Por Dominik Wilde
Sam Bird ficou com fome de mais depois de experimentar o novo sistema de tração nas quatro rodas da Fórmula E durante os testes de pré-temporada no circuito espanhol de Jarama
A tração nas quatro rodas entrará em jogo quando a reserva de potência total de 350 kW das máquinas Gen 3 Evo for desbloqueada em duelos de qualificação e após a ativação do Modo de Ataque. Depois de um gostinho desse grunhido extra, o piloto da NEOM McLaren deseja que fosse o ponto de partida para a Fórmula E em vez de ser um fator estratégico alternativo.
“Quando você está correndo com um carro com tração nas quatro rodas, o carro ganha vida. É muito divertido; é muito legal”, disse Bird. “Eu adoraria que fosse permanente. Quer dizer, seria legal se 350 tração nas quatro rodas fosse o que você corresse para as corridas, e então se tivéssemos 450 ou 500 quilowatts para a qualificação — isso seria loucura.
“É a maneira como você consegue sair das curvas, com certeza. Vai ser incrível.”
Quanto às perspectivas de sua própria equipe, Bird estava confiante de que há “mais tempo para mostrarmos” após um início promissor de testes de pré-temporada para NEOM McLaren. Durante boa parte dos três primeiros dias de corrida, Bird e seu companheiro de equipe Taylor Barnard apareceram na metade superior das planilhas de tempo enquanto trabalhavam em vários itens de desenvolvimento com suas novas máquinas GEN3 Evo com motor Nissan durante o teste de quatro dias.
“Estou impressionado com o trabalho que conseguimos fazer”, disse Bird à RACER. “Obviamente, não se trata apenas de ser o mais rápido — estamos passando por um programa que projetamos antes de chegar aqui e, até agora, estamos muito felizes com o trabalho que fizemos.”
“Tudo o que fizemos, fizemos por um motivo”, disse Bird. “Mais uma vez, estou feliz com o trabalho que fizemos. Não posso dizer muito mais sobre o que estávamos fazendo nas corridas, obviamente, mas cruzamos os Ts e pontuamos os Is naquele trabalho. E amanhã faremos um trabalho diferente.”
Mas, embora Bird e Barnard tenham acumulado muitos quilômetros sem problemas e os dados que os acompanham, o quadro geral permanece obscuro, com os programas das próprias equipes sendo envoltos em segredo e os novos pneus Hankook da Fórmula E fornecendo outro novo elemento para se familiarizar além do carro renovado.
“É muito cedo para dizer”, disse Bird. “Acho que essa é uma pergunta que seria melhor feita depois de três ou quatro corridas, não no primeiro dia e meio da pré-temporada. Não sei onde estamos em comparação com os concorrentes, porque o pneu está tão pico que não sei quem usou mais pneus, quem fez mais voltas de 350 (kW), quem teve uma pista limpa, quem não teve.
“Há mais tempo para mostrarmos — suponho que dessa forma teremos tempo no bolso se quisermos. E com relação à eficiência, ainda não sabemos, porque ninguém está mostrando sua mão com isso também.”
Bird é um dos pilotos mais experientes da Fórmula E, com 128 largadas e 12 vitórias, ambas o colocando em terceiro lugar geral nessas respectivas listas, mas do outro lado da garagem está um dos pilotos mais jovens da série. Depois de estrelar uma temporada de três corridas enquanto Bird estava afastado por lesão na temporada passada, Barnard não é um novato no verdadeiro sentido da palavra, e Bird ficou impressionado com seu novo companheiro de equipe.
“Ele fez três corridas brilhantes no ano passado, quando sofri um acidente em Mônaco. Ele se encaixou perfeitamente na equipe”, disse Bird sobre Barnard. “Todos aqui realmente gostam de trabalhar com ele, assim como eu. Ele é extremamente rápido, tem uma cabeça sábia sobre ombros jovens e estou ansioso para ter uma ou duas temporadas ao lado de Taylor.”
Em pouco menos de um mês, a temporada de Fórmula E começa em São Paulo. Foi o local da vitória mais recente de Bird, e a primeira da McLaren, o que lhe dá confiança para repetir o desempenho.
“Eu tive alguns resultados decentes no Brasil, obviamente”, ele disse, relembrando sua última curva, última volta ultrapassando Mitch Evans para a vitória na temporada passada. “Eu tive um terceiro lugar e uma vitória lá, então algo parecido seria legal.”
Fonte: Racer.com