Problema no cinto destrói chances de título de Power

por Indycar

Por Eric Smith

Will Power viu suas aspirações ao campeonato da NTT INDYCAR SERIES de 2024 frustradas por causa de um cinto de segurança defeituoso no início do Big Machine Music City Grand Prix, apresentado pela Gainbridge, no domingo.

O bicampeão da série, Power, chegou à final da temporada 33 pontos atrás de Alex Palou na liderança do campeonato e abriu 20 posições à frente de Palou, que largou em 24º no Honda nº 10 da DHL Chip Ganassi Racing.

Dirigindo a velocidades próximas a 200 mph, o cinto de segurança de Power saiu enquanto ele dirigia seu Verizon Business Team Penske Chevrolet nº 12. O momento assustador forçou Power a ir para os boxes na volta 12 do evento de 206 voltas, essencialmente acabando com suas chances de título.

“Na verdade, ele simplesmente estourou como uma falha”, disse Power. “Ele não se soltou; ele estourou. Eu estava no meio de uma batalha, e então senti que ele estourou. Eu sabia que tinha que ir para os boxes. Foi uma situação bem ruim, na verdade. Se eu batesse no muro, um pouco de pressão do meu corpo poderia ser jogada para fora do carro.”

Power perdeu cinco voltas durante os reparos, deixando-o em último entre os 27 competidores que correm no Nashville Superspeedway. Ele terminou em 24º, oito voltas atrás, entregando o título a Palou, que se tornou o primeiro campeão repetido desde o reinado de três anos de Dario Franchitti, de 2009 a 2011.

Dois desses três campeonatos de Franchitti foram nas mãos da Power.

Power liderava Franchitti por 12 pontos entrando na final da temporada de 2010, mas um acidente na volta 143 da corrida final no Homestead-Miami Speedway deixou Power em 25º. Franchitti terminou em oitavo, conquistando seu segundo campeonato consecutivo.

Um ano depois, Power liderou Franchitti novamente, dessa vez por 11 pontos. Franchitti terminou em segundo lugar no Kentucky Speedway, enquanto Power ficou em 19º, para seu terceiro título consecutivo.

Em 2012, Power liderou Ryan Hunter-Reay por 17 pontos. Power caiu no final da temporada no Auto Club Speedway, terminando em 24º. Hunter-Reay venceu seu primeiro campeonato com um quarto lugar.

Onde um mau funcionamento do cinto de segurança se encaixa na lista de maneiras devastadoras de perder um título?

“Essa foi estranha”, disse Power. “Quero dizer, todo mundo teve falhas. (Alex) Palou teve uma em Milwaukee. Mas isso é estranho porque é um fecho que temos usado. O que acontece se eu tiver um acidente em algum momento? Foi apenas um fecho defeituoso? Não sei, mas temos que investigar bem a fundo.”

Power disse que o cinto de segurança se soltou novamente mais tarde na corrida, levando-o para o pit stop para um segundo pit stop não programado.

“Depois de uma segunda vez, eu pensei, ‘Tem algo errado com isso.’ Isso nunca tinha acontecido comigo antes. Estranho.”

Power deixou Nashville com uma perspectiva positiva para a temporada de 2024, optando por olhar para um cenário mais amplo do que o que estava em jogo.

“Muito satisfatório”, ele disse. “Três vitórias em corridas, uma em um oval, algumas em circuitos de estrada. Também tive uma vitória dominante. Apenas um bom ano para toda a equipe.

“Obviamente, adoraríamos ganhar o campeonato, e acho que todos nós tínhamos potencial. É que Palou é muito, muito bom. Ele é muito comedido. Ele é um cara difícil de vencer.”

Kirkwood lidera a maioria das voltas e termina em quarto

Kyle Kirkwood evitou muitos problemas após seu acidente final de treino na noite de sábado. Horas depois de Kirkwood marcar seu primeiro prêmio NTT P1 da temporada, ele bateu na barreira SAFER da curva 4 com três minutos restantes na sessão.

