O que aprendemos em Madri

por Formula E News

Por Katy Fairman

Os testes são sempre uma parte importante do calendário de cada temporada. Não é apenas uma chance de correr com todos os 22 carros lado a lado e ter uma ideia aproximada de como seus concorrentes estão, mas também é importante garantir que esses carros possam correr com segurança e eficiência, especialmente com a introdução de novas tecnologias. 

O carro de corrida GEN3 Evo é totalmente novo para a Temporada 11 e traz consigo vários recursos novos e emocionantes. Com a introdução de tração nas quatro rodas em certos pontos durante os fins de semana de corrida, novos pneus Hankook iON com garra, motores re-homologados e um carro muito mais rápido com um kit de carroceria atualizado, há muitas lições a serem aprendidas. 

Após serem transferidos para o Circuito del Jarama, em Madri, com muito pouco aviso prévio, após as devastadoras inundações sofridas pela região de Valência, o teste de pré-temporada ainda proporcionou às equipes e pilotos uma ótima compreensão desses carros antes da primeira corrida da temporada em São Paulo, em 7 de dezembro de 2024 . 

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Os motoristas estão curtindo o GEN3 Evo 

O teste de pré-temporada da 11ª temporada marca uma nova era do campeonato, com a tão aguardada estreia do carro de corrida GEN3 Evo – um marco importante na tecnologia de corrida elétrica, que combina desempenho, sustentabilidade e eficiência.

Esta máquina inovadora, capaz de acelerar de 0 a 60 mph em apenas 1,82 segundos, não é apenas o monoposto da FIA com aceleração mais rápida, mas também supera os carros atuais de F1 em 30% na aceleração, refletindo o compromisso contínuo da Fórmula E com a inovação e a responsabilidade ambiental.

Embora os pilotos tenham testado esses carros em particular, na semana passada, em Madri, foi a primeira vez que todo o grid pôde entrar na pista lado a lado. 

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“Eu realmente gosto disso”, disse o bicampeão da Fórmula E Jean-Eric Vergne sobre sua nova máquina DS PENSKE. “É uma evolução muito boa que temos, especialmente com a tração nas quatro rodas. Há muito mais potência na saída da curva, o que dá a impressão de ter mais aderência. Está muito bom até agora, especialmente nesta pista. A largada de 0 a 100 mph também é rápida!”

Os pneus serão um grande assunto nesta temporada 

Houve muita conversa sobre pneus em Madri, já que a fornecedora de pneus da Fórmula E, Hankook, forneceu um novo composto para a Temporada 11. O pneu de corrida específico GEN3 Evo iON, que foi desenvolvido em estreita colaboração com a FIA especificamente para esta geração de carros, promete oferecer “desempenho aprimorado em todas as condições climáticas”. 

“O mais surpreendente é a diferença no pneu em comparação com o que estamos acostumados”, disse Dan Ticktum, da Kiro Race Co, sobre o teste de quatro dias. “O pneu que tínhamos na temporada passada, você podia fazer praticamente qualquer coisa com ele, e não importava a quilometragem ou os ciclos de calor, ele faria praticamente o mesmo tempo de volta. Considerando que o pneu que temos aqui é uma pista bastante abrasiva, mas é um pneu de corrida mais convencional.”

Será uma parte extremamente importante do carro para entender na 11ª temporada, com a Hankook alegando que a aderência do pneu melhorou de 5 a 10% em comparação aos modelos anteriores, o que sem dúvida levará a tempos de volta mais rápidos ao longo da temporada.

Evans é o mais rápido, mas ainda há dúvidas na Jaguar

É justo dizer que a Jaguar TCS Racing teve uma semana bem mista em Madri. Claro, Mitch Evans foi o mais rápido de todos durante o último dia de testes, mas o companheiro de equipe Nick Cassidy parecia ter uma visão diferente de como as coisas estavam se desenrolando. 

A equipe foi forçada a perder a primeira sessão de teste de três horas da semana, ao lado da Nissan, após ser encontrada em violações processuais e de gastos excessivos menores no período de 2022/23. No entanto, eles se recuperaram para completar com 379 voltas no total no teste. 

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“Temos muito trabalho a fazer”, disse Nick Cassidy antes do Jaguar I-TYPE 7 Prototype chegar à pista. “Não acho que tenhamos feito o que queríamos, então serão dois meses grandes pela frente. Do nosso lado, há algumas chaves que foram jogadas nas obras, mas será interessante ver como isso vai acontecer.”

Apesar de reivindicar os troféus de Equipes e Fabricantes em Londres no final da Temporada 10, Evans e Cassidy perderam a chance do Campeonato Mundial de Pilotos. “No final das contas, parece que deveríamos ter o número um no carro”, Cassidy me diz, e é uma declaração que ele repetiu em vários compromissos com a mídia ao longo da semana. 

Está claro que ainda há alguma tensão, mas não há dúvidas de que a equipe tentará resolver quaisquer imperfeições quando a temporada começar no Brasil no mês que vem. 

Tempos de volta promissores da Kiro Race Co.

Uma das maiores histórias da pré-temporada foi quando a The Forest Road Company – uma empresa de investimentos sediada em Los Angeles – adquiriu 100% da ERT Formula E Team. Agora renomeada como Kiro Race Co, e apresentando uma pintura neon impossível de não notar, a equipe também está usando um trem de força Porsche de especificações antigas e isso certamente os tornou rápidos. 

Com a dupla temporária Dan Ticktum e David Beckmann como companheiros de equipe na semana passada, a equipe está parecendo muito forte, embora sempre se diga que os resultados dos testes de pré-temporada devem ser encarados com cautela, pois não são totalmente representativos. 

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Mesmo assim, Kiro terminou em segundo e quarto lugar no teste e espera que esse ritmo se reflita nos 10 locais onde correremos ao longo da temporada 11. 

A competição será mais acirrada do que nunca na 11ª temporada

Sei que dizemos isso todo ano, mas com equipes como a Kiro dando grandes passos à frente durante a pré-temporada e a Mahindra Racing obtendo sucesso inicial com um novo fornecedor de trem de força, o grid realmente está se fechando antes da nova temporada. 

Seis pilotos diferentes de seis equipes diferentes lideraram uma sessão em Madri, quatro deles com motores diferentes. 

Quem liderou cada sessão? 

  • Sessão de teste 1: Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche)
  • Sessão de teste 2: Jake Hughes (Maserati MSG Racing)
  • Sessão de teste 3: Maximilian Guenther (DS PENSKE)
  • Sessão de teste 4: David Beckmann (Kiro Race Co)
  • Sessão de teste 5: Nyck de Vries (Mahindra Racing)
  • Sessão de teste 6: Mitch Evans (Jaguar TCS Racing)
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São Paulo será uma visão fascinante desta nova geração da Fórmula E, com o brilhante circuito brasileiro pronto para sediar a abertura da temporada. É uma pista ótima para ultrapassagens, e a temporada passada viu uma das últimas voltas mais selvagens da história do nosso campeonato quando Sam Bird, da NEOM McLaren, saltou para o primeiro lugar nas últimas curvas enquanto uma intensa batalha pelo terceiro lugar se desenrolava atrás. 

Parece quase impossível prever quem será nosso campeão nesta época do ano que vem, então não perca nenhum momento.

Fonte: Formula-E News

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