Por Eric Smith
Graham Rahal terminou a temporada 2024 da NTT INDYCAR SERIES em 18º lugar em pontos, seu menor resultado no campeonato desde o 19º lugar em 2014. Rahal conseguirá voltar à liderança em 2025?
Às vezes, a história se repete.
Rahal tem uma seca de 126 corridas sem vitórias que remonta à varredura de rodada dupla em junho de 2017 no Belle Isle Park. Mas ele entrou na temporada de 2015 com uma sequência de 123 corridas sem vitórias e venceu no Auto Club Speedway e no Mid-Ohio Sports Car Course, levando a um quarto lugar na classificação da INDYCAR SERIES.
“Francamente, quando demora tanto tempo para estar na posição em que estou sem uma vitória, o desejo fica cada vez mais forte”, disse Rahal. “Isso também se torna um incômodo.”
Vencer uma corrida da NTT INDYCAR SERIES é um grande desafio, um problema complexo de resolver. O campo está tão competitivo como sempre, forçando a perfeição em todas as facetas de equipes e pilotos.
As posições de qualificação são determinadas por milésimos de segundo. As corridas devem ser executadas em alto nível, sem erros na pista e no pit road.
Mesmo assim, fins de semana perfeitos nem sempre rendem troféus.
“A diferença é como a sorte desempenha um papel”, disse Rahal. “No meio de um inning de beisebol, você não recebe uma bandeira amarela. Essa é a verdade. Nas corridas, algumas pessoas têm toda a sorte, e outras não têm nenhuma. Isso é uma coisa real.
“Você não precisa apenas lançar um jogo perfeito nas corridas, mas também precisa ter a sorte do seu lado em todos os aspectos, e não é algo fácil de se ter. Não posso dizer que tive sorte desde 2015. Talvez ela se recupere e seja favorável, mas mesmo neste último ano para mim, houve corridas em que fomos muito competitivos. Às vezes você faz tudo perfeitamente, e simplesmente não sai do seu jeito. Isso está se tornando cada vez mais difícil.
“Eu realmente sinto que aos domingos, sou um dos melhores pilotos aqui. Eu realmente sinto que quando se trata do dia da corrida, não há muitos pilotos que conseguem fazer uma corrida inteira como eu. Infelizmente, tivemos muitos quase acidentes, e isso é uma grande frustração quando ele continuamente salta na direção errada.”
Rahal, que tem um top 10 em quase 50 por cento de suas 292 largadas na carreira, nunca perdeu a fé na equipe Rahal Letterman Lanigan Racing. Muitas vezes, ganhos em uma área como circuitos de estrada e rua podem comprometer o desempenho em ovais, ou vice-versa. Margens minúsculas são a batalha que a RLL está travando.
“Eu acho que o que as pessoas deixam de mencionar sobre o nosso time é que a direção está correta”, disse Rahal. “As coisas estão melhorando. As pessoas não se lembram de que nosso time deu um grande passo à frente. Elas querem nos derrubar e nos chutar quando estamos caídos, mas nunca recebemos o elogio que merecemos quando você olha o quanto melhoramos em muitos aspectos. Estamos melhorando de muitas maneiras, e acho que poderíamos usar outra offseason realmente boa.”
Louis Foster, o campeão do INDY NXT by Firestone de 2024, foi contratado em 9 de outubro pela RLL. Rahal foi o quarto mais rápido em 11 de outubro no teste oval da NTT INDYCAR SERIES no Indianapolis Motor Speedway.
“Continuamos investindo em nosso desempenho com nosso grupo de P&D”, disse o coproprietário da RLL, Bobby Rahal. “Temos sido bem competitivos nos circuitos de estrada e de rua. Ainda lutamos um pouco nos ovais, mas acho que temos uma boa noção de onde precisamos estar.
“Trouxemos de volta Todd Malloy, que na verdade foi o engenheiro de Graham na primeira corrida que Graham venceu. Mas Todd é um bicampeão da Indy 500 como engenheiro, e ele é meio que nosso engenheiro chefe de corrida agora. Estou muito animado com isso porque conheço Todd há muitos anos, e ele é um cara muito esperto.
“É tudo sobre melhorar nosso desempenho na pista oval. E as corridas não foram tão ruins. Continuamos fazendo o que podemos para melhorar a nós mesmos. Acho que Louis (Foster) faz parte disso, francamente. Há muita experiência com Graham, que tem uma ótima sensibilidade para preparar carros para a corrida, em particular.
“Acho que a combinação dos dois e quem quer que possamos atrair para o terceiro assento, acho que é… naturalmente temos grandes expectativas para 2025.”
Fonte: Indycar