
O protótipo MissionH24 H24EVO deverá passar por uma mudança de armazenamento de hidrogênio gasoso para líquido antes do congelamento final do projeto no final deste ano.
Segundo Stephen Kilbey, da revista Racer, o projeto MissionH24, liderado pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO), está sendo impulsionado como uma prova de conceito para o automobilismo, à medida que o ACO e a FIA se aproximam de sua meta de introduzir um conjunto de regras que permitirá aos fabricantes competir com protótipos movidos a hidrogênio em Le Mans e no FIA WEC até o final da década.
Atualmente, o conjunto de regras está sendo elaborado em conjunto com possíveis fabricantes, embora nenhuma data prevista para a finalização dos regulamentos técnicos tenha sido divulgada publicamente.
O H24EVO – o protótipo de hidrogênio de terceira geração produzido pela MissionH24 – foi apresentado ao público e à mídia em forma de carro de exibição em Le Mans no ano passado, em junho.
Naquela época, ele incorporou um par de tanques para hidrogênio gasoso para alimentar sua célula de combustível Symbio de 300 kW e, por sua vez, seu motor elétrico de 650 kW (872 hp) que aciona as rodas traseiras.
Agora, a tecnologia será alterada para acompanhar a mudança da FIA em direção ao hidrogênio líquido como uma solução futura para aplicações de automobilismo.
Essa mudança no H24EVO permitirá que entre 11 e 14 kg de hidrogênio sejam armazenados a -253 graus Celsius em tanques com isolamento térmico, e aumentará sua autonomia em mais de 10 minutos para “pelo menos” 40 minutos.
O peso alvo do carro permanece em 1.300 kg, mas a velocidade máxima planejada aumentou para 211,3 mph para ajudar a atingir a meta de desempenho declarada de ritmo GT3.
“Após introduzir o hidrogênio gasoso nas pistas de corrida, a MissionH24, com o H24EVO, está agora embarcando em uma nova fase crucial com um desafio duplo: envolver o hidrogênio líquido na competição e rivalizar com a concorrência dos motores de combustão convencionais”, disse o presidente da ACO, Pierre Fillon, na exposição ‘Hyvolution Paris’ desta semana.
“Esta missão é essencial para atingir a emissão zero de CO2 no automobilismo.”
Junto com a mudança na tecnologia de armazenamento, o cronograma para o H24EVO também foi atualizado. O design do carro está definido para ser congelado a partir de maio de 2025, antes de uma segunda aparição na Hydrogen Village em Le Mans em junho.
Mais tarde no ano, o carro passará por testes de bancada em outubro, antes que o protótipo baseado no ADESS seja totalmente montado em fevereiro de 2026 e testado na pista em abril.