Sua equipe Andretti Global arrasou com o Honda AutoNation nº 27 até altas horas da noite, reconstruindo o carro por volta da 1h da manhã no horário local.

Kirkwood começou a corrida de domingo na primeira posição e terminou em quarto depois de liderar 67 das 206 voltas.

“Caramba, eu aceito isso”, ele disse quando lhe contaram que liderou a maioria das voltas. “Foi de partir o coração ontem à noite saber que tínhamos um carro tão bom e acabamos no muro. Tivemos que consertar o carro, e navegamos limpos hoje. O carro foi incrível.”

Kirkwood teve uma parada onde o contato ocorreu em seu carro na noite de sábado. O incidente não quebrou nenhuma parte aerodinâmica, com a asa inferior, a asa dianteira e a maior parte da carroceria escapando da carnificina.

“A asa traseira foi a única coisa importante que tivemos que mudar”, disse Kirkwood. “Todo o resto é bem intercambiável.”

Um carro da Andretti Global na pista da vitória com Colton Herta em um dia em que outro carro da Andretti largou na pole é algo que Kirkwood disse que a organização pode aprender e levar para a próxima temporada.

“Essa é a principal coisa da confiança saindo da temporada”, ele disse. “Temos sido muito, muito fortes. Sinto que estamos dando um passo constante para cima. Espero que essa tendência continue durante a offseason, e que apareçamos em St. Pete com foguetes. Esse é o objetivo, mas essa é uma boa confiança para os caras.”

O’Ward termina em segundo lugar na final

Pato O’Ward chegou a 1,8106 segundos de marcar sua segunda vitória nas três últimas corridas da temporada. O’Ward foi vitorioso em 31 de agosto em Milwaukee Mile e terminou em segundo lugar no domingo em seu No. 5 Arrow McLaren Chevrolet para Herta.

“É um ótimo final de temporada e um pouco de ímpeto entrando na offseason, mas temos trabalho a fazer”, disse ele. “Vamos abaixar a cabeça e melhorar os carros para desafiar o campeonato mais uma vez no ano que vem. Espero que desta vez estejamos no topo.”

O’Ward terminou em quinto na classificação após terminar em quarto na temporada passada. Seu melhor resultado foi o terceiro em 2021.

Ele venceu três das 17 corridas desta temporada, começando com o Firestone Grand Prix de St. Petersburg, de abertura da temporada, apresentado pela RP Funding. O’Ward também foi vitorioso na estreia da unidade de potência híbrida em 7 de julho no Mid-Ohio Sports Car Course.

Nashville foi seu terceiro segundo lugar na temporada, juntando-se à 108ª edição da Indianápolis 500 apresentada pela Gainbridge e à Hy-Vee Homefront 250 apresentada pela Instacart em 13 de julho no Iowa Speedway.

Chevrolet conquista título de fabricante

A Chevrolet venceu o NTT INDYCAR SERIES Manufacturers Championship pela terceira temporada consecutiva. Vencer o Manufacturer Championship de 2024 marca a nona vez que a Chevrolet conquistou o cobiçado prêmio desde seu retorno à competição INDYCAR SERIES em 2012.

“Este é um momento de orgulho para todos na Chevrolet”, disse o presidente da GM, Mark Reuss. “O esforço dos engenheiros de competição e propulsão da GM Motorsports, junto com nossos parceiros na Ilmor, para entregar potência e confiabilidade no motor Chevy 2.2 litros V6 INDYCAR foi extraordinário.

“Este campeonato é realmente um esforço combinado e não poderia ter sido realizado sem o trabalho em equipe, preparação e execução das cinco equipes Chevrolet: Team Penske, Arrow McLaren, Ed Carpenter Racing, AJ Foyt Racing e Juncos Hollinger Racing. Parabéns às nossas equipes e pilotos, e obrigado à INDYCAR por proporcionar uma série incrivelmente competitiva.”

Momento de vitória para a família Hunt

David Hunt é um observador de longa data da NTT INDYCAR SERIES. Ele observa Colton Herta e Sunday ajudou a guiar o No. 26 Gainbridge Honda para a vitória.

