Protótipo brasileiro AJR domina o grid de largada em Mogi Guaçu

por Imperio Endurance Brasil
Foto: Bruno Terena/MS2 Comunicação

A sexta-feira (18) no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), foi dominada pelo carro que ganhou a fama de ser o mais rápido do Brasil: o protótipo nacional AJR. Os três exemplares inscritos para sétima e penúltima etapa do Império Endurance Brasil em 2024 garantiram as três primeiras posições no grid e mantiveram a invencibilidade em pole positions na temporada. 

A posição de honra, pela sexta vez consecutiva, ficou com a dupla Vicente Orige/Sarin Carlesso, da JLM Racing, com tempo médio de 1 minuto, 20 segundos e 342 milésimos.A JLM, diga-se, gabaritou a primeira fila: o AJR #28, que faz sua primeira prova do ano nesta etapa, com Gustavo Martins/Vitor Genz, vai largar na segunda posição, após Genz ter sido o piloto mais rápido do dia, com uma volta em 1 minuto, 19 segundos e 607 milésimos. 

Orige/Carlesso conquistaram sexta pole position consecutiva (Foto: Bruno Terena/MS2 Comunicação)

Entre as Ligier, os atuais campeões Gaetano di Mauro/Guilherme Bottura, que terão a companhia de Pedro Bürger, largam na quarta posição. Já Xandinho Negrão/Marcos Gomes, que lideram o campeonato e podem sair do Velocitta campeões na P1 e na Geral, saem na sexta posição. O melhor Sigma P1 será o bólido de Sérgio Jimenez/Marcelo Vianna/Christian Rocha, no quinto posto.

GT3: Ex-Fórmula 1 é atração em meio à disputa do título

Pela GT3, a Mercedes, que disputa o título com a Porsche, saiu na frente na tomada de tempos, com pole position de Ricardo Baptista/Rafael Suzuki, vice-líderes do campeonato, com tempo médio de 1 minuto, 25 segundos e 29 milésimos. A segunda posição ficou com uma novidade: o Mercedes de Guilherme Figueiroa/Júlio Campos, que nesta prova terão a companhia do ex-Fórmula 1 Ricardo Rosset, que estreia na categoria e faz sua primeira prova em quase uma década.

Líder do campeonato, o Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller larga na terceira posição e pode até encerrar o fim de semana com o título. Para isso, precisaria vencer a prova e torcer para a Mercedes de Baptista/Suzuki chegar na quinta colocação ou não completar os 75% de distância do vencedor da categoria, requisito para que um carro faça jus à pontuação.

Na briga pelo título, Suzuki/Baptista saem na frente na GT3 (Foto: Bruno Terena/MS2 Comunicação)

GT4: Audi ameaça, mas Porsche confirma favoritismo

Na GT4, o Audi RS3 LMS da Eurobike ameaçou tomar a pole position, após liderar a primeira sessão, mas as primeiras posições do grid ficaram com a Porsche. A pole position foi de Giuliano Bertuccelli/João Tesser/Eric Santos, com tempo médio de 1 minuto, 33 segundos e 616 milésimos, apenas 0s022 à frente dos líderes do campeonato, a dupla Jacques Quartiero/Alan Hellmeister, que precisa apenas terminar a prova para ser campeã com uma corrida de antecipação – mesmo cenário de Victor Foresti no Troféu Legends.

Organização de olho no alerta de tempestade

A prova no Velocitta terá três horas de duração e será disputada neste sábado (19) a partir das 11h – a prova sofreu um ajuste de horário em função da previsão de chuva, com direito à alerta de tempestade emitido pela Defesa Civil para todo o estado de São Paulo. A organização monitora a situação para tomar eventuais providências para garantir a segurança de pilotos, equipes e públicos.

A penúltima etapa do ano terá transmissão ao vivo, pela TV no canal por assinatura Bandsports e no canal NewCo. Na internet, a exibição ao vivo se dá pelo YouTube, no canal da categoria e dos portais parceiros Grande Prêmio e High Speed TV, além do site e aplicativo da Auto+ TV.

Confira o grid de largada para as 3h do Velocitta:

Porsche de Tesser/Santos/Bertuccelli conquistou a pole position da GT4 por 0s022 (Foto: Bruno Terena/MS2 Comunicação)
  1. Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR/JLM Racing – P1) – 1:20.342
  2. Gustavo Martins/Vitor Genz (AJR/JLM Racing – P1) – 1:20.552
  3. David Muffato/Pedro Queirolo (AJR/TMG Racing – P1) – 1:20.634
  4. Guilherme Bottura/Gaetano di Mauro/Pedro Bürger (Ligier/BTZ Motorsport – P1) – 1:20.916
  5. Christian Rocha/Marcelo Vianna/Sérgio Jimenez (Sigma/Sigma Kraucher – P1) – 1:21.751
  6. Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier/A. Mattheis – P1) – 1:21.759
  7. Marco Pisani/Werner Neugebauer/Renan Guerra (Ligier/KTF Sports – P1) – 1:21.763
  8. Emílio Padron/Fernando Ohashi/Henrique Assunção (Sigma/FTR Motorsport – P1) – 1:21.873
  9. Lucas Foresti/Victor Foresti/Adriano Buzaid (Ligier/Foresti Sports – P1) – 1:22.336
  10. Fernando Poeta/Andersom Toso/Pietro Rimbano (Ligier/FTR Motorsport – P1) – 1:22.927
  11. Flávio Abrunhoza/André Moraes Jr./Leandro Ferrari (Ligier/BTZ Motorsport – P1) – 1:24.309
  12. Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes AMG GT3/Team RC – GT3) – 1:25.029
  13. Guilherme Figueiroa/Júlio Campos/Ricardo Rosset (Mercedes AMG GT3/Team RC – GT3) – 1:25.934
  14. Marcel Visconde/Marçal Müller/Ricardo Maurício (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart – GT3) – 1:26.165
  15. Marco Billi/Maurizio Billi/Max Wilson (Mercedes AMG GT3/Team RC – GT3) – 1:26.587 
  16. Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes AMG GT3/Tech Force) – 1:28.281
  17. Eric Santos/João Tesser/Giuliano Bertuccelli (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart – GT4) – 1:33.616
  18. Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart – GT4) – 1:33.638
  19. Fernando Gorayeb/Witold Ramasauskas (Audi RS3 LMS/MC Tubarão – GT4) – 1:34.290
  20. Kim Camelo/Enzo Visconde/Henry Visconde (BMW M2 CS/MC Tubarão – GT4) – 1:35.842
  21. Marcelo Servidone/Andrew Maciel (Audi A3/Mamba Negra – GT4) – 1:45.170

SOBRE O IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL

O Império Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2024 são Cerveja Império, Stuttgart Porsche, Pirelli e Eurobike.

Texto: Geferson Kern

You may also like