A Renault conquistou dois prêmios no Carro do Ano 2025 , a premiação mais tradicional da indústria automotiva brasileira, realizada pela Autoesporte, da Editora Globo S/A. O Renault Kardian foi o campeão na categoria principal da premiação sendo eleito o Carro do Ano 2025 e o motor turbo TCe 1.0 flex, fabricado pela Horse e que equipa o SUV compacto, foi o vencedor da categoria Motor do Ano Combustão 2025.
A 58ª edição da premiação teve um júri com 26 nomes, composto pela equipe da Autoesporte, além de importantes veículos de comunicação do Brasil.
“É um orgulho imenso receber esses dois prêmios no Carro do Ano 2025, a mais tradicional premiação da indústria automobilística brasileira. O Kardian é a mudança que muda tudo. É um carro que traz design, com o DNA da Renault, um interior sofisticado, tecnologia, com o maior número de ADAS da categoria, e muito prazer ao dirigir com o motor turbo de 220Nm de torque”, explica Aldo Costa, diretor de Marketing da Renault do Brasil.
“O Kardian inaugurou uma nova fase da Renault no Brasil, está conquistando o mercado, a admiração dos nossos clientes. A dupla conquista do Carro do Ano é motivo de muito orgulho . Parabéns a todo o time Renault, Rede de Concessionários e Fornecedores por esta importante conquista”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Sobre o Kardian
Lançado em março, o Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida. O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que chegou para competir no segmento B-SUV, e inaugurou uma nova fase da Renault no mercado brasileiro.
O Kardian traz a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.
Além disso, o Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
Sobre o motor turbo TCe 1.0 flex
O motor turbo TCe 1.0 flex do Kardian entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, sendo 200 Nm (90% da força máxima) já disponível a 1.750 rpm.
Produzido no Paraná pela Horse, esse propulsor se beneficia do histórico de robustez e confiabilidade do motor turbo 1.3 flex que tem mais de 1,6 milhão de unidades produzidas. Apenas para o desenvolvimento flex do motor turbo 1.0 foram mais de 13 mil horas para a calibração, além de testes de emissões e durabilidade.
O eficiente propulsor do Kardian traz as mesmas tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 200 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.
A construção moderna e o novo motor turbo flex foram desenvolvidos para o perfil de uso do brasileiro, beneficiando ao máximo o prazer de dirigir com baixo nível de emissões e máxima eficiência.
O Kardian com o motor turbo TCe 1.0 flex é o mais econômico do segmento no consumo urbano: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, e, também, o que tem a melhor eficiência energética com 1,59 MJ/km.
Fonte: Renault