O maior campo de eSports na história dos FIA Motorsport Games irá disputar a glória em duas categorias este ano, com um total de seis medalhas em disputa no coração de Valência.
Um total de 117 pilotos representando 70 países diferentes irão competir por honras em corridas de GT e monopostos, já que a competição deste ano se expande para incluir a Fórmula 4 da FIA juntamente com a tradicional competição digital baseada em GT3.
O vencedor do concurso Esports F4 também será recompensado com um dia de teste em uma máquina de Fórmula 4 do mundo real, enfatizando ainda mais o caminho de carreira que a competição de Esports pode representar.
O Esports GT será disputado usando o Assetto Corsa Competizione, a plataforma escolhida para as competições de Esports SRO de enorme sucesso ao redor do mundo. Todos os competidores de GT irão pilotar versões digitais do ultra-bem-sucedido Mercedes-AMG GT3 em uma versão virtual do Circuito Ricardo Tormo.
A nova categoria Esports F4 será hospedada usando o iRacing, um líder global em automobilismo virtual online. Essas corridas ocorrerão no layout Spa-Francorchamps de 2024 recentemente atualizado.
A competição em si está programada para acontecer dentro do espetacular complexo da Cidade das Artes e Ciências em Valência, onde os participantes lutarão usando 22 simuladores de nível profissional fornecidos pela Fanatec.
A competição é produzida com o suporte da AK Esports. Uma série de eliminatórias e semifinais estão sendo usadas para reduzir os pilotos virtuais mais rápidos para disputar uma grande final para cada categoria, com os três primeiros em cada uma levando para casa as medalhas.
A baixa barreira de entrada e o avanço da tecnologia levaram a uma explosão de competições de eSports ao redor do mundo nos últimos anos, tanto que agora é considerado um automobilismo profissional, com algumas das maiores equipes, fabricantes e campeonatos do mundo se envolvendo cada vez mais em eSports. Com baixos custos de inscrição, acessibilidade quase inigualável e sistemas de jogos modernos continuando a confundir ainda mais as linhas entre virtual e realidade, muitos pilotos que se destacaram em simuladores passaram a competir no automobilismo do mundo real. É por razões como essa que os Jogos de Automobilismo da FIA serão expandidos para oferecer uma