A Renault do Brasil participou do evento ANFAVEA: Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil, apresentando modelos de sua gama elétrica E-Tech 100% elétrica. O evento ocorreu, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF) e foi focado nas soluções de mobilidade elétrica para o Brasil. Voltado a diversos como os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de universidades e o setor privado, o evento discutiu a infraestrutura de carregamento, geração, transmissão e distribuição de energia limpa, desenvolvimento das longas cadeias industriais de fornecimento, transformação local de matérias-primas ligadas à eletrificação e parceria entre os setores público e privado.
“Para a Renault, é muito importante a participação neste evento de mobilidade elétrica. Temos uma visão clara do futuro e acreditamos que o mercado brasileiro tem espaço para veículos térmicos, híbridos e elétricos. Os clientes brasileiros precisam ter acesso à tecnologia dos veículos 100% elétricos, principalmente veículos comerciais com empresas que precisam fazer a redução de sua pegada de carbono, por meio da eletrificação da frota e, também clientes particulares que querem ter acesso a essa tecnologia.”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Durante o evento a Renault apresentou alguns modelos 100% elétricos de sua gama, como o Kwid E-Tech e os futuros lançamentos Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. O presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, também participou do painel “Visão dos CEOs sobre a eletrificação no Brasil em 2035, com a moderação de Marcio de Lima Leite, presidente da ANFAVEA.
A Renault comercializou mais de 1.200 veículos elétricos em 2022, sagrando-se como a segunda marca em vendas de modelos 100% elétricos no país. Esse desempenho representa um crescimento de sete vezes em relação a 2021.
Sobre o Kwid E-Tech 100% elétrico
Com o Kwid E-Tech, a Renault ampliou a gama de veículos 100% elétricos à venda no Brasil tendo a maior rede de concessionárias de carros elétricos do país, além de toda a expertise da marca, que é pioneira em mobilidade elétrica no mundo.
Um dos destaques do Kwid E-Tech 100% elétrico é a facilidade para recarregar a bateria, que possui capacidade 26,8 kWh e que pode ser carregado até em uma tomada doméstica de 110 ou 220 volts.
Com uma motorização elétrica, totalmente desenvolvida de acordo com o gosto do consumidor brasileiro, o Kwid E-Tech é ágil no trânsito urbano. Para uma aceleração de 0 aos 50 km/h, são necessários apenas 4,1 segundos.
A autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. Valor mais do que suficiente para a jornada diária média nas grandes cidades.
O Kwid E-Tech também está disponível no Renault on Demand, inovadora solução de mobilidade da Mobilize Financial Services, que oferece diversos planos de assinatura de longa duração customizáveis. Todos os planos incluem os serviços de revisões preventivas, gestão de documentos e taxas relacionadas ao veículo como IPVA e licenciamento, além de seguro.
Sobre o Megane E-Tech 100% elétrico
Com uma plataforma concebida para ser 100% elétrica, a CMF-EV da Aliança, o Megane E-Tech é o primeiro representante de uma nova linguagem de design chamada de “sensual tech”. Com um projeto totalmente elétrico em seu DNA, o modelo se diferencia com uma personalidade ao mesmo tempo elegante e dinâmica. Do lado de dentro, o espaço interno recorde se alia a uma ergonomia totalmente repensada, em benefício do bem-estar dos ocupantes.
Com o novo motor que rende 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, além dos quatro níveis de frenagem regenerativa, o Megane E-Tech eleva o prazer da motorização elétrica ao patamar mais alto. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7 segundos. A autonomia é de 450 quilômetros e em um carregador DC rápido é possível carregar 100 quilômetros em apenas oito minutos.
O Megane E-Tech vai ainda mais longe em matéria de respeito ao meio ambiente. Todos os seus revestimentos têxteis são produzidos a partir de materiais 100% reciclados, o que pode equivaler a até 2,2 kg no total, conforme a versão. Vários componentes visíveis (parte inferior do cockpit) e não visíveis (estrutura do painel) são produzidos com plásticos reciclados, totalizando 27,2 kg. No fim do ciclo de vida, 95% do veículo poderá ser reciclado. O Megane E-Tech é simplesmente o melhor Renault do ponto de vista ambiental.
Sobre a Kangoo E-Tech 100% elétrica
A Kangoo E-Tech 100% elétrica é a nova geração da Kangoo, o veículo de carga elétrico mais vendido do mercado brasileiro, que será lançado em breve no Brasil.
O modelo possui uma capacidade de carga de até 4,3m³ e 800 kg. Com um eficiente motor de 120 cv a nova Kangoo E-Tech oferece uma autonomia ideal para o uso diário e facilidade de recarga, além de conforto superior.
Sobre a Renault do Brasil
Produzindo no Brasil há 25 anos, a Renault do Brasil conta com 6 mil colaboradores e quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR): a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA).
Oferecendo uma gama completa veículos como o Kwid, Stepway, Logan, Duster, Captur, Oroch, e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech e Zoe E-Tech, a Renault inovou ao lançar a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolvemos, ainda, soluções de geração de energia limpa, com parceiros, como, por exemplo, o projeto de Fernando de Noronha onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam por lá.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 865 mil pessoas ao longo dos seus 12 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.
Fonte: Renault do Brasil