Projeto de Tóquio visa ampliar troca de baterias para caminhões elétricos

por Green Car Reports

A startup Ample, sediada na Califórnia, está buscando implementar sua tecnologia de troca de baterias em frotas de caminhões de entrega elétricos em Tóquio.

A Ample abriu suas primeiras estações de troca de baterias japonesas no início de 2024 em Kyoto, mas esta última implantação parece aumentar consideravelmente as coisas. Em um comunicado à imprensa publicado na quarta-feira, a Ample disse que construiria uma rede de estações em Tóquio, cada uma suportando mais de 100 veículos. Não está sendo faturado como um programa piloto, então a rede pode ter uma vida útil indefinida.

Os veículos serão fornecidos pela Mitsubishi e pela Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, uma entidade corporativa separada de propriedade da Daimler Trucks que se concentra em veículos comerciais. Os caminhões-baú desta última são uma visão comum em rotas de entrega locais nos EUA

Mitsubishi Fuso eCanter EV trocando baterias
Mitsubishi Fuso eCanter EV trocando baterias

O carregamento de VE mais acessível é parte de como Tóquio planeja atingir a meta de cortar as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030, observou o comunicado. A troca de baterias consegue contornar um obstáculo que as estações de carregamento rápido também compartilham — exigindo cargas maiores da rede, em locais onde pode não estar disponível. A solução é extrair uma carga menor e constante para carregar os pacotes usados. 

Os módulos de bateria usados ​​pela Ample usam seus próprios módulos de bateria NMC , a empresa disse ao Green Car Reports, e continua a projetar seus pacotes como substituições drop-in que permitem resfriamento líquido e não exigem mudanças significativas nos veículos. Como os pacotes são carregados lentamente como parte do modelo, eles também não enfrentam o carregamento rápido de alta taxa, que de outra forma representa o maior desafio de resfriamento para baterias. 

Desde seu surgimento em 2021, a Ample tem trabalhado principalmente com frotas, alegando que pode economizar tempo para motoristas que poderiam gastar 25% de sua semana de trabalho em estações de carregamento, devido em grande parte à falta de carregamento confiável durante a noite.

Ampla estação de troca de baterias de 2ª geração
Ampla estação de troca de baterias de 2ª geração

O hardware da Ample depende de módulos de bateria comuns que podem ser adaptados a diferentes veículos , algo que foi inicialmente demonstrado com o Nissan Leaf , seguido pelo anúncio das primeiras implantações do caminhão elétrico Mitsubishi Fuso eCanter em 2023. No mesmo ano, a Ample revelou um sistema de troca de bateria de segunda geração que reduziu o tempo de troca para cinco minutos . Ela também não se afastou totalmente dos veículos de passeio e atualmente está testando uma frota piloto de 100 Fiat 500e EVs com o sistema.

Ample é uma das poucas empresas com uma visão séria para troca de baterias fora da China, onde a Nio afirma ter construído milhares de estações de troca para seus EVs ao longo dos principais corredores rodoviários. A montadora está fazendo parceria com o fornecedor de baterias CATL para aumentar ainda mais a rede de estações de troca, enquanto faz lobby por padrões nacionais na China que tornariam mais fácil para outras marcas se juntarem.

You may also like