Quando Mark Donohue estabeleceu um recorde mundial em Talladega em um Porsche 917

por Road and Track

No último final de semana, a Porsche levou um carro de corrida 911 RSR e o piloto de fábrica Nicky Tandy para Talladega para voltas de demonstração. Ele dominou . Mas não foi a primeira vez que um Porsche correu ao redor do famoso tri-oval do Alabama.

Mark Donohue - Disco de Talladega 1975RacingOne // Getty ImagesDonohue sentado em seu 917/30/

No início dos anos 1970, os organizadores de Talladega convidaram todos os tipos de pilotos para irem à pista durante os fins de semana da NASCAR e tentarem estabelecer um recorde mundial de volta mais rápida em um circuito fechado. O primeiro foi Buddy Baker em 1970, que correu uma volta de 200 mph; em 1974, AJ Foyt teve uma média de pouco mais de 217 mph. Para 1975, os organizadores de Talladega convidaram Roger Penske e Mark Donohue para tentar vencer Foyt.

Donohue tentaria o recorde em um Porsche 917/30, o carro que ele levou à vitória em seis das oito corridas na temporada Can-Am de 1973. O 917/30 era uma versão aberta fortemente modificada do 917 que deu à Porsche sua primeira vitória em Le Mans, ostentando um flat-12 de 5,4 litros biturbo e rodando em uma distância entre eixos maior. A Porsche diz que o carro fez 1100 hp em acabamento de corrida, mas no dinamômetro, o motor era aparentemente bom para 1500. Ele pesava cerca de 1800 libras. O 917/30 era tão rápido que foi efetivamente banido da Can-Am depois de 1973. Para a corrida de Talladega, o 917/30 foi equipado com dois intercoolers e fez cerca de 1230 hp de acordo com a Porsche.

Segundo CVhris Perkins, para arevista Road & Track, apesar de ter um dos carros de corrida mais potentes do mundo, a tarefa não foi fácil para Donohue. “Conforme você se aproxima da curva, você e seu senso do carro sentem que o carro não será capaz de fazer a curva que você pode ver à frente”, ele disse no vídeo acima. “Você tende a levantar o acelerador e tem que dizer a si mesmo: Ele vai fazer a curva. Você pode manter o acelerador baixo e, até agora, não consegui mantê-lo baixo o tempo todo, mas acho que estamos chegando perto.

“É muito leve, é muito frágil, é muito sensível aos movimentos do volante”, ele acrescentou. “Consequentemente, nessas velocidades, nesse tipo de inclinação, é, você diria, muito, muito rápido.”

Penske Porsche 917 - Talladega 1975RacingOne // Getty Images

Depois de uma corrida, Donohue foi direto para os boxes em vez de dar uma volta de resfriamento. Como resultado, a traseira do carro pegou fogo . Não foi danificado e ele continuou, eventualmente correndo uma volta a 221,16 mph. Nas retas, ele estava atingindo mais de 240 mph.

Foyt foi caracteristicamente desafiador quando perguntado sobre o novo recorde de Donohue, prometendo que ele logo iria para 230 mph. Ele eventualmente levou o recorde de velocidade mais rápida em um percurso fechado em 1987, dando uma volta em uma pista de teste do Texas a 257,123 mph em um Oldsmobile Aerotech.

Infelizmente, Donohue morreu na semana após a corrida de Talladega, quando ele caiu devido a uma falha de pneu durante sua corrida de qualificação antes do Grande Prêmio da Áustria. Surpreendentemente, seu Talladega ainda é um recorde para a pista do Alabama. A volta mais rápida da NASCAR foi uma corrida de qualificação de 212,809 mph por Bill Elliot em 1987. Depois daquela corrida, a NASCAR começou a correr com placas de restrição na pista, efetivamente selando o recorde de Donohue no lugar.

You may also like