
O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA se reuniu hoje, 26 de fevereiro, para sua primeira reunião de 2025. Presidido pelo presidente Mohammed Ben Sulayem, os membros do WMSC se reuniram globalmente por meio de videoconferência.
Em seu discurso de abertura, o presidente da FIA definiu as prioridades para o novo ano, reconhecendo as bases sólidas estabelecidas pela FIA em 2024 e destacando o trabalho que continuará este ano para construir essas bases ao longo de 2025. Foi dada ênfase particular ao crescimento da acessibilidade e à entrega de regulamentações fortes e claras que protejam e aprimorem o automobilismo.
Dando as boas-vindas e agradecendo aos Membros pelos seus esforços, o Presidente dirigiu-se ao Conselho Mundial, dizendo:
“Em 2024, celebramos 120 anos de conquistas da FIA. Em 2025, continuaremos avançando, levando isso ao próximo nível, impulsionando a inovação, expandindo nossa expertise e nos unindo para oferecer um automobilismo mais seguro, emocionante e sustentável. No meu manifesto, prometi regulamentações fortes e uma FIA respeitada, e estamos bem encaminhados para entregar isso.
“Estamos dando nova vida aos nossos campeonatos por meio de inovações, parcerias e novos acordos.”
O presidente Ben Sulayem também compartilhou detalhes do amplo trabalho que está sendo realizado para investir no futuro dos sete Campeonatos Mundiais da FIA, em particular por meio do treinamento e suporte de Oficiais, observando:
“O automobilismo prospera graças a voluntários e oficiais dedicados. No início deste mês, demos as boas-vindas a mais de 230 participantes no primeiro FIA Officials Summit desde 2020, com o encontro marcando o primeiro evento educacional em larga escala oferecido pelo novo departamento de oficiais. Estamos prontos para a temporada de 2025 — uma temporada de competição segura, justa e bem regulamentada.”
Inaugurando um ano de respeito, os membros do Conselho Mundial compartilharam seu apoio aos esforços da FIA em manter o código de conduta para promover as melhores práticas de esportividade, incluindo expectativas em torno de linguagem e comportamento, em linha com a posição tomada pelos órgãos reguladores internacionais em toda a comunidade esportiva.
Como modelos para jovens fãs de automobilismo e embaixadores para o mundo esportivo em geral, a maneira como os pilotos agem na pista e no paddock é importante, e o código de conduta inclui expectativas em torno de linguagem que pode ser vista como ofensiva ou inapropriada por muitos, ou atos que podem ser considerados prejudiciais ao esporte.
O presidente Ben Sulayem disse: “Nosso papel como reguladores e guardiões da essência do automobilismo exige que nos manifestemos contra todas as formas de assédio aos atletas e tomemos medidas firmes contra isso.
“Em todos os níveis, nosso esporte é sustentado pelo respeito, e peço à comunidade esportiva que considere o impacto de suas ações tanto online quanto offline.”
A campanha Unidos Contra o Abuso Online da FIA está comprometida em abolir o abuso online e o discurso de ódio direcionados aos atletas e une federações esportivas, governos nacionais, reguladores e plataformas de internet para reprimir os danos virtuais.
A seguir está um resumo das decisões tomadas na reunião do WMSC de hoje:
Estratégias obrigatórias de 2 paradas em Mônaco
O WMSC analisou uma proposta referente à implementação de uma estratégia obrigatória de duas paradas (em condições secas e molhadas) para o GP de Mônaco, com o objetivo principal de melhorar o espetáculo esportivo desta corrida.
Após discussões recentes na Comissão de F1, um requisito específico para o GP de Mônaco foi aprovado, exigindo o uso de pelo menos três jogos de pneus na corrida, com um mínimo de dois compostos de pneus diferentes a serem usados se for uma corrida seca.

Visão 2030: uma nova estratégia para o crescimento e sucesso do automobilismo global
Aprovada pelos membros do WMSC, a Visão 2030 da FIA define a estratégia para o automobilismo nos próximos cinco anos, oferecendo um roteiro dinâmico para promover acessibilidade, inovação e sustentabilidade, preservando ao mesmo tempo o espírito de competição.
Com o fortalecimento do automobilismo, dos clubes membros e das partes interessadas no esporte em mente, a estratégia foi desenvolvida sob a supervisão do Secretário Geral do Esporte, Valerio Iachizzi, e foi projetada para ser adaptável às mudanças globais, às tecnologias em evolução e à contribuição da comunidade global do automobilismo.
Estruturado em torno de cinco pilares principais, o Vision 2030 foi projetado para trabalhar de forma coesa para atender às crescentes demandas do automobilismo.
- Acessibilidade global, diversidade e inclusão: abrindo portas e quebrando barreiras, levando o automobilismo a todos os cantos do mundo
- Inovação, tecnologia, avanço e educação: ultrapassando os limites do que é possível enquanto lideramos a mudança para criar um futuro mais inteligente, limpo e eficiente
- Sustentabilidade e liderança ambiental: reduzindo nossa pegada e liderando pelo exemplo. O automobilismo como uma força para a mudança positiva
- Crescimento financeiro e reinvestimento: garantindo o futuro do automobilismo para amanhã
- Fortalecendo a marca FIA: criando conexões poderosas e duradouras
Essa estratégia impulsionará o crescimento e a relevância, garantindo que o automobilismo continue sendo um líder global em entretenimento, inovação, acessibilidade e sustentabilidade para as gerações futuras.
Juntamente com os pilares, a Visão 2030 estabelece sete objetivos principais para a FIA nos próximos cinco anos:
- Expandir a acessibilidade e o alcance globais
- Promover a inovação e a tecnologia no automobilismo
- Promover a sustentabilidade ambiental em todas as atividades e áreas da FIA
- Melhorar a educação, a diversidade e a inclusão na comunidade do automobilismo
- Garantir a sustentabilidade financeira a longo prazo, o crescimento e o reinvestimento
- Liderar o desenvolvimento de padrões globais de automobilismo
- Promover parcerias mais fortes com as principais partes interessadas
A medição do progresso e do sucesso será fundamental para garantir a implementação eficaz e a adaptabilidade, com refinamento bienal da estratégia, revisões regulares e monitoramento de resultados ocorrendo ao longo do período de cinco anos.
O Fundo de Desenvolvimento do Presidente sinaliza maior apoio e empoderamento regional para os Clubes Membros
Os membros do WMSC receberam uma visão geral do Fundo de Desenvolvimento do Presidente, que fornecerá aos clubes membros suporte colaborativo e plurianual para projetos de alto impacto selecionados por sua capacidade de fazer uma diferença duradoura.
Com foco em quatro áreas principais — Cross Car acessível, automobilismo em uma caixa, eSports e kart — a quantia anual de £ 750.000, apoiada por fundos desviados do orçamento de viagens presidenciais e administrada pelo departamento do Secretário Geral de Esportes, continuará contribuindo para o objetivo da FIA de dobrar a participação no automobilismo, aumentar a acessibilidade e a diversidade, aumentar a atividade de base e continuar a impulsionar a inovação esportiva.
Simplificação das Comissões do Campeonato Mundial e estrutura do Comitê WMSC discutida
Os membros do WMSC discutiram a necessidade de simplificação das estruturas da Comissão e do Comitê, concordando que o sistema atual é pouco claro e inacessível. A simplificação e o fornecimento de uma estrutura clara e focada em soluções fornecerão clareza, ao mesmo tempo em que beneficiarão os membros e clubes que tomam decisões. Foi acordado que um grupo de trabalho para discutir o processo de simplificação será criado, com a nova estrutura a ser proposta na próxima reunião do WMSC em junho.
Atualizações regulatórias:
CAMPEONATO MUNDIAL DE FÓRMULA E ABB FIA
Após um processo de licitação completo, a ABB, atual fornecedora de carregadores para a série de monopostos totalmente elétricos, foi nomeada fornecedora de carregadores para a era GEN4 (temporadas 13 a 16) da Fórmula E, a partir de 2026.

COMISSÃO DE ESPORTES DE ESTRADA
Para coincidir com o início do Campeonato Nacional Indiano e a qualificação para a Copa da Ásia APRC, o Rally do Sul da Índia, segunda etapa do Campeonato de Rally da Ásia-Pacífico da FIA, foi adiado por duas semanas.

Devido a ajustes de agendamento, o Historic Vltava Rallye, segunda rodada do FIA European Historic Rally Championship, foi adiado em um dia. Originalmente programado para acontecer em 25 e 26 de abril, o evento agora acontecerá de 26 e 27 de abril.

Comissão GT: Copa do Mundo FIA GT definida para um novo formato de qualificação; data confirmada
A data da oitava edição da Copa do Mundo FIA GT, realizada como parte do Grande Prêmio de Macau, foi confirmada para 13 a 16 de novembro de 2025.
Após uma revisão aprofundada, incorporando o feedback dos competidores, o formato de qualificação da FIA GT World Cup foi revisado. Além da sessão de qualificação de 30 minutos conhecida das edições anteriores (Q1), um segundo segmento de qualificação (Q2), reservado para os dez melhores pilotos da primeira sessão, foi adicionado.
A sessão Q2 será realizada no formato ‘Super Pole’, com cada piloto indo para a pista individualmente para um total de duas voltas de qualificação, e cada competidor também poderá usar um novo conjunto de pneus naquela sessão.
O restante da programação do evento permanecerá o mesmo das edições anteriores, com uma corrida classificatória de 12 voltas seguida por uma corrida principal decisiva da Copa do Mundo FIA GT de 16 voltas.

Comissão de Carros de Turismo: nova competição de fim de temporada, reunindo os melhores dos níveis nacional e regional
A introdução da Final do Ranking Mundial FIA TCR, uma nova competição autônoma de carros de turismo de fim de temporada que reúne os melhores pilotos do Sistema de Ranking Mundial TCR (excluindo competidores em tempo integral do Kumho FIA TCR World Tour) foi validada. A edição inaugural será realizada em Vallelunga de 21 a 23 de novembro, uma semana após a conclusão da temporada de oito eventos do World Tour.
O sistema de classificação mundial TCR foi introduzido pelo WSC Group, detentor dos direitos comerciais da TCR, antes da temporada de 2023 e leva em consideração uma ampla gama de competições de máquinas TCR que acontecem no mundo todo, desde o Kumho FIA TCR World Tour até competições regionais e nacionais, com as classificações atualizadas semanalmente.

Comissão de deriva
O conselho aprovou novas especificações de veículos para carros de drifting. Além do primeiro padrão comum de veículos para carros de drifting, conhecido como DC1, que é reservado para os veículos mais potentes que participam de competições de alto nível, dois novos conjuntos de especificações que fornecem uma estrutura técnica para níveis de entrada e intermediários do esporte, com foco em segurança e acessibilidade, também foram introduzidos.
Os regulamentos DC3 foram projetados para competições de nível de entrada, formando a base da pirâmide de drifting. Os regulamentos estabelecem padrões mínimos de segurança para veículos, ao mesmo tempo em que garantem que os custos permaneçam baixos, pois os veículos permanecerão próximos em especificações aos carros de rua. O padrão DC2 serve como uma etapa intermediária entre as classes DC3 e DC1, preenchendo a lacuna entre o nível de base e o drifting profissional.
