
Grandes mudanças nos padrões de emissões e economia de combustível provavelmente atingirão a indústria automotiva nos próximos meses, quando o presidente Donald J. Trump assumir o cargo — mas, de acordo com um novo estudo da Consumer Reports , os americanos querem que o governo federal continue a tornar os carros mais eficientes. O estudo, que levou em consideração as opiniões de 2191 americanos, descobriu que 64% dos entrevistados achavam que os EUA deveriam continuar a aumentar os padrões de quilometragem de gás.
66% dos entrevistados disseram que a economia de combustível é muito ou extremamente importante ao considerar qual carro comprar ou alugar, e outros 30% disseram que era pelo menos um pouco importante. Um ponto em comum também foi encontrado entre os entrevistados quando perguntados sobre seus veículos atuais: quase todas as pessoas responderam dizendo que sua maior reclamação com seu passeio era sua economia de combustível, uma descoberta consistente que a CR documentou por nove anos.
Esse desejo por melhor economia de combustível atravessa as linhas partidárias, de acordo com dados da pesquisa. A maioria dos republicanos e democratas concorda que a economia de combustível deve ser uma métrica em constante melhoria e que as novas gerações de veículos devem ser mais eficientes em termos de combustível. Além disso, 74% dos entrevistados concordaram que as montadoras têm a responsabilidade de continuar melhorando a eficiência de combustível. (Isso vem junto com quase três quartos dos motoristas americanos dizendo que não acreditam que as montadoras não se importem em reduzir os custos de combustível do consumidor.)
Foto: Brandon Bell
De acordo com Emmet White, para arevista Road & track, a unidade em torno da economia de combustível não é particularmente surpreendente, considerando a economia que menos abastecimentos geram. A análise de dados de economia de combustível que remonta a 2001 mostra que os motoristas americanos economizaram mais de US$ 9.000 em custos de gasolina desde 2001, em grande parte graças ao reforço das regulamentações de eficiência e emissões. A Consumer Reports afirma que há uma economia adicional de US$ 6.000 em combustível na mesa até o ano modelo 2029, desde que os padrões federais atuais permaneçam em vigor.
“Americanos de todo o espectro político querem gastar menos para abastecer seus veículos, e eles acham que há espaço significativo para melhorias por parte das montadoras”, disse Chris Harto, analista sênior de políticas para transporte e energia na Consumer Reports . “A melhor maneira de garantir que cada geração de novos veículos custe menos para abastecer é ter padrões fortes, incrementais e tecnologicamente neutros para eficiência e emissões de veículos.”
Foto: Justin Sullivan
A análise da economia de combustível ao longo da vida útil dos veículos nas últimas quatro administrações presidenciais dá uma visão mais aprofundada do efeito de padrões federais variáveis. As administrações Bush e Obama adicionaram e aplicaram padrões de economia de combustível suficientes para economizar US$ 3.800 e US$ 2.700, respectivamente, enquanto a primeira administração Trump gerou apenas US$ 470 em economia. A administração Biden de saída criou US$ 2.200 em economias entregues depois que os padrões de economia de combustível cortados por Trump foram reafirmados em uma ordem executiva do primeiro dia em 2021.
Dados da Consumer Reports afirmam que os motoristas dos EUA estão a caminho de economizar até US$ 5.500 em economia de combustível sob o segundo governo Trump, desde que o 47º presidente deixe as atuais políticas de eficiência de combustível intactas. No entanto, isso pode provar ser um plano pouco confiável, já que o recém-empossado POTUS disse que planeja descartar os atuais planos federais de emissões que obrigam as montadoras a vender um número cada vez maior de modelos elétricos, híbridos ou de célula de combustível até 2032. Trump também declarou que seu governo eliminará a isenção da EPA da Califórnia para encerrar a venda de novos veículos somente a gasolina até 2035.