O Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), será o responsável por abrir a fase decisiva da temporada 2024 do Império Endurance Brasil. Neste domingo (1º), o circuito paulistano recebe a sexta e antepenúltima etapa do calendário, num momento crucial para a briga pelo título: até aqui, três dos cinco troféus em disputa tem os principais candidatos ao título separados por pouquíssimos pontos. A situação mais dramática acontece na categoria GT3, que registra empate na liderança da classificação após cinco etapas disputadas.
A definição dos campeões passará a ser mais clara após a rodada deste fim de semana, que estará repleta de atrações: além da prova com quatro horas de duração, a programação contempla quatro dias de atividades, em conjunto com o Porsche Club Brasil. “É sempre uma satisfação voltar a Interlagos, a pista preferida de praticamente todos os pilotos. A Stuttgart, uma de nossas patrocinadoras oficiais, vai nos prestigiar novamente com a companhia do Porsche Club no fim de semana, que é um evento fantástico, o que nos deixa muito animados”, destacou o presidente da Associação de Pilotos de Endurance (APE), Henrique Assunção.
O piloto e dirigente destaca que o equilíbrio na briga pelo título reflete os esforços da organização da categoria em busca da melhor equalização possível, entre carros de modelos e marcas distintas. “É um trabalho árduo em qualquer lugar do mundo. Buscamos sempre o nosso melhor, ouvindo a todas as partes, para oferecer a pilotos e equipes uma competição justa e dar ao público um grande show para ser assistido”, avaliou.
P1 E GERAL: PROTÓTIPOS LIGIER DESPONTAM NA BRIGA
Na disputa do título na classificação geral e dentro da classe P1, os protótipos Ligier JS P320 chegam a Interlagos em vantagem. A liderança em ambas as tabelas é de Xandinho Negrão e Marcos Gomes (A. Mattheis), que ainda não venceram em 2024 e possuem 505 pontos válidos – ou seja, com o descarte do pior resultado já considerado. Os rivais mais próximos são Lucas e Victor Foresti (Foresti Sports), vencedores de uma das etapas da rodada dupla de Goiânia (GO), com 485 pontos válidos, bem como Renan Guerra (KTF), que possui 460 pontos na geral e 500 tentos na tabela da P1.
Entre os protótipos nacionais, os mais bem colocados são David Muffato e Pedro Queirolo (TMG), vencedores da mais recente etapa disputada na pista da capital paulista, em maio. A dupla do protótipo AJR #35 vem na quarta posição em ambos os rankings, com 485 pontos. O protótipo Sigma P1 mais bem colocado, com Sérgio Jimenez, Christian Rocha e Marcelo Vianna, vem na oitava posição, mas está a menos de uma vitória de alcançar a liderança, pois possui 395 pontos válidos, 110 a menos do que os líderes – em cada prova, há 150 pontos em jogo.
GTs: EMPATE DE UM LADO, DOMINÂNCIA DE OUTRO
Após cinco etapas, cenários distintos marcam as duas categorias de grã turismo: na GT3, a Stuttgart Motorsport, atual campeã, vê seu Porsche 911 GT3 R, da geração 992, com Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Marçal Müller, dividir a liderança com o Mercedes AMG GT3 de Ricardo Baptista e Rafael Suzuki (Team RC). Cada tripulação tem duas vitórias no ano e 430 pontos válidos. Os atuais campeões levam vantagem na pontuação total: são 650 tentos, contra 560 dos rivais.
Já pela GT4, o campeonato está sendo totalmente dominado por outro carro da Stuttgart: o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR de Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, que venceram todas as provas até aqui e possuem 600 pontos válidos. Nem eles, porém, estão com a vida garantida no campeonato: a vantagem da dupla sobre os vice-líderes Eric Santos e João Tesser, que competem com a mesma equipe e carro, é de somente 80 pontos.
Pelo Troféu Legends, que engloba pilotos veteranos de graduação Bronze de todas as classes, a liderança é de Victor Foresti, com 600 pontos válidos. O brasiliense leva 105 pontos de vantagem para Flávio Abrunhoza, 150 pontos para Marcel Visconde e Emílio Padron e 170 tentos para Maurizio Billi.
INGRESSOS E TRANSMISSÃO
Os ingressos para a antepenúltima etapa de 2024 do Endurance Brasil possuem venda exclusiva pelo site da DiskIngressos, com valores a partir de R$ 34,50. Os 500 primeiros compradores de entradas inteiras para a modalidade Arquibancada ganham uma camiseta personalizada da categoria. Haverá visitação aos boxes na manhã da prova e estacionamento grátis, mediante espaço dentro do autódromo, para compradores de ingressos de todas as modalidades.
A corrida terá quatro horas de duração, com largada às 13h30. A transmissão pela TV acontece pelo canal Bandsports, enquanto pela internet haverá exibição ao vivo pelos canais de YouTube da própria categoria e dos portais parceiros Grande Prêmio e High Speed TV.
Confira a programação para o fim de semana em Interlagos:
29 de Agosto de 2024 – Quinta-feira
08h00 às 13h30 Porsche Club
14h00 às 17h30 Treino Livre Império Endurance Brasil
30 de Agosto de 2024 – Sexta-feira
08h00 às 09h30 Porsche Club
12h00 às 13h00 Porsche Club
13h30 às 14h30 Treino livre oficial 1 – Categorias GT3 e GT4
14h40 às 15h40 Treino livre oficial 1 – Categorias P1
15h50 às 16h50 Treino livre oficial 2 – Categorias GT3 e GT4
17h00 às 18h00 Treino livre oficial 2 – Categorias P1
31 de Agosto de 2024 – Sábado
08h00 às 14h00 Porsche Club
14h10 às 14h50 Treino livre oficial 3 – Categorias GT3 e GT4
15h00 às 15h40 Treino livre oficial 3 – Categorias P1
15h50 às 16h10 Treino classificatório GT4
16h20 às 16h40 Treino classificatório GT3
16h50 às 17h10 Treino classificatório P1
18h Briefing Pilotos
1º de Setembro de 2024 – Domingo
06h00 Abertura do evento – Bike Series
07h50 às 07h55 Briefing
08h00 Largada Bike Series
10h20 Chegada Bike Series
11h00 Pódio
10h30 às 11h20 Visitação e Horário Promocional
11h30 às 11h50 Warm-up
13h00 Abertura de Box
13h10 Fechamento de box
13h15 Hino Nacional Brasileiro
13h25 Placa de 5 minutos
13h30 Largada Quatro Horas de Interlagos
17h30 Cerimônia de Pódio
SOBRE O IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL
O Império Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2024 são Cerveja Império, Stuttgart Porsche, Pirelli e Eurobike.
Texto: Geferson Kern