Renault Filante pretende ser um laboratório de eficiência de veículos elétricos sobre rodas

por Green Car Reports

A Renault revelou na quinta-feira um carro-conceito projetado não apenas para ficar bonito nos estandes de exposição de automóveis, mas para testar novas maneiras de melhorar a eficiência dos veículos elétricos.

Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, o Renault Filante Record 2025 é um EV monoposto que será usado em tentativas de recorde de eficiência e alcance ainda este ano, disse a Renault em um comunicado à imprensa. Primeiro, ele será exibido no show de carros clássicos Retromobile em Paris, que acontece de 5 a 9 de fevereiro, ao lado de carros que o inspiraram.

A Renault tem uma longa história de protótipos recordistas. O Filante Record 2025 leva o nome de três deles: o Ètoile Filante (francês para “estrela cadente”) que estabeleceu recordes de velocidade em Bonneville Salt Flats, em Utah, na década de 1950, e o 40 CV des Records e o Nervasport des Records que estabeleceram vários recordes de velocidade e resistência nas décadas de 1920 e 1930, respectivamente.

Renault Filante Record 2025
Renault Filante Record 2025

A carroceria de roda aberta, os faróis redondos e as proporções da cabine para trás são homenagens retrô àqueles carros recordes históricos, particularmente o 40 CV des Records. Isso é tematicamente consistente com a atual estratégia de carros de rua da Renault que, como demonstrado com o hatchback Renault 5 E-Tech , não foge do estilo retrô .

O design ainda é comprovado em túnel de vento, afirma a Renault. O formato alongado ajuda a controlar melhor o fluxo de ar ao redor da carroceria, e as rodas e componentes da suspensão têm carenagens completas como as de um aerodinâmico recordista de velocidade em terra. O motorista senta-se em uma posição reclinada semelhante à de um carro de corrida de Fórmula 1 , com o volante preso à cobertura do cockpit para facilitar a entrada e saída.

Os painéis da carroceria são mantidos juntos com parafusos visíveis, uma escolha inspirada na construção de aeronaves que ajuda a economizar peso, de acordo com a Renault. Os painéis em si são de fibra de carbono, enquanto o chassi é composto de uma combinação de alumínio, fibra de carbono e aço. A otimização da topologia — o uso de modelos de software para determinar a quantidade mínima de material necessária em uma determinada área — ajudou a reduzir ainda mais o peso para o que a Renault afirma ser menos de 2.204 libras .

Renault Filante Record 2025
Renault Filante Record 2025

O conjunto de baterias responde por 1.322 libras desse total. Ele tem a mesma capacidade de 87 kWh que o conjunto no crossover Renault Scénic E-Tech , mas com a tecnologia cell-to-pack, a montadora alega que reduz o peso e permite um conjunto mais flexível (o conjunto é colocado na frente do chassi, sob os pés do motorista). Da mesma forma, os sistemas steer-by-wire e brake-by-wire ajudaram os designers a aproveitar ao máximo o espaço limitado no cockpit do Filante Record 2025.

A Renault não forneceu muitos detalhes sobre o trem de força, mas disse que o Filante Record 2025 rodará com pneus Michelin especialmente projetados com um design fino para ajudar a reduzir o arrasto aerodinâmico e a resistência ao rolamento.

Como um protótipo único projetado para escapar da espiral de peso e eficiência dos EVs atuais que buscam recordes, o Filante Record 2025 é semelhante em intenção ao conceito Mercedes-Benz Vision EQXX , que em 2022 conseguiu 746 milhas com uma única carga em uma viagem de Stuttgart, Alemanha, para a pista de corrida de Silverstone no Reino Unido — com carga suficiente para algumas voltas da vitória. Mas onde o EQXX pelo menos vagamente se assemelhava a um carro de rua, com quatro portas e um interior convencional, o Filante Record 2025 parece feito sob medida para pistas de corrida .

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