Hunt teve um momento especial na pista da vitória no Nashville Superspeedway. Sua filha, Emilee, trabalha para a Chip Ganassi Racing e também estava comemorando um campeonato com Palou no mesmo espaço.

A dupla pai e filha comemorou a vitória do pai e o campeonato da filha.

“Isso torna isso muito especial”, disse David Hunt. “Eu sabia que um dia desses eu conseguiria uma vitória, mas conseguir uma vitória no mesmo fim de semana em que ela ganha um campeonato, esse é um momento muito especial.

“Corridas estão no sangue da nossa família há muito tempo, então é extremamente importante para nós termos esse sucesso juntos. Foi um ótimo dia. É um ótimo dia para a família.”

Diversos

  • Entre as nove vitórias de Herta na NTT INDYCAR SERIES, três (33 por cento) ocorreram em finais de temporada. Ele venceu a final de 2019 no WeatherTech Raceway Laguna Seca, a corrida final de 2021 nas ruas de Long Beach e a última corrida de domingo em Nashville.
  • Alexander Rossi terminou em 15º em sua largada final no No. 7 Arrow McLaren Chevrolet. A equipe anunciou no início deste verão que Christian Lundgaard pilotará o carro na próxima temporada, juntando-se a Pato O’Ward e Nolan Siegel como pilotos em tempo integral. Rossi não venceu em sua passagem de dois anos (2023-24) com a Arrow McLaren, mas teve nove resultados entre os cinco primeiros e 21 resultados entre os 10 primeiros em 33 largadas que pagaram pontos.
  • Lundgaard terminou em 19º em sua largada final pilotando o No. 45 Hy-Vee Honda para a Rahal Letterman Lanigan Racing. Lundgaard fez sua estreia na NTT INDYCAR SERIES com a equipe no circuito de 2,439 milhas e 14 curvas do Indianapolis Motor Speedway em agosto de 2021. Ele se classificou em quarto e terminou em 12º. Ele fez 51 largadas com a RLL, conquistando uma vitória (Toronto 2023), três pódios, sete top-fives e 21 top-10s.
  • Linus Lundqvist terminou em oitavo no domingo, mas já conquistou as honras de Novato do Ano da NTT INDYCAR SERIES em Milwaukee Mile. Esta é a segunda temporada consecutiva em que um piloto da Chip Ganassi Racing ganhou as honras de novato, com Marcus Armstrong garantindo a coroa em 2023. Outros pilotos da CGR a serem nomeados Novato do Ano são Felix Rosenqvist (2019), Juan Montoya (1999), Alex Zanardi (1996) e Eddie Cheever (1990).
  • A equipe de box nº 12 da Penske venceu o prêmio Firestone Pit Stop Performance Award pelo terceiro ano consecutivo. Essa distinção é apresentada à equipe da NTT INDYCAR SERIES que pontua mais no Pit Stop Performance Award durante a temporada. As equipes recebem pontos em cada corrida pelo menor tempo médio no pit lane durante cada evento. Concedido ao piloto que avança mais posições cumulativas durante a temporada, o vencedor recebe US$ 25.000.
  • O mecânico chefe da Palou, Ricky Davis, ganhou seu sexto prêmio de Mecânico Chefe do Ano, líder da série. Este prêmio é entregue à equipe vencedora do campeonato em nome do mecânico chefe a cada temporada desde 1997.
  • Rinus VeeKay completou o maior número de voltas nesta temporada, 2.522 de 2.551 voltas. Herta foi o segundo melhor, completando 2.516 voltas.
  • Os cinco prêmios NTT P1 de McLaughlin nesta temporada são os melhores da série. Herta e Palou tiveram três cada, Josef Newgarden dois, e Santino Ferrucci, Kirkwood, Rosenqvist e Lundqvist um cada.
  • McLaughlin terminou em terceiro na classificação final nos últimos dois anos, o que o deixou como o melhor piloto da Equipe Penske na classificação final em ambas as temporadas.

Fonte: Indycar

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