Por Curt Kavin
A NTT INDYCAR SERIES realizou suas 15ª e 16ª corridas da temporada no fim de semana, com Pato O’Ward, da Arrow McLaren, e Scott McLaughlin, da Team Penske, indo para a pista da vitória na Hy-Vee Milwaukee Mile 250s no Wisconsin State Fair Park.
O primeiro evento da série na Milwaukee Mile desde 2015 viu Alex Palou, da Chip Ganassi Racing, manter sua liderança de pontos em busca de um terceiro campeonato de temporada em quatro anos, mas não foi fácil ou sem drama. O carro de Palou parou de correr antes da bandeira verde para a Corrida 2, criando sérias implicações no campeonato. Em um ponto, Palou estatisticamente perdeu a liderança da série para Will Power, da Team Penske, que estava liderando a corrida.
Mas as coisas parecem sempre dar certo para o espanhol, e ele assumirá uma liderança de 33 pontos na final da temporada em 15 de setembro no Big Machine Music City Grand Prix apresentado por Gainbridge em Nashville Superspeedway porque Power mais tarde teve seus próprios problemas. Essa é uma das histórias interessantes de dois dias selvagens de corrida.
Nesta edição do Instant Recall, analisamos um dos fins de semana mais emocionantes da temporada.
· Aqui está uma estatística maluca, levantando a questão de por que já faz nove anos desde a última corrida da série neste local histórico: Ao longo das 500 voltas que compõem a rodada dupla, houve 1.430 ultrapassagens por posição. A corrida 1 teve 667. A corrida 2 teve 763.
· As últimas três corridas ovais da série, incluindo a Bommarito Automotive Group 500 no World Wide Technology Raceway, produziram 2.106 ultrapassagens na pista.
· O grande vencedor do fim de semana foi Palou, que conseguiu salvar muitos pontos na segunda metade da corrida de domingo. Ele terminou em 19º, mas perdeu apenas 10 pontos para Power, em parte porque a equipe Ganassi fez seu carro andar depois de começar 28 voltas atrás do ritmo e o infeliz giro de Power em uma reinicialização que o colocou uma volta atrás. Palou pode garantir o título em Nashville marcando 22 pontos. Sem pontos de bônus contabilizados, isso é terminar em nono ou melhor.
· Apesar do decepcionante 10º lugar na corrida de domingo, Power ainda ganhou 20 pontos sobre Palou no fim de semana. Ele percebe que ainda é uma chance remota de reivindicar seu terceiro título da série, mas pelo menos ele tem uma chance de fazê-lo em Nashville. Sua melhor chance é marcar o número máximo de pontos (54).
· McLaughlin limpou nas últimas quatro corridas ovais curtas. Com 500 voltas na rodada dupla do Iowa Speedway do mês passado e essas 500 voltas, McLaughlin liderou 423 voltas, marcou duas vitórias, terminou em terceiro e oitavo, e subiu para terceiro na classificação. Com números como esses, um bolo no rosto (cortesia de Colton Herta na foto acima) parece aceitável.
· Os dois quartos lugares de Santino Ferrucci em Milwaukee praticamente garantiram que ele seria o primeiro piloto da AJ Foyt Racing desde Airton Dare em 2002 a terminar no top 10 da classificação. Ferrucci, que está em 10º, só está atrás de Alexander Rossi, da Arrow McLaren, por 11 pontos, para o nono lugar.
· A vitória de O’Ward no sábado lhe deu três vitórias em uma temporada pela primeira vez em sua carreira. Duas vezes antes ele teve duas no mesmo ano. Agora ele tem sete no total.
· Rossi teve um dos seus melhores fins de semana da temporada, terminando em sétimo e sexto, respectivamente.
· Ao terminar em segundo na Corrida 2, Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, quebrou o recorde de Mario Andretti de mais finalizações entre os três primeiros em uma carreira. Dixon agora tem 142 dessas finalizações em 401 corridas. Isso se traduz em uma taxa de finalização de 35,4%. Isso é incrível.
· Conor Daly certamente fez um bom trabalho ao terminar em terceiro lugar na Corrida 1. Foi parte de um forte fim de semana na Juncos Hollinger Racing, com Romain Grosjean terminando em nono na Corrida 2. O pódio de Daly foi o primeiro da equipe.
· Outros pilotos que ganharam tempo de câmera significativo no fim de semana: o novato da Chip Ganassi Racing, Linus Lundqvist (19 voltas liderado na Corrida 1), Marcus Ericsson da Andretti Global (quinto na Corrida 2) e Herta, que terminou em terceiro na Corrida 2 e liderou 52 voltas nas duas corridas pela Andretti Global com a Curb-Agajanian.
Fonte: Indycar