Pull Over

por Plinio Calenzo

PULL OVER

Há muito tempo os leitores do portal Ao Volante pedem para que façamos um artigo falando a respeito dos carros de polícia Norte Americanos e após uma longa conversa essa semana com o amigo e designer automotivo João Marcos, resolvi atender aos pedidos dos nossos leitores.

Claro que não poderíamos falar de todos os modelos de carros de polícia norte americanos, por isso decidimos falar dos que mais sucesso fizeram nas telonas dos cinemas.

No que tanque a esses carros destinados a servir e proteger os cidadãos, não há dúvidas que eles causam um efeito interessante nos amantes de carros. Alguns odeiam, pois coíbem os mais afoitos a andarem rápido nas ruas e estradas, outros admiram as cores e as luzes, mas de fato, os filmes acabaram por imortalizar os carros de polícia.

Na história de Hollywood o que seriam dos filmes de ação sem os carros de polícia?

O primeiro carro de polícia datado nos Estados Unidos foi um carro elétrico de 1899 em Ohio, mas não estamos aqui para falar de um carro que perdia de longe dos cavalos da época, mas sim vamos falar daqueles que nos remetem bons momentos nos filmes de ação.

Claro que não poderia ser diferente, o primeiro carro da nossa lista necessariamente é o do famoso agente do tesouro americano Eliot Ness. O carro que o agente dirigia em Illinois era os famosos modelos A da Ford.

Os modelos A eram bastante acessíveis na época e por isso era a escolha mais comum da força policial nos anos 20.

Existiam derivações como o modelo wagon abaixo, mas o seu motor era o mesmo 4 cilindros, 40 hp e velocidade máxima em torno de 105Km/h.

Até o início dos anos 50, os carros de polícia eram exatamente os mesmos carros que o cidadão poderia adquirir na autorizada, entretanto, a Ford vendo uma boa oportunidade, fez um pacote de itens listados pelas polícias estaduais e disponibilizou para venda, uma versão exclusiva para a força policial, essa ideia acabou sendo seguida anos depois pela Chevrolet e pela Chrysler.

E foi justamente o carro da Chrysler o famoso Enforce com suas 4 portas, equipado com motor V8 5.9 litros de 265 CV e velocidade máxima de cerca de 208 Km/h que deu início aos filmes dos anos 60 e 70 com perseguições alucinantes.

Chrysler Enforce

Mas quando falamos de perseguições, temos que pular para a década de 70 quando os filmes de ação precisavam destruir maciçamente os carros de polícia para agradar ao público da época.

E um dos filmes que mais demoliu carros de polícia foi o ícone dos anos 70 com Burt Reynolds “Agarra-me se puderes” (Smoke and the Bandit).de 1977.

Os carros destruídos no filme foram de vários modelos, mas em meados da década de 70, devido à crise do Petróleo (preços altos) as forças policiais começaram a abandonar os beberrões carros da Chrysler para popularizarem como carro de polícia mais comuns o Dodge Monaco com seu motor V8 de 7,2 litros, transmissão automática de 3 velocidades e 220 HPs, seu 0 a 100 era em pouco mais de 10 segundos.

Dodge Monaco

Entretanto o carro que o xerife Buford T. Justice dirigia era um Pontiac LeMans de 1976 que possuía um motor V8 de 4.1 litros e apenas 110 HP, na época os V8 norte americanos tiveram uma drástica redução de potência para melhorar o consumo de combustível, devido as novas regras governamentais criadas para evitar a falta de combustível nos postos de gasolina.

Pontiac Le Mans

Outro carro que nos remete as sessões “Tela Quente” com filmes de ação do blockbuster “Duro de Matar” é o famoso Chevy Impala que podiam vir com motor V8 115HP ou de 165HP.

Chevy Impala

Mas esse artigo não poderia ser completo, se não passássemos pelo Ford Mustang. Pode parecer estranho, pois quase não existem filmes com Mustangs de polícia, mas o Mustang equipou por algum tempo a frota de carros de polícia. O principal motivo da adoção do Mustang foi porque na década de 70 buscava-se uma solução para reduzir o consumo de combustível dos beberrões carros de polícia e uma das soluções que apareceu foi a adoção do poney car como carro de polícia.

