho que defendemos bem e felizes por estarmos de volta ao topo. A equipe definitivamente merece e agora estamos ansiosos para amanhã.
“Nas últimas duas corridas, não estávamos onde queríamos estar, não tínhamos marcado os pontos que queríamos e a classificação foi um problema para nós. Hoje com P3 nos classificamos na melhor posição até agora nesta temporada. Uma grande reviravolta para nós nas últimas semanas e, como eu disse, muito obrigado à equipe por todo o seu trabalho árduo. Ainda há um longo caminho a percorrer.”
Jake Dennis, nº 27, Avalanche Andretti Fórmula E, disse:
“Muito irritado para ser honesto. Você obviamente está tendo uma boa temporada se estiver irritado com o segundo, mas a largada me perdeu a corrida no final, tivemos muito giro de roda na poeira e caímos de volta para quarto. A manobra com Pascal foi ridícula, tive que bater tanta pressão para não bater nas costas dele. Não sei como ele se safou disso, para ser honesto, é ridículo. Os outros dois caras fizeram isso perfeitamente, eles deixaram apenas espaço para nós em um carro, que é a regra, e então Pascal simplesmente desviou completamente para o muro e eu tive que bater nas quebras na metade da reta. Ele já tinha se comprometido a levantar e nesse momento você tem que deixar espaço, e ele não. Não podemos protestar contra eles porque eles também têm um trem de força Porsche. Um pouco ridículo.
“[Amanhã precisamos] largar no lado limpo do grid. A classificação é super importante, eu realmente não esperava que a corrida fosse assim desde o início. Temos um carro de classificação muito rápido – não tão rápido quanto o de Max – mas, em última análise, se pudermos largar nas duas primeiras filas, obviamente podemos vencer a corrida amanhã. 18 pontos é enorme, vencemos alguns dos nossos principais rivais e vamos de novo amanhã.”
Maximilian Günther, No. 7, Maserati MSG Racing, disse:
“Estou feliz. Com certeza sempre queremos vencer, como piloto de corrida quando você começa na pole você quer vencer. Estávamos liderando por algumas voltas, mas simplesmente não tínhamos o suficiente para bater os dois caras da Porsche. Desde o início eles fizeram um trabalho fantástico, parabéns para Jake e Pascal. Tive alguns pequenos problemas, o carro não estava tão perfeito como foi no resto do fim de semana, mas ainda assim um bom carro de corrida debaixo de mim e feliz com o que conseguimos hoje e neste fim de semana, fantástico para estar no pódio novamente. Foi o máximo hoje e tentamos continuar melhorando.”
Fonte: ABB Formula E