Protótipo do Jaguar EV de próxima geração é provocado

por Green Car Reports

Por Stephen Edelstein

A Jaguar finalmente deu uma olhada no primeiro modelo do que a montadora afirma ser uma linha completa de veículos elétricos.

A montadora mostrou na quinta-feira uma versão fortemente camuflada de um grand tourer de quatro portas, ostentando um capô exagerado e um perfil tipo fastback — provavelmente com uma porta traseira em vez de uma tampa do porta-malas na traseira. Será um dos três EVs na linha planejada, com os outros modelos esperados para serem um SUV e um sedã de estilo mais tradicional.

Uma versão conceitual deste próximo veículo elétrico foi confirmada pela Jaguar no ano passado e deve estrear na Miami Art Week de 2024, que começa em 2 de dezembro. O modelo de produção foi confirmado pela Jaguar para estrear em 2025, com entregas começando no ano seguinte.

Protótipo de próxima geração do Jaguar EV
Protótipo de próxima geração do Jaguar EV

A Jaguar disse no ano passado que o EV teria um preço de cerca de 100.000 libras esterlinas (aproximadamente US$ 127.000 nas taxas de câmbio atuais) e ofereceria mais potência do que qualquer carro de rua anterior da Jaguar. Ele também terá como objetivo pelo menos 430 milhas de alcance no ciclo de testes WLTP europeu, o que ainda pode se traduzir em mais de 300 milhas de alcance EPA.

Todos os três novos Jaguar EVs terão portas North American Charging Standard (NACS) para acesso ao Tesla Supercharger e serão baseados em uma nova plataforma chamada JEA (Jaguar Electrified Architecture) que não será usada pela marca irmã Land Rover. No entanto, o Jaguar será construído junto com os modelos Land Rover na fábrica da matriz JLR em Solihull, Reino Unido

Protótipo de próxima geração do Jaguar EV
Protótipo de próxima geração do Jaguar EV

A Jaguar foi uma das primeiras marcas de luxo estabelecidas a se aventurar em EVs, lançando o crossover I-Pace em 2018. Mas teve problemas para decidir os próximos passos. Ela havia planejado introduzir um sedã carro-chefe totalmente elétrico em 2021 como um substituto para o XJ a gasolina, enquanto continuava a evoluir o I-Pace com uma segunda geração, mas ambos os modelos foram eventualmente descartados em favor de uma abordagem de ardósia limpa.

Por enquanto, a Jaguar está descontinuando quase todos os seus modelos atuais — incluindo o I-Pace — antes de apresentar sua nova linha de EVs. O crossover a gasolina F-Pace está programado para permanecer como o único modelo da Jaguar até que eles cheguem, uma situação que o diretor administrativo da Jaguar, Rawdon Glover, chamou de ” extremamente frustrante “.

Fonte: Green Car Reports

You may also like