Por Bengt Halvorson

As células de bateria cilíndricas de próxima geração para o SUV Rivian R2 virão da LG Energy Solution e de sua fábrica no Arizona, confirmou a fornecedora de baterias e fabricante de veículos elétricos dos EUA na quinta-feira.
O acordo, diz a LG, terá duração de cinco anos e totalizará 67 gigawatts-hora em capacidade total de energia e modelos R2 de energia para o mercado norte-americano. Embora a LG não tenha notado uma data de início para o fornecimento, o R2 deve começar a ser vendido em 2026.
As células ligadas ao Rivian R2, com 46 mm de diâmetro e 95 mm de comprimento, espelham o tamanho com o qual a BMW também se comprometeu. Elas são dimensionalmente diferentes em relação ao formato de célula 4680 da Tesla (46 mm x 80 mm), que supostamente carrega consigo alguns desafios adicionais de produção, o formato 2170 (21 mm x 70 mm) usado na linha Rivian R1 e no Tesla Model Y e Model 3, entre outros, ou o formato original 18650 da Tesla (18 mm x 65 mm).
A LG observou que o novo tamanho permite maior densidade de energia , melhor eficiência de espaço e segurança aprimorada.
Células de bateria cilíndricas BMW
A Rivian confirmou ao Green Car Reports que o acordo é específico para células de alto teor de níquel , que geralmente se referem às químicas de íons de lítio NCA ou NCM e não às células de fosfato de ferro-lítio (LFP) que estão se tornando mais populares em modelos elétricos básicos com baixo custo, como versões do Ford Mustang Mach-E e no próximo Chevy Bolt EV de última geração .
O Rivian R2 de US$ 45.000 será o primeiro verdadeiro EV de mercado de massa da fabricante de veículos elétricos dos EUA, e pode ser o modelo que tornará a empresa iniciante financeiramente sustentável. Ele está inicialmente definido para ser construído em Normal, Illinois, junto com os modelos de picape R1T, SUV R1S e EDV (van).
Quando a produção estiver em andamento, parte da produção do R2 poderá ser transferida para uma futura fábrica na Geórgia , que começaria a fabricar veículos em 2027, eventualmente incluindo a família compacta Rivian R3 , com seu equivalente R3X, estilo hot hatch e com toques de rali.
Rivian R3X
Células são o núcleo estrutural dos futuros veículos elétricos da Rivian
Como a Rivian confirmou no início deste ano com sua revelação, o R2, R3 e R3X serão todos construídos em torno da mesma arquitetura de última geração, focada em um pacote de bateria estrutural com essas células cilíndricas no formato 4695.
A Rivian confirmou à GCR que a LG não tem exclusividade explícita como fornecedora de células para a linha R2. Os 67 gigawatts-hora calculam cerca de 700.000 veículos divididos em cinco anos, assumindo quase 100 kwh por veículo. Portanto, não está claro a partir deste plano inicial se o R3 e o R3X podem ver algumas dessas células também, no interesse da flexibilidade, ou em que grau essas células LFP um pouco mais acessíveis podem entrar na mistura.
Rivian R2
A LG observou que “dentro do primeiro ano de produção” as baterias para o R2 serão fabricadas na fábrica independente no Arizona.
“Este pedido em larga escala da Rivian para 4695 baterias representa um marco importante para a LG Energy Solution na expansão de sua base de clientes no segmento de baterias cilíndricas”, disse David Kim, CEO da empresa de baterias, em seu comunicado sobre o acordo.
Rivian e LG notam impacto do IRA
Feito apenas dois dias após a eleição presidencial dos EUA, o anúncio da LG mencionou o impacto positivo da política de veículos elétricos do governo Biden e sua Lei de Redução da Inflação no impulso à manufatura no Arizona.
“Espera-se que o acordo de fornecimento com a Rivian fortaleça ainda mais a presença da LG Energy Solution no mercado dos EUA e seus planos de responder ativamente ao IRA desenvolvendo e fornecendo células de bateria competitivas em tempo hábil, ao mesmo tempo em que se expande para novos mercados”, afirmou o fornecedor de baterias.
Rivian R3X
O fabricante de veículos elétricos destacou ainda que o fornecimento nos EUA está “alinhado com o foco da Rivian na fabricação doméstica dos EUA e na conformidade com o IRA”.
A Rivian relatou algumas boas notícias adicionais na quinta-feira. Ela produziu 13.157 veículos e entregou 10.018 no terceiro trimestre de 2024. Embora a produção tenha sido retida por um componente para sua unidade de motor Enduro compartilhada entre seus modelos R1 e sua plataforma de van, ela confirmou que está no caminho certo para sua perspectiva de entrega de 2024 de 50.500 a 52.000 veículos.
Fonte: Green Car Reports