Por Arni Sribhen
O INDYCAR.com identificou as principais histórias das estatísticas avançadas para prever a primeira das cinco corridas que decidirão quem detém a Astor Challenge Cup como campeão da NTT INDYCAR SERIES. Quatro desses cinco eventos ocorrerão em ovais.
1. Qual piloto da Team Penske é o favorito? A temporada 2024 da NTT INDYCAR SERIES termina com quatro corridas ovais nos cinco eventos finais. E embora isso possa jogar a favor da Team Penske, o piloto que ela favorece pode não ser o primeiro piloto da Team Penske em que você pensaria.
Enquanto Josef Newgarden venceu cinco das últimas oito corridas ovais da série, Scott McLaughlin lidera todos os competidores ovais desta temporada em posição média de largada (1,33) e posição média de corrida (2,73) e está empatado com Pato O’Ward em posição média de chegada (3,33). O neozelandês liderou quase metade das voltas em ovais nesta temporada, e suas 324 voltas ovais lideradas são mais que o dobro do segundo colocado Alex Palou (104 voltas ovais lideradas).
Cada piloto da Team Penske venceu em um oval nesta temporada, e tanto McLaughlin (2,73) quanto Newgarden (8,30) estão entre os cinco primeiros na classificação média entre os pilotos que completaram 695 voltas ou mais.
2. Não descarte Palou. O bicampeão da NTT INDYCAR SERIES Alex Palou ainda não conseguiu sua primeira vitória em um oval, mas os ovais não são a kriptonita que são percebidos como tal para o espanhol.
Embora um acidente em Iowa tenha reduzido a média de Palou em ovais em 2024 para 10,0, sua média de resultados em ovais nos últimos quatro anos é de 7,75, um número melhor que o de Will Power (11,05), Colton Herta (13,94), McLaughlin (7,94) e Kyle Kirkwood (16,69).
Palou está em quarto lugar na posição média de largada oval (6,33) e em segundo lugar entre todos os competidores ovais com uma posição média de corrida de 5,53. Mas esse número não conta as 75 voltas em que Palou não estava na pista em Iowa.
A moral dessas métricas? Não se apresse em assumir que Palou corre o risco de perder sua liderança em pontos só porque os ovais compõem a maior parte do calendário restante.
3. Fique de olho em… Rinus VeeKay, da Ed Carpenter Racing, é um dos seis pilotos a completar todas as voltas em um oval nesta temporada. A média de chegada do holandês em um oval é 7,67, o que o coloca em quinto lugar entre todos os competidores. Os quatro pilotos à frente de VeeKay – Newgarden, Scott Dixon, McLaughlin e O’Ward – todos registraram 10 ou mais chegadas entre os cinco primeiros em ovais desde 2021.
Alexander Rossi, buscando uma vaga para a temporada de 2025, está em segundo na posição média de largada (5,67), empata em terceiro na posição média de corrida com seu companheiro de equipe O’Ward (6,4) e está em sexto na média de chegada (9,0), apesar de um 15º lugar na segunda corrida da rodada dupla de Iowa. Mas, saindo de uma cirurgia para uma lesão no polegar sofrida no mês passado nas ruas de Toronto, será um desafio continuar seu forte desempenho em ovais?
Fonte: Indycar