
Até agora, muitas montadoras optaram por reduzir a frenagem regenerativa em veículos elétricos devido a preocupações com a estabilidade em estradas escorregadias.
Deacordo com Joel Feder, da Green Car Reports, a Mercedes-Benz está rompendo com esse pensamento em seus futuros veículos elétricos, começando com o sistema de próxima geração que estreará em futuros veículos elétricos, começando com o CLA EV.
Durante um breve passeio em um protótipo Mercedes-Benz CLA EV 2026 nos Alpes austríacos, Timo Stegmaier, gerente sênior de sistemas de propulsão elétrica da Mercedes, e Tom Steller, porta-voz da montadora, demonstraram os sistemas de frenagem e propulsão do EV de última geração em condições de nevasca quase total.
Mercedes-Benz CLA EV 2026 foca na direção com um pedal
A equipe da Mercedes enfatizou que ouviu comentários de clientes e da mídia, altos e claros, sobre os sistemas de freios do EQE e do EQS EV, seu ponto de atrito móvel e a sensação imprevisivelmente variada do pedal.
Eles começaram como alguns dos piores freios do mercado e, por meio de atualizações de software, se tornaram… aceitáveis. Não será o caso do CLA EV, me disseram. Em novembro, engenheiros da Mercedes confirmaram ao Green Car Reports que o pedal do freio no CLA EV nunca se moverá a menos que o motorista o toque.
O CLA EV terá três modos de frenagem regenerativa, incluindo D-, D e D+. Um quarto modo bônus será o D Auto. A regeneração máxima completa de um pedal entra em ação com o modo D-, que usamos durante todo o protótipo de direção, e os outros subsequentemente diminuem a regeneração.
O modo D Auto ajusta automaticamente o sistema de frenagem regenerativa para as condições. No Mercedes-Benz E 53 Hybrid 2025 , por exemplo, ele está vinculado aos sistemas de controle de cruzeiro adaptativo e segurança para ser totalmente variável. Não é consistente ou previsível. Mas ainda não está claro como o D Auto funciona no CLA EV.
Protótipo Mercedes-Benz CLA EV 2026
As estradas da montanha estavam cobertas de neve soprando sobre gelo preto. Não importa o quão rápido Stegmaier selecionasse a regeneração de freio mais agressiva com D- e soltasse o acelerador, mas os pneus de inverno Michelin Alpin 5 nunca pareciam perder a tração. O sistema de frenagem regenerativa usava as PCUs e ECUs da arquitetura elétrica MMA de última geração para reagir instantaneamente e se ajustar de acordo. O carro apontava reto durante a frenagem e no meio da curva não mudava a compostura. Muito impressionante. Alguns humanos não são tão suaves nessas condições.
Para referência, os modos de direção Snow ou Winter ou Slippery Conditions em quase todos os EVs à venda hoje normalmente reduzem ou desabilitam a frenagem regenerativa. Isso é para garantir que os pneus não percam a tração e que o carro permaneça estável em superfícies escorregadias.
Um porta-voz da Mercedes disse ao GCR que a recomendação de Stegmaier de usar a recuperação máxima em condições escorregadias é específica para o CLA EV devido ao uso de sensores de última geração. O sistema no CLA é projetado para se ajustar automaticamente às condições da estrada, otimizando a segurança e a eficiência instantaneamente. Pelo que observei, ele fez exatamente isso.
A linha EQE e EQS usa diferentes plataformas, arquiteturas elétricas e pacotes de sensores, juntamente com sistemas de controle e software. Esses EVs atuais gerenciam o comportamento de tração e frenagem de forma diferente e não estão tão focados em maximizar a recuperação ou a eficiência em tempo real.
O CLA é capaz de 200 kw de recuperação antes de acionar os freios de fricção. Stegmaier me disse que o protótipo CLA EV nunca usou os freios de fricção durante nossa viagem. Impressionante.
Essa energia retorna para o pacote de bateria de 85,0 kWh (utilizável) por meio de uma arquitetura elétrica de 800 volts. A Mercedes disse que o carregamento rápido atingirá o máximo de 320 kW e o CLA EV será capaz de adicionar 186 milhas de alcance em 10 minutos. Isso começa em um estado de carga de 10% e se traduz em aproximadamente 36 kWh de energia. O carregamento de 10-80% levará menos de 22 minutos. Também haverá um carregador de bordo de 11,0 kWh para carregamento CA de nível 2.
Protótipo Mercedes-Benz CLA EV 2026
O CLA EV 2026 parece rápido, confortável e firme
Quando Stegmaier pisou fundo no acelerador, os pneus não giraram. O protótipo CLA EV simplesmente disparou para frente, mas, dadas as condições, o engenheiro não manteve o pedal enterrado por muito tempo. O carro continuou apontando para frente, apesar da superfície escorregadia, não vi o volante puxar em nenhuma direção e, aparentemente, a eletrônica ajustou a potência em tempo real para as condições.
O protótipo de motor duplo tem o novo hardware EDU 2.0 (Electronic Drive Unit 2.0) da Mercedes sob sua pele de metal, incluindo inversores de carboneto de silício. O motor traseiro é um motor síncrono de 268 cv (PSM) pareado com um motor de 107 cv na frente. Não consegui perceber se o motor dianteiro estava ligado ou desligado, mas dadas as condições é difícil imaginar que ele não estivesse acionado na maior parte do tempo.
A Mercedes não falou sobre desempenho, mas um tempo de 0-60 mph na faixa baixa de 4 segundos parece correto. Modelos de motor único certamente serão mais lentos e modelos AMG mais quentes certamente mais rápidos.
Com exceção da única curva em zigue-zague em que Stegmaier deixou a traseira propositalmente para fora, do banco do passageiro parecia que o torque era mantido sob controle, em parte por meio de movimentos suaves do motorista.
A nova transmissão automática de 2 velocidades projetada internamente pode ter mudado para a segunda marcha para suavizar a entrega de torque. A unidade é capaz de permanecer na primeira marcha até 68 mph, mas é variável com base nas condições e necessidades. Foi suave e com a nevasca havia muito o que absorver rapidamente.
O protótipo rodou em uma suspensão convencional (não ativa), que era confortável, complacente e controlada. Stegmaier não quis falar detalhes e não mencionou se acabamentos mais altos ou modelos AMG ofereceriam amortecedores adaptáveis, mas o protótipo em que andei era tão confortável, se não mais, quanto o C300 maior que eu tinha acabado de pilotar.
Protótipo Mercedes-Benz CLA EV 2026
Mercedes-Benz EV 2026 traça seu próprio curso
O exterior do CLA EV foi completamente coberto de camuflagem, mas claramente parecia o conceito que antecipou o EV de próxima geração em 2023. Até as estrelas nos faróis e lanternas traseiras de LED.
Por dentro, o painel e os painéis das portas estavam cobertos com um pano preto. Gentilmente, a Mercedes me pediu para não comentar sobre o pouco que vi ou toquei. Mas posso dizer que o painel parece ser completamente diferente da linha EQE e EQS de hoje. A configuração alta, tipo iate, desapareceu. O painel parece ser curto e apertado contra o capô. Lembrou-me do Mercedes 190E e W126 Classe S dos anos 80 e 90, ou mesmo do Classe G de hoje.
A Mercedes não me deixou atrás do volante do CLA, e meu tempo dentro e ao redor dele foi breve. Ainda assim, o que vi, experimentei e senti provou que a Mercedes ouviu o feedback sobre seus EVs atuais, está focada na eficiência e pretende fazer do CLA EV 2026 o ponto de partida para seus carros elétricos de próxima geração.