Ram Revolution BEV Concept

Las Vegas (EUA) – A marca Ram apresentou um roteiro visionário hoje na CES 2023 com seu conceito de veículo elétrico a bateria (BEV) Ram 1500 Revolution, que fornece um vislumbre do futuro e demonstra como a marca líder de picapes do setor redefinirá mais uma vez o segmento. A inovadora Ram 1500 Revolution BEV Concept apresenta recursos inéditos que serão vistos nas picapes Ram daqui para frente e, em particular, na jornada de eletrificação da Ram.

A Ram se diferenciará oferecendo um portfólio de soluções totalmente eletrificadas para melhor atender às necessidades dos clientes, incluindo uma Ram 1500 BEV redefinindo o segmento em 2024. Toda a linha Ram oferecerá soluções eletrificadas com tecnologia de ponta disruptiva nos próximos anos. A Ram 1500 Revolution BEV Concept é o primeiro capítulo que estabelece como a Ram irá superar as futuras ofertas de EV dos concorrentes.

“A Ram 1500 Revolution BEV Concept é o nosso sinal mais claro até agora de que estamos no início de algo extraordinário na Ram e aponta diretamente para onde estamos indo em nossa jornada eletrificada”, disse Mike Koval Jr., CEO da marca Ram. “Na Ram, redefinimos o que as picapes podem ser e faremos isso novamente, superando o que os concorrentes estão oferecendo, oferecendo as melhores picapes elétricas do mercado”.

A Ram 1500 Revolution BEV Concept faz parte da contribuição significativa da Ram para o plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis para liderar a forma como o mundo se move, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras, limpas, seguras e acessíveis.

“A Ram Revolution representa várias coisas importantes para a marca Ram”, acrescentou Koval. “Claro, é a nossa nova Ram 1500 Revolution BEV Concept que serve como um roteiro para o nosso futuro eletrificado. No entanto, a Ram Revolution também é a nossa filosofia à medida que redefinimos o segmento de picapes, com uma batida constante de anúncios e iniciativas à medida que embarcamos em nossa jornada eletrificada”.

A Ram está comprometida com a inovação e a liderança em powertrains com uma linha que consiste em tudo e qualquer coisa que os compradores de picapes querem e precisam, atendendo às demandas do mundo real. Hoje, a Ram oferece as opções 4×4 mais eficientes do segmento em termos de combustível e a picape de produção em série mais rápida, veloz e potente do mundo.

A Ram mais uma vez redefinirá o segmento de picapes com seu revolucionário modelo de produção Ram 1500 BEV em 2024. Será líder em uma combinação de áreas com as quais os clientes mais se preocupam: autonomia, reboque, carga útil e tempo de carga. Mais novidades sobre a versão de produção estarão disponíveis nos próximos meses. 

Design pioneiro estabelece a visão para o futuro eletrificado da Ram

A Ram 1500 Revolution BEV Concept oferece uma visão impressionante da picape definitiva como parte do futuro da marca Ram. A equipe de design exterior da Ram se propôs a revolucionar o segmento de picapes, criando um conceito ultramoderno que exala força heroica, mantém seu propósito e é ambientalmente responsável.

A Ram 1500 Revolution BEV Concept apresenta um design exterior surpreendente – brutal, mas bonito. Um emblema “R-A-M” animado e modernizado adorna a nova dianteira da Ram, que apresenta faróis de LED em forma de diapasão totalmente animados. As portas foram reimaginadas em uma abertura no estilo “saloon” que apresenta um espaço cavernoso para os ocupantes, sem as colunas B. Iluminação brilhante de LED foi inteligentemente integrada nos repetidores de direção do para-choque dianteiro e os avanços na iluminação são destacados por LEDs animados nas lanternas traseiras e emblema. Com base na reputação da Ram como líder em picapes off-road e de desempenho na América do Norte, a Ram 1500 Revolution BEV Concept apresenta um design frontal integrado com novo peito de aço e novos ganchos de reboque pivotantes que podem ficar nivelados.

Os recursos inovadores são cuidadosamente integrados e incluem um inédito porta-malas dianteiro com abertura elétrica que adiciona capacidade e armazenamento. Outros recursos com acionamento elétrico são a tampa do bocal de carregamento das baterias, situada no para-lama dianteiro esquerdo, a tampa traseira, maçanetas de porta embutidas, estribos laterais e um estribo traseiro com difusor ativo.

O conceito apresenta espelhos retrovisores laterais revolucionários que são menores, mais leves e usam materiais impressos em 3D para uma aerodinâmica ideal e redução do arrasto. Os retrovisores usam uma câmera digital para capturar os arredores da picape, permitindo a redução no tamanho.

O bocal de abastecimento acende e pisca durante o carregamento. Um sinal sonoro indicará que ele está conectado e que o processo começou. O carregamento pode ser em corrente alternada (AC) de nível 1 e nível 2 na metade superior e carregamento rápido em corrente contínua (DC) na metade inferior do bocal.

Entre os toques de design típicos da Ram que aumentam a capacidade estão a tampa traseira elétrica multifuncional e uma RamBox maior. O estilo ousado de ampulheta da carroceria e as caixas de roda liberam espaço para os pneus de 35 polegadas com um novo design exclusivo. O conceito 1500 Revolution BEV apresenta capacidade de autonivelamento da suspensão e conta com rodas de aro 24 polegadas com miolos iluminados e que ficam parados.

Essas novas proporções são alcançadas graças à inovadora plataforma STLA Frame EV na qual a Ram 1500 Revolution BEV Concept é construída. Novos sistemas de segurança inteligentes e motores elétricos menores e mais potentes proporcionaram à equipe de design a capacidade de deslocar a cabine para a frente e aumentar o comprimento dela. O conceito 1500 Revolution BEV possui um habitáculo que é 10 cv mais longo do que a picape atual equivalente, para maior espaço e conforto, enquanto o comprimento da caçamba permanece o mesmo.

Novo interior com materiais sustentáveis e níveis nunca antes vistos de flexibilidade, conforto e inovação

Conhecida como um “ambiente de espaço único”, a Ram 1500 Revolution BEV Concept utiliza um espaço contínuo da frente para trás que permite várias configurações interiores diferentes. O tema ” ambiente de espaço único” é reforçado por um novo layout interno que oferece ainda mais flexibilidade com espaço para configurar uma área de trabalho ou para sua próxima aventura.

Um interior significativamente mais espaçoso, com maior comprimento de cabine são o resultado de uma nova arquitetura, enquanto o tamanho da bateria permite mais volume de carga. “Ram Track”, o sistema de fixação por trilhos da Ram, fornece flexibilidade de cabine para os assentos e console, bem como amarrações úteis ou outro potencial de armazenamento. O “Ram Track” também é incorporado ao porta-malas frontal, bem como na caçamba, permitindo uma verdadeira flexibilidade da frente para trás.

Há quase 50 anos, a Club Cab foi introduzida com uma segunda fileira de assentos. Meio século depois, a Ram continua a desenvolver esses recursos que moldam a indústria com o conceito 1500 BEV inaugurando um novo recurso: assentos rebatíveis na terceira fila. Entre a cabine e a caçamba, a divisória central elétrica inclui assentos rebatíveis montados com uma seção inferior removível para colocação na caçamba ou mesmo fora do veículo. A divisória central elétrica abre um vão (da caçamba ao porta-malas dianteiro) que pode acomodar objetos de até 5,49 m de comprimento com a tampa traseira fechada.

A flexibilidade dos assentos e do console foi um foco com a capacidade do console central de ser removido para dar ainda mais amplitude. Se desejado, o apoio de braço do console central se converte individualmente em uma superfície de trabalho. Somando as opções da divisória central e dos assentos removíveis, a 1500 Revolution BEV Concept oferece várias configurações flexíveis de assentos. De baixo peso, os bancos apresentam cintos de segurança integrados, alças de apoio e alto-falantes com a capacidade de rebater por inteiro, juntamente com modos de reclinação estendida, trabalho, conferência e implantação dos assentos extras. O volume interior amplamente maior beneficia os passageiros da segunda fileira e da terceira fila removível, que desfrutam de espaço semelhante ao de uma limusine.

O design do “diapasão” também está presente dentro da Ram 1500 Revolution BEV Concept, estendendo o comprimento do painel e dando continuidade a uma linha temática até a divisória central. Um display sensível ao toque composto por dois monitores oferece até 28” de área de tela, sendo a peça central de um interior repleto de tecnologia avançada. A tela inferior tem três posições diferentes, dependendo da tarefa em questão – vista mínima, vista alargada e visualização em tela inteira – e pode ser removida e utilizada em diferentes áreas da picape. A tela superior também pode deslizar no sistema de fixação por trilhos da Ram.

O espelho retrovisor combina tecnologia de ponta para melhorar a segurança e a conveniência. Significativamente menor do que os espelhos tradicionais sem comprometer a eficácia, o retrovisor é equipado com uma variedade de tecnologias sofisticadas, incluindo uma câmera de ré inteligente com visualizações de 360°, alto-falantes e receptores compatíveis com assistentes de voz como Alexa e Siri. Quando em marcha à ré, a câmera combina imagens de várias outras câmeras ao redor da picape, proporcionando ao motorista uma visão de 360° nas telas digitais internas. Isso permite que o motorista veja seus arredores com maior clareza, ajudando a evitar acidentes e melhorar a segurança especialmente ao manobrar com um reboque engatado. O espelho também inclui uma luz de ré suplementar que fornece visibilidade adicional, algo especialmente útil em condições de pouca luz. Além da câmera de ré, o espelho retrovisor também se comunica com câmeras biométricas que observam o ambiente da picape à medida que se aproxima de objetos.

Os espelhos retrovisores laterais digitais e o head-up display (HUD) de realidade aumentada (RA) realçam a tecnologia de ponta a bordo.

O volante retrátil de base reta oferece empunhaduras evoluídas com controles capacitivos, telas digitais e o emblema “RAM” iluminado. A tecnologia de deslizamento tátil permite que os ocupantes configurem os para-sois ou todo o teto eletrocromático com a capacidade de ajustar a opacidade. Todo de vidro, o teto com painéis eletrocromáticos e racks integrados apresenta iluminação ambiente operada por meio do console superior.

A sustentabilidade foi um foco fundamental durante o desenvolvimento da Ram 1500 Revolution BEV Concept, com materiais únicos e engenhosos vistos em todo o interior como resultado. Exemplos incluem o acabamento “Greyslate Nanostone”, que é resiliente e leve, e o couro “Apple”, um subproduto da indústria da maçã que é naturalmente livre de animais e crueldade. A Ram 1500 Revolution BEV Concept também apresenta um piso de textura única que é composto por borracha reciclada e partículas de cortiça que aumentam a durabilidade e a funcionalidade.

A equipe de design da Ram quis mostrar ideias que oferecessem a cada passageiro uma experiência individualizada e personalizada que os conectasse perfeitamente com suas vidas digitais, bem como com os outros passageiros. A inteligência artificial e a autonomia para permitir que os usuários trabalhem e se divirtam de qualquer lugar também foram pontos focais.

Redefinindo novamente a posse da picape com tecnologia de ponta, conectividade e conveniência

A Ram 1500 Revolution BEV Concept oferece um vislumbre da tecnologia de ponta, uma experiência do cliente totalmente conectada e recursos avançados de mobilidade que proporcionam confiança para pessoas que trabalham duro todos os dias, independentemente de sua área de trabalho.

A Ram 1500 Revolution BEV Concept oferece conectividade perfeita para transformar a experiência do motorista e dos passageiros. O conceito cria um hub conectado que traz o estilo de vida digital do consumidor para o veículo, usando tecnologia avançada para criar um espaço personalizado para cada ocupante.

Algumas características tecnológicas únicas da Ram 1500 Revolution BEV Concept incluem:

  • Assistente Pessoal do Veículo – Assistente virtual alimentada por Inteligência Artificial (IA) que melhora a interação no veículo e no exterior com os usuários. Um avatar da Ram 3D atua como o rosto do veículo, respondendo a vários comandos de voz dos usuários. Além disso, o controle de voz permite que a Ram 1500 Revolution BEV Concept siga os comandos do proprietário enquanto eles estão fora do veículo, como fechar as janelas, tocar música, tirar uma foto e “siga-me” com o Modo Sombra…
    • Modo Sombra – Permite que o veículo siga automaticamente o motorista andando à frente do veículo. Esse recurso ativado por voz pode ser útil em situações em que o motorista precisa se mover a uma curta distância e não quer voltar para a picape, como ao pegar ferramentas ou equipamentos em um local de trabalho. O veículo seguirá o motorista a uma distância segura, usando sensores e tecnologia de câmera para navegar em torno de obstáculos. Essa inovação aumenta a eficiência, tornando o trabalho mais fácil e conveniente;
  • My Day – Planejamento inteligente de viagens com base na programação e preferências dos usuários para fornecer sugestões no momento certo e no local certo;
  • Modo de cabine – Os modos de cabine são configurações de “um botão” que ajustam vários aspectos da experiência da cabine de uma só vez, com base no tipo de uso. Eles incluem opções como Modo de Produtividade, Modo Social, Modo de Festa, Modo de Relaxamento e modos criados pelo usuário. Os ajustes incluem iluminação interior, posição e orientação do assento, opacidade da janela e claraboia, suspensão do veículo, zonas de som e conteúdo da tela;
  • Head-up Display (HUD) Avançado com Realidade Aumentada (RA) – Este recurso combina head-up display (HUD) com realidade aumentada (RA) à tecnologia avançada de câmera e sensor para fornecer assistência aprimorada à condução. A visão transparente usa a tecnologia de câmera e sensor para criar uma experiência que permite ao motorista ver objetos fora de sua visão normal. O equipamento também pode exibir informações;
  • Aplicativo de armazenamento inteligente – um aplicativo móvel que ajuda os usuários a medir objetos para determinar se eles podem ser transportados no veículo. Para obter as dimensões de um objeto, os usuários podem digitalizar o código de barras do produto ou utilizar uma ferramenta com medição de câmera de realidade aumentada integrada. O aplicativo móvel mostrará aos usuários como o objeto pode ser mais bem posicionado em seu veículo, e os projetores de cabine internos e externos ajudarão exibindo guias no local de armazenamento de destino;
  • Tela inferior ajustável e removível – pode ser usada como um tablet, tela de passageiros, estação de trabalho na caçamba, controle de veículo ou controlador de videogame. Os dois monitores de 14,2” podem ser combinados para fornecer uma área de visualização maior;
  • Smart Home Control – o usuário pode controlar sua casa inteligente a partir da tela de infotainment, ajustando dispositivos como luzes, câmeras, termostatos e sistemas de som; 
  • Sistema avançado de câmeras e sensores – várias câmeras e sensores trabalham juntos para melhorar a experiência de condução e fornecer funções adicionais, como captura 3D, reconhecimento de identidade biométrica e captura de fotos e vídeos 360°;
  • Projetor exterior – vários projetores embutidos fornecem uma maneira eficiente de comunicar visualmente informações ao usuário. Os projetores também funcionam como uma sala de cinema móvel, permitindo que o proprietário tenha uma sessão de cinema a qualquer hora, em qualquer lugar;
  • Capacidades autônomas – No modo autônomo de nível 3+, o veículo retrai o volante para fornecer espaço adicional para o motorista. As luzes internas, o HUD RA, os bancos inteligentes e o volante trabalham em conjunto para proporcionar ao condutor uma consciência situacional de vanguarda.

A energia da bateria desbloqueia novos níveis de capacidade e desempenho

A Ram 1500 Revolution BEV Concept possui capacidade de tração nas quatro rodas e é alimentada por dois módulos elétricos de transmissão (EDMs), posicionados na frente e atrás do veículo, maximizando o espaço interior e permitindo o enorme porta-malas dianteiro. Projetado para acomodar EDMs de maior capacidade, o conceito Ram 1500 BEV oferece o potencial para futuras aplicações de alto desempenho.

A Ram 1500 Revolution BEV Concept pode adicionar até 160 km de autonomia em aproximadamente 10 minutos com carregamento rápido de corrente contínua (DC) de 800 V a até 350 kW.

Como parte do foco da marca Ram em fornecer aos consumidores uma crescente e vasta gama de tecnologia avançada de ponta, a Ram está apresentando um novo carregador robô indutivo – ou Ram Charger – na CES 2023, que tornará o carregamento doméstico o mais fácil possível. Ele detecta a presença do veículo e suas necessidades de carregamento, e se move automaticamente para a posição e se alinha sob o veículo. A capacidade de carregamento inteligente permitirá o carregamento fora do horário de pico, proporcionando mais conveniência e tranquilidade para nossos clientes.

A Ram 1500 Revolution BEV Concept possui esterçamento nas quatro rodas com até 15° de articulação e foi projetada para oferecer maior manobrabilidade do veículo enquanto estaciona em baixa velocidade e em trilhas off-road apertadas, além de aprimorar a resposta de direção do veículo em altas velocidades.

Baseado na nova plataforma STLA Frame da empresa, o conceito Ram 1500 Revolution BEV apresenta um design de carroceria sobre chassi que incorpora a bateria de forma eficiente.

A suspensão pneumática ajustável permite três modos diferentes: entrada/saída, aerodinâmica e off-road.

Fonte: Stellantis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *