FIA Motorsport Games – Rally Histórico

por FIA

Dez equipes representando seis nações disputarão as três medalhas de ouro disponíveis na classe Rally Histórico nos Jogos de Automobilismo da FIA de 2024, realizados em Valência, Espanha, de 23 a 27 de outubro, com carros lendários como o Audi quattro e o Ford Escort RS1800 prontos para brilhar. 

Adicionando uma mistura gloriosa de máquinas clássicas ao evento, a categoria está aberta a carros de rali homologados entre 1970 e 1981. As inscrições também devem possuir um Passaporte Técnico Histórico (HTP) da FIA válido e cumprir com os regulamentos do Apêndice K da FIA para garantir que sejam autênticos para os carros que enfrentaram eventos como o Campeonato Mundial de Rally da FIA meio século atrás.  Enquanto a divisão Rally Histórico estreou na segunda edição dos Jogos em 2022, desta vez, há o triplo do número de medalhas a serem conquistadas. Em Marselha, dois anos atrás, a programação consistia puramente em etapas de asfalto. Nesta edição, os pilotos competirão pela glória em provas separadas de asfalto, cascalho e superfícies mistas. 
 

Rally Histórico Geral
 
Todas as seis nações participarão da disciplina de superfície mista. Suas equipes devem navegar seis etapas de cascalho e seis de asfalto mais suave, além de duas etapas superespeciais realizadas no centro principal dos Jogos no Circuito Ricardo Tormo. Os três primeiros nos tempos combinados então avançam para a crítica Etapa de Medalha no domingo.
 
Para a final, as equipes correrão cabeça a cabeça em um novo percurso no estilo Rallycross no circuito para determinar quem ganha ouro, prata e bronze. Para todas as etapas, os layouts precisos não foram divulgados para garantir a imparcialidade esportiva.
 
De volta para defender uma medalha de ouro conquistada de forma dominante na França em 2022 está a dupla italiana Andrea “Zippo” Zivian e o copiloto Nicola Arena. Ostentando uma lista impressionante de honras que incluem notavelmente títulos consecutivos do Campeonato Europeu de Rally Histórico da FIA conquistados em 2021 e 2022, eles devem particularmente gostar de suas chances nas seções de cascalho graças à aderência segura da tração nas quatro rodas oferecida por seu Audi quattro de 1981.
 
Como todos os três vencedores de medalhas do Rally Histórico retornam para a terceira edição da “Corrida das Nações”, a pressão sobre a Itália será aumentada pela Equipe República Tcheca – a vice-campeã de 2022. Esperando ir um pouco melhor este ano, Vojtěch Štajf está de volta ao volante. Ele tem uma nova navegadora em Veronika Havelková e o carro também é diferente, já que Štajf sobe na linha Opel tendo trocado um Kadett Coupe por um Ascona de 1972.  
 
Esperando deixar a nação anfitriã, a Espanha, orgulhosa, está o atual medalhista de bronze Antonio Sainz, irmão de Carlos. Destacando a diversidade da maquinaria na divisão do Rally Histórico, ele e o copiloto Carlos Cancela inscreveram um Porsche 911 SC de 1981 com motor traseiro e tração traseira.

A oposição deles inclui o Renault Alpine A310 escalado pela Team Sweden. A dupla de pai e filho Kjell e Peter Fransson nunca competiu fora de seu país natal até agora, mas será equipada com um motor V6 recém-reconstruído. 
 
As esperanças do Reino Unido estão em Ben Mellors / Alex Lee a bordo de um Toyota Celica RA45 de 1979. Enquanto isso, a Alemanha olha para uma formação de superfície mista da dupla de marido e mulher Siegfried e Renate Mayr (1979 Volvo 240), que disputou os Jogos em 2022. 

Historic Rally Gravel
 
Cinco nações escolheram se especializar na classe Historic Rally Gravel, que será disputada em seis etapas nas sinuosas estradas de montanha a oeste de Valência. Começando na sexta-feira em Utiel antes de chegar aos pontos de controle em Calderon e San Antonio, as equipes entrarão em uma Super Etapa Especial no Circuito Ricardo Tormo.
 
Suécia e Reino Unido serão representados por escalações alternativas na designada Gravel Rally Area. O primeiro está contando com Kim Sevius e Alexander Alin. Verdadeiramente hasteando a bandeira da Suécia, eles dirigirão apropriadamente um Volvo 544 Sport 1961 – construído de acordo com as especificações de competição de 1972. O tricampeão do Campeonato Europeu de Rally Histórico da FIA, Ernie e Anna Graham, vão para a batalha pelo Reino Unido com seu Ford Escort RS 1975. 
 
Em uma tentativa de aumentar sua contagem de medalhas, as equipes da Itália, Espanha e República Tcheca nomearam novamente suas equipes de superfície mista de Zivian / Arena, Sainz / Cancela e Štajf / Havelková para conquistar as estradas de terra. 

Historic Rally Tarmac
 
O mesmo vale para a disciplina Historic Rally Tarmac, com essas três nações novamente colocando total confiança em suas respectivas escalações para as seis etapas de asfalto e a Super Special Stage de sábado.
 
No entanto, o Reino Unido e a Suécia mais uma vez optaram por mudar suas inscrições para quando seguirem para o sul, para a Tarmac Rally Area, para rotas para Cortes, La Cabezuela, Yatova, La Garrofera e Gestalgar.
 
Recém-chegados da coroa da Categoria 1 do Campeonato Europeu de Rally Histórico da FIA de 2024, James Potter e Tim Sayer pretendem colocar o Reino Unido entre as medalhas com seu Escort RS. A oferta tripla da Suécia é completada pelos concorrentes do Historic Rally Tarmac, Christer Hedlund e a copiloto Ida Lidebjer-Granberg. Eles pilotarão um Escort RS1800 posterior de 1981.

Rally HISTÓRICO: INFORMAÇÕES SOBRE DISCIPLINA 
 
A classe Historic Rally abriga máquinas que foram homologadas entre 1970 e 1981. Os carros devem possuir um Passaporte Técnico Histórico (HTP) da FIA válido e cumprir com os regulamentos do Apêndice K da FIA para garantir que sejam construídos com as mesmas especificações dos carros de competição usados ​​no período. Os pilotos devem ter pelo menos a licença internacional ITD-R. 
 
FORMATO DA CATEGORIA
 
Para os Jogos de Automobilismo da FIA de 2024, o Historic Rally é composto por três disciplinas. Cada uma oferece medalhas. Os competidores que participam da categoria de superfície mista devem completar 12 etapas – seis de cascalho e seis de asfalto – além de duas Super Special Stages e a Medal Stage final para decidir quem ganha ouro, prata e bronze. Os competidores de asfalto entrarão em seis etapas mais uma Super Special Stage, enquanto os pilotos de cascalho enfrentarão seis etapas regulares e uma Super Special.

Fonte: FIA News

You may also like