O Mustang foi principalmente usado no California Highway Patrol.(CHP’s) Para isso a Ford chegou a lançar um Mustang com pacote de carro de polícia em 1982 e vinha equipado com motor V8 5.0 litros 157 HP.

Ford Mustang

Já que falamos de CHP’s não poderíamos deixar de mencionar as motocicletas dos atores Erik Estrada e Larry Wilcox, essas motocicletas vieram como uma solução nas engarrafadas freeways californianas e era uma Kawazaki KZ1000, com seu motor 4 cilindros, produzindo 79HP.

Mas se houve um carro que tenha se destacado a respeito do número de carros de policia vendidos foi, sem dúvida, o Ford Crow Victoria, que incialmente vinha equipado com motor V8 de 4.9 litros (302) ou 5.8 litros (351) com potência respectiva de 129Hp e 165HP.

A história do  Crown Victoria, é muito interessante, porque ele não teve muito sucesso com o público em geral, seu design aparentemente não era compatível com que o consumidor buscava, entretanto, após idas e vindas com as montadoras brigando para agradarem as diversas forças policiais norte americanas, o grande vitorioso foi o Crown Victoria.

A partir do início dos anos 90 o Crown Victoria simplesmente destruiu a concorrência e passou a ser quase que mandatório para a força policial ter um em sua frota de carros.

Aqui cabe uma observação, a Ford em uma grande jogada de marquetim batizou o Crown Victoria com o pacote para as forças policiais de Interceptor, mostrando claramente para que o carro tinha serventia.

De 1992 a 2011 o modelo do Crown Victoria modelo Interceptor abocanhou mais de 75% do mercado de carros policiais. O Interceptor ao longo do tempo foi sofrendo mudanças estéticas e de performance, sendo que em sua ultima versão de 2011 vinha equipado com motor V8 de 4.6 litros e 250HP.

Crow Victoria Interceptor

O Crown Victoria Interceptor parecia ser a solução definitiva a respeito dos carros de polícia, entretanto não há nada mais certo do que a incerteza do mercado automobilístico e nos anos 2010 tivemos a avalanche de SUVs e não era de ser diferente com a força policial.

As polícias começaram a ter preferência por SUVs e aos poucos foram abandonando os sedans. O FBI foi um dos primeiros a declarar sua paixão pelas SUVs e adotou a gigantesca Chevrolet Tahoe como carro policial, sendo seguido por algumas das demais forças policiais.

Chevrolet Tahoe

As Tahoes do início dos anos 2010 vinham com motor V8 5.3 litros e 320HP. Apensar de todas as vantagens das SUVs com relação a espaço e conforto, há de se concordar que ter uma SUV quase do tamanho de um caminhão não é a melhor escolha para carros de polícia que serão usados em diversos momentos em interceptação de outros carros, por isso há alguns anos começamos a notar, por parte das polícias, uma preferência por SUVs de médio porte ao invés das de grande porte.

Mais uma vez a Ford observando as necessidades reais e os obces da Tahoe, se movimentou e fez uma verção da Ford Explorer destinada exclusivamente para as forças policiais.

Essa sacada da Ford foi genial, pois a Explorer já existia desde 1990 e nunca fora considerada como carro para atender a demanda das polícias, mas após mais de 20 anos de produção da Explorer (no inicio dos anos 2010) a Ford mudou sua extratégia e vendo a lacuna entre o extinto Crown Victoria e a gigantesca Tahoe, em uma bem bolada e bem sucedida estratégia de marqueting rebatizou a versão da Explorer de polícia para Explorer Interceptor, resgatando o sucesso do Crown Victoria.

Em sua versão para a força policial a Explorer Interceptor, atualmente, vem quipada com motor V6 bi-turbo com incríveis 400HPs e capaz de 0 a 100 Km/h em pouco mais de 5.5 segundos, deixando a comer poeira os V8 que foram utilizados por quase 60 anos nos carros de polícia. A eficiência do motor V6 biturbo em relação a desempenho e consumo desbancou por completo os V8.

Ford Explorer Interceptor

E você leitor?

Você é um dos que apreciam um carro de polícia ou prefere que ele esteja bem longe de você?

Deixe aqui seu comentário!

You may also like