Renault participa do Electric Days, evento global da Motorsport Network

por Renault

A Renault, pioneira em veículos elétricos no mundo, está participando da primeira edição do Brasil do Electric Days, evento global organizado pela Motorsport Network, que reúne empresas e especialistas para para fomentar o debate sobre veículos elétricos, logística verde e ESG no país.

Além de apresentar ao público o novo Megane E-Tech, que será lançado no Brasil em setembro, a Renault também expõe o Kwid E-Tech, que ampliou a gama 100% elétrica no mercado brasileiro. Com mais de 1.200 veículos elétricos vendidos em 2022, a Renault é a segunda marca em vendas de modelos 100% elétricos no país. Esse desempenho representa um crescimento de sete vezes em relação a 2021.

O diretor de Comunicação da Renault do Brasil e vice-presidente do Instituto Renault, Caique Ferreira, fez ontem uma palestra apresentando a estratégia de sustentabilidade de marca que estabelece um roadmap operacional, para contribuir na transformação da empresa ao acelerar a transição ecológica, fortalecer a segurança dos clientes no trânsito e dos colaboradores no local de trabalho, atuando também em favor da inclusão social.

No ano passado, a Renault do Brasil criou o Comitê Estratégico de Sustentabilidade, que tem representantes de todos os departamentos da companhia, em reuniões bimestrais. O comitê liderado pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, é dedicado à estratégia, implementação e monitoramento de ações que visam reduzir os impactos que contribuem para as mudanças climáticas assim como definir os investimentos voltados aos impactos na sociedade.

No pilar meio ambiente dentre as diversas ações realizadas, destacam-se as iniciativas de eficiência energética no Complexo Industrial Ayrton Senna, que geraram a redução no consumo de 12% de energia elétrica por motor produzido, e 11% de energia elétrica por veículo comercial leve produzido em 2022, versus 2021.

No sexto ano consecutivo como aterro zero, mais de 47 mil toneladas de resíduos foram reinseridas no processo produtivo, e em 2022, o Armazém de Peças da marca, localizado em Quatro Barras, no Paraná, também foi homologado como aterro zero, demonstrando o compromisso da Renault do Brasil com a redução do impacto ambiental. Estes são alguns exemplos de iniciativas que levaram à Renault a conquistar o Selo Clima Paraná, reconhecimento emitido pelo Governo do Estado do Paraná para as empresas que adotam medidas para reduzir a sua pegada de carbono com o objetivo de combater as mudanças climáticas.

O prêmio ESG Renault, que estimula a implementação da gestão dos aspectos ESG em toda a rede de concessionárias Renault, registrou um aumento de participação de 57% em sua segunda edição, com mais de 1.100 ações implementadas em todo o Brasil, ampliando o alcance dos impactos positivos gerados pela marca.

Sobre o Kwid E-Tech 100% elétrico

Com o Kwid E-Tech, a Renault ampliou a gama de veículos 100% elétricos à venda no Brasil tendo a maior rede de concessionárias de carros elétricos do país, além de toda a expertise da marca, que é pioneira em mobilidade elétrica no mundo.

Um dos destaques do Kwid E-Tech 100% elétrico é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade 26,8 kWh e que pode ser carregado até em uma tomada doméstica de 110 ou 220 volts.

Com uma motorização elétrica, totalmente desenvolvida de acordo com o gosto do consumidor brasileiro, o Kwid E-Tech é ágil no trânsito urbano. Para uma aceleração de 0 aos 50 km/h, são necessários apenas 4,1 segundos.

A autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. Valor mais do que suficiente para a jornada diária média nas grandes cidades.

O Kwid E-Tech também está disponível no Renault on Demand, inovadora solução de mobilidade da Mobilize Financial Services, que oferece diversos planos de assinatura de longa duração customizáveis. Todos os planos incluem os serviços de revisões preventivas, gestão de documentos e taxas relacionadas ao veículo como IPVA e licenciamento, além de seguro.

Sobre o Megane E-Tech 100% elétrico

Com uma plataforma concebida para ser 100% elétrica, a CMF-EV da Aliança, o Megane E-Tech é o primeiro representante de uma nova linguagem de design chamada de “sensual tech”. Com um projeto totalmente elétrico em seu DNA, o modelo se diferencia com uma personalidade ao mesmo tempo elegante e dinâmica. Do lado de dentro, o espaço interno recorde se alia a uma ergonomia totalmente repensada, em benefício do bem-estar dos ocupantes.

Com o novo motor que rende 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, além dos quatro níveis de frenagem regenerativa, o Megane E-Tech eleva o prazer da motorização elétrica ao patamar mais alto. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7 segundos. A autonomia é de 450 quilômetros e em um carregador DC rápido é possível carregar 100 quilômetros em apenas oito minutos.

O Megane E-Tech vai ainda mais longe em matéria de respeito ao meio ambiente. Todos os seus revestimentos têxteis são produzidos a partir de materiais 100% reciclados, o que pode equivaler a até 2,2 kg no total, conforme a versão. Vários componentes visíveis (parte inferior do cockpit) e não visíveis (estrutura do painel) são produzidos com plásticos reciclados, totalizando 27,2 kg. No fim do ciclo de vida, 95% do veículo poderá ser reciclado.

Sobre o Electric Days

O Electric Days, evento global organizado pela Motorsport Network, acontece nos dias 26 e 27 de junho, no Villa Blue Tree, em São Paulo (SP). Empresas e especialistas que estão na vanguarda da transição para um futuro de zero emissão estão reunidos para discutir a mobilidade elétrica e o ESG no Brasil.

Na parte de conteúdo, a agenda é composta por debates, palestras e apresentações de projetos destinados à redução das emissões de carbono, transição energética, sustentabilidade, infraestrutura para veículos eletrificados e ações socioambientais, com destaque para a economia circular. A feira vai expor dezenas de veículos, entre automóveis e vans, além de produtos e tecnologias voltados para o crescente mercado da eletromobilidade.

Sobre a Renault do Brasil

Produzindo no Brasil há 25 anos, a Renault do Brasil conta com 6 mil colaboradores e quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA).

Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Duster, Captur, Oroch, e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech e Zoe E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes.

Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos.

A Renault desenvolve, ainda, soluções de geração de energia limpa, com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam por lá. O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 865 mil pessoas ao longo dos seus 12 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.

Fonte: Renault Group

You may also like