Um grid altamente competitivo composto por 22 nações competirá pelo ouro da Fórmula 4 nos Jogos de Automobilismo da FIA deste ano.
Uma das seis disciplinas fundadoras que compuseram a edição inaugural em 2019, a última edição acontecerá no Circuito Ricardo Tormo Valencia entre sexta-feira, 25 e domingo, 27 de outubro.
Até o momento, a Fórmula 4 tem sido dominada pela Itália, que venceu consecutivamente graças a Andrea Rosso e Kimi Antonelli, respectivamente. Este último foi recentemente confirmado como sucessor de Lewis Hamilton na Mercedes para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2025; agora, a corrida é para sucedê-lo como vencedor da medalha de ouro da Fórmula 4.
Das seis disciplinas que compõem a categoria Circuito, a Fórmula 4 tem de longe o grid mais jovem. A maioria dos concorrentes deste ano está na adolescência e recentemente deu o salto do kart para os monopostos.
Em Valência, eles competirão com o Tatuus F4-T421 de última geração, que é usado em uma variedade de séries ao redor do mundo. Para garantir igualdade de condições, a FIA alocou carros para os participantes em um sorteio às cegas.
A nação anfitriã, a Espanha, estará presente em todas as categorias este ano, com Juan Cota Alonso como seu representante escolhido no grid da Fórmula 4. O piloto de Madri deve ser considerado um dos favoritos antes do evento, tendo garantido um notável hat-trick de vitórias quando o Campeonato Espanhol de F4 visitou o Circuito Ricardo Tormo no início desta temporada.
Outro homem a ser observado é o peruano Andrés Cardenas, que já sabe como triunfar nos Jogos de Automobilismo da FIA. Dois anos atrás, o adolescente de Lima se tornou o primeiro vencedor de medalha de ouro de seu país ao conquistar o Karting Sprint Junior. Desde então, ele passou duas temporadas na F4 espanhola, onde Griffin Peebles está entre seus rivais. O jovem de 16 anos hasteará a bandeira australiana em Valência.
A Áustria vai convocar outro veterano dos FIA Motorsport Games, Oscar Wurz. Filho do bicampeão das 24 Horas de Le Mans, Alexander Wurz, Oscar, de 17 anos, fez parte da edição de 2022 quando disputou o Karting Sprint Senior.
Desde então, ele deu o passo para monopostos e venceu o Campeonato F4 CEZ deste ano. A República Tcheca escolheu Maxmilián Karhan, que retomará sua rivalidade com Wurz após terminar em terceiro no CEZ F4.
Chester Kieffer, de Luxemburgo, é outro para ficar de olho. O jovem terminou em um impressionante quarto lugar geral em sua temporada de estreia na F4 francesa, acumulando duas vitórias ao longo do caminho. Reza Seewooruthun representará o Reino Unido após uma temporada de sucesso na F4 britânica, onde o nativo de Dorset terminou em terceiro na classificação.
O Sri Lanka conquistou sua primeira medalha nos Jogos de Automobilismo da FIA em 2022, quando Yevan David terminou como vice-campeão no Karting Sprint Junior. Desta vez, ele representará sua nação na Fórmula 4. É exatamente a mesma história para Israel: seu piloto de Fórmula 4, Ariel Elkin, foi o medalhista de bronze no Karting Sprint Junior da última vez.
Para Hong Kong, Região Administrativa Especial da China, as esperanças por uma medalha de Fórmula 4 ficarão com Kai Shun Liu, um competidor experiente que correu pela Ásia. O Japão será representado por Tosei Moriyama, que tem sido um favorito na F4 japonesa e, com três eventos ainda para acontecer, continua sendo um concorrente ao título da série. O vencedor do Campeonato de Karting do Catar de 2023, Bader Al Sulaiti, hasteará a bandeira de sua nação.
O representante da Argentina é Genaro Trappa, que competiu nos campeonatos espanhol e brasileiro de F4 este ano. Além de garantir a medalha de ouro, haverá uma competição significativa pela supremacia sul-americana. Além dos esforços argentinos e peruanos, o Brasil será representado por Matheus Comparatto, que lidera sua série doméstica de F4 com três etapas para correr, enquanto o experiente Giovanni Ignacio Ramirez Pino hasteará a bandeira do Chile.
A África também está representada, com Lorenzo Campos, de 15 anos, confirmado para Angola. No entanto, é a Europa que contribuirá com a maioria das inscrições. A Grécia contará com Philippe-Armand Karras, cujo irmão gêmeo Jean-Paul competirá no Karting Sprint Senior. Malta será representada por Nicky Gauci, enquanto Olav Vaa será o esperançoso da Noruega.
Portugal será representado pelo graduado em karting Francisco Macedo, a Eslováquia contará com Matúš Ryba, enquanto a Sérvia convocou Andrija Kostić. Todos experimentaram uma variedade de séries neste período, correndo com máquinas de F4 nos campeonatos espanhol, italiano, britânico e CEZ.
Sem nenhum concorrente italiano no grid da Fórmula 4 deste ano, temos a garantia de ver um novo medalhista de ouro conquistar a disciplina. Como incentivo adicional, o vencedor também receberá um voucher do Racing Force Group no valor de € 2.000 para produtos de segurança para automobilismo.
Os preparativos começam com um par de sessões de treinos livres na sexta-feira, seguidos pela qualificação na manhã de sábado e uma corrida de qualificação de 20 minutos à tarde. Isso estabelecerá o grid para a corrida que decidirá as medalhas, que começa às 12:10 no domingo e dura 30 minutos.
Os ingressos para assistir aos Jogos FIA Motorsport 2024 já estão à venda e podem ser adquiridos peloclicando aqui. Um passe de três dias dará aos fãs acesso a todos os locais, enquanto aqueles com menos de 16 anos têm entrada gratuita. Aproveite a oferta especial de um ingresso de fim de semana por apenas € 20.
FÓRMULA 4: INFORMAÇÕES SOBRE DISCIPLINA
Informações da categoria:
Disciplina de circuito em que todos os pilotos usam carros Tatuus F4-T421 idênticos. Todas as corridas acontecem no Circuito Ricardo Tormo.
Formatar:
A qualificação define o grid para a Corrida de Qualificação (20 minutos). O resultado disso define o grid para a Final (30 minutos). As medalhas são decididas pelos três primeiros colocados nesta corrida.
Fonte: FIA News