Protótipo THK: direção efreios elétricos e motores nas quatro rodas

por Green Car Reports

Uma empresa japonesa especializada em componentes que utilizam movimento linear com contato de rolamento apresentou um protótipo de veículo elétrico exibindo alguns de seus últimos desenvolvimentos no salão do automóvel de Paris de 2024 desta semana.

A empresa é a THK , e seu protótipo LSR-05 usa tecnologia interna em tudo, desde o trem de força elétrico até o sistema de carregamento, a suspensão e até os assentos.

O LSR-05 foi mostrado pela primeira vez como um conceito no salão do automóvel de Tóquio de 2023, mas a versão em exibição em Paris é um protótipo mais avançado com peças que podem acabar em produção.

Os destaques incluem assentos que exigem um local de instalação muito menor no assoalho do veículo em comparação aos assentos convencionais, mas ainda oferecem bastante manobrabilidade graças ao que a TKH descreve como um atuador especial. Isso economiza espaço interno, permitindo melhor embalagem.

Protótipo THK LSR-05

O protótipo também usa motores elétricos nas rodas desenvolvidos pela THK. Há um para cada uma das rodas traseiras, avaliado em 125 hp cada, que trabalham em conjunto com um motor elétrico convencional que aciona o eixo dianteiro, avaliado em 295 hp. Os motores nas rodas, que também trabalham em conjunto com um sistema de direção nas rodas traseiras, apresentam um sistema de fluxo magnético variável que utiliza um parafuso de esferas altamente rígido desenvolvido pela THK. A configuração é semelhante à que a Dongfeng instalou em seu Fengshen E70 , anunciado pela montadora chinesa como o primeiro veículo de passageiros do mundo com motores nas rodas .

Outras tecnologias incluem um sistema de suspensão ativa com amortecedores magnéticos, um sistema de freio por fio e um sistema de carregamento sem contato. O sistema de carregamento depende de um transmissor de energia embutido no solo e um receptor de energia instalado no veículo. Abaixar a altura do veículo usando o sistema de suspensão melhora a eficiência do carregamento, permitindo que o receptor de energia seja menor e mais leve, de acordo com a THK.

Protótipo THK LSR-05

O responsável pelo design do LSR-05 foi a SN DESIGN PLATFORM, uma empresa de design sediada em Tóquio, chefiada pelo ex- chefe de design da Nissan, Shiro Nakamura . Os fãs da Nissan reconhecerão Nakamura como o designer do Leaf EV original , bem como do atual carro esportivo GT-R. Ele também projetou ou supervisionou o design de vários modelos adicionais da Nissan e da Infiniti enquanto chefiava as equipes criativas de ambas as marcas de 1999 a 2017.

O LSR-05 não é o único EV projetado por Nakamura e sua equipe na SN DESIGN PLATFORM nos últimos tempos. Ele só apresentou no ano passado o EV Sport 01 , um conceito de carro esportivo elétrico construído para mostrar motores elétricos desenvolvidos pela empresa de tecnologia japonesa AIM. Enquanto a AIM disse que planejava construir um caso de negócios para colocar o EV Sport 01 em produção, uma declaração semelhante não foi feita pela THK para seu LSR-05, embora a THK tenha dito em uma declaração que está trabalhando em um protótipo EV mais avançado, que será chamado de LSR-07.

Fonte: Green Car Reports

You may also like