O Pioneer 25 da Extreme H foi testado por um piloto bastante inesperado na segunda-feira, quando Sua Alteza Real o Príncipe Albert II de Mônaco assumiu o volante do carro de corrida movido a hidrogênio.
Segundo Dominik Wilde para a revista Racer, o Príncipe Soberano experimentou o carro nas ruas de Mônaco, dirigindo do Palácio do Príncipe até o Hotel Hermitage. O propósito da demonstração foi mostrar o carro – que correrá na primeira competição de corrida movida a hidrogênio do mundo no ano que vem – antes do Fórum Anual da Monaco Hydrogen Alliance, que ocorreu no destino do Príncipe e foi aberto por ele depois.
“O hidrogênio representa um caminho importante para um futuro sustentável, oferecendo soluções para reduzir emissões em vários setores”, disse o príncipe Albert II. “Foi um prazer ser um dos primeiros a testar este carro de corrida notável, aqui em Mônaco, um país que tem orgulho de sediar as corridas mais icônicas da Fórmula 1 e Fórmula E.
“Como mostra o Extreme H, a inovação no automobilismo pode ser uma força motriz para o progresso global, inspirando ações muito além das pistas de corrida.”
Fã famoso de automobilismo, o príncipe Albert II também é um defensor da energia limpa e da sustentabilidade, o que torna a corrida de segunda-feira pelas ruas de Mônaco com a Pioneer 25 bastante adequada.
“A liderança do Príncipe Albert II em causas ambientais nos inspira a todos”, disse o fundador da Extreme H, Alejandro Agag. “Seu apoio à Extreme H reforça a mensagem de que a inovação do hidrogênio pode desbloquear soluções para alguns dos desafios mais urgentes do mundo.
“O passeio simbólico de hoje por Mônaco é uma prova do potencial transformador do hidrogênio.”
Uma ligação entre a realeza e a Extreme H (e sua antecessora Extreme E) não é nenhuma novidade. Em 2021, William, Príncipe de Gales, testou a Extreme E Odyssen 21 no Circuito de Knockhill, na Escócia. Assim como o Príncipe Albert desta vez, o Príncipe William foi informado e treinado pela vencedora da corrida Extreme E, Catie Munnings, antes de entrar no carro. O Príncipe Khalid Bin Sultan Al Abdullah Al Faisal da Arábia Saudita também tem sido um visitante frequente das corridas Extreme E realizadas no Reino.