Graham Rahal ganhou seu primeiro prêmio NTT P1 em seis anos, alcançando a pole na sexta-feira para o Gallagher Grand Prix no circuito de Indianapolis Motor Speedway em um tour de force de 1-2 para a Rahal Letterman Lanigan Racing.
Rahal fez a volta máxima de 1 minuto e 10,1132 segundos no No. 15 Code 3 Associates Honda durante o Firestone Fast Six. Foi sua quarta pole na INDYCAR SERIES e a primeira desde junho de 2017 em Belle Isle, em Detroit.
O local da tão esperada pole de Rahal também foi marcante pelo contraste de emoções de quando ele competiu pela última vez na Capital Mundial do Racing, em maio. Rahal comemorou com sua esposa, Courtney, e suas duas filhas pequenas no pit lane hoje, uma mudança bem-vinda em relação ao desespero de partir o coração quando Rahal foi eliminado da 107ª 500 milhas de Indianápolis apresentada por Gainbridge durante a qualificação.
“Significa muito”, disse Rahal. “Todo mundo já viu: tivemos que trabalhar ridiculamente duro para voltar. Isso não é uma vitória, mas parece que é para nós. É bom se sentir competitivo; é bom poder empurrar e tirar alguma coisa do carro. Você pede, exige e está lá. É uma sensação muito doce.”
O companheiro de equipe de Rahal, Christian Lundgaard, se classificou em segundo lugar com 1: 10,2286 no No. uma corrida da NTT INDYCAR SERIES pela primeira vez desde abril de 2019 no Barber Motorsports Park, quando Takuma Sato conquistou a pole e Rahal largou em segundo.
“Estou ansioso para ver o que podemos fazer amanhã”, disse Lundgaard, vencedor da corrida de Toronto. “O time é forte. Eu certamente acho que podemos fazer algo grande amanhã. Temos duas oportunidades de dividir a estratégia e ver o que funciona melhor. Definitivamente, estou ansioso por outra vitória, mas, neste momento, estou muito feliz por Graham conseguir sua pole.
A cobertura ao vivo da corrida de 85 voltas nas 14 voltas e 2.439 milhas começa às 14:00 ET de sábado na USA Network, Peacock e na INDYCAR Radio Network.
Três equipes – RLL, Arrow McLaren e Andretti Autosport – compuseram os competidores em uma sessão ultracompetitiva Firestone Fast Six. Apenas 0,2889 de segundo separou os seis pilotos, a terceira margem mais apertada da história do formato.
O vencedor das 500 milhas de Indianápolis de 2016, Alexander Rossi, se classificou em terceiro lugar no No. 7 Arrow McLaren Chevrolet em 1: 10,2932, empatando seu melhor set da temporada no oval no Texas. O companheiro de equipe Pato O’Ward foi o quarto com 1: 10,3453 no No. 5 Arrow McLaren Chevrolet.
Devlin DeFrancesco foi mais uma das estrelas das três rodadas de qualificação. Ele conquistou o melhor ponto inicial da carreira com o quinto lugar em 1: 10,3938 no No. 29 TRUBAR / Jones Soda Honda em campo pela Andretti Steinbrenner Autosport depois de entrar no Firestone Fast Six pela primeira vez em seus dois anos de carreira na NTT INDYCAR SERIES.
Romain Grosjean completou o Firestone Fast Six em 1: 10.4021 no No. 28 DHL Honda em campo pela Andretti Autosport.
Margens de tempo estreitas foram o tema da sessão de três rodadas, com o estreante Marcus Armstrong se classificando em sétimo a 1: 10,2106 no No. 11 IU Simon Cancer Center Honda, disputado pela Chip Ganassi Racing. Ele perdeu uma vaga no Firestone Fast Six por 0,0008 de segundo, a segunda falha mais próxima na história deste formato de qualificação.
Jack Harvey completou um dia mágico para a RLL, qualificando-se em oitavo a 1:10.2228 no 30º Kustom Entertainment Honda da equipe.
O líder do campeonato, Alex Palou, se classificou em nono com 1: 10,2974 no No. 10 The American Legion Honda, disputado pela Chip Ganassi Racing. É seu segundo pior desempenho de qualificação em uma pista de estrada ou rua nesta temporada, com apenas 15º em Toronto. Mas qualquer ataque a Palou pode ser amenizado porque seu rival mais próximo na busca pelo título, Josef Newgarden, se classificou em 19º lugar na temporada, a 1: 10,6150, no No. 2 Hitachi Team Penske Chevrolet.
Palou lidera Newgarden por 84 pontos – uma diferença de 1,5 corridas – com quatro corridas restantes.
“Confiante para amanhã, mas obviamente um pouco chateado por não estar no Fast Six”, disse Palou. “Vamos largar em nono lugar amanhã, certo? Portanto, não é uma posição inicial ruim. Podemos fazer muito a partir daí, especialmente sendo uma corrida tão longa com a estratégia.”
Newgarden, que venceu quatro corridas nesta temporada – todas em ovais, não foi a única estrela a ser eliminada em uma primeira rodada imprevisível da qualificação. Ele foi acompanhado pelo vencedor da corrida de Long Beach e Nashville, Kyle Kirkwood (começando em 15º), o seis vezes campeão da série Scott Dixon (16º), o atual campeão da série Will Power (17º) e o vencedor de São Petersburgo, Marcus Ericsson (18º).
Dixon se recupera no treino final
Dixon se recuperou de um desempenho decepcionante na qualificação para liderar o treino final da tarde de sexta-feira com uma volta de 1: 10,9851 no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda.
Palou fez Ganassi por 1–2 na sessão de 30 minutos, segundo em 1: 11.1365. Scott McLaughlin foi o terceiro em 1:11.3073 no No. 3 Gallagher Insurance Team Penske Chevrolet, com Callum Ilott em quarto lugar em 1:11.4315 no No. 77 Juncos Hollinger Chevrolet.
Kirkwood também se recuperou de uma difícil sessão de qualificação para fechar os cinco primeiros em 1: 11,4655 no No. 27 AutoNation Honda.
Por Paul Kelly | Publicação: 11 de agosto de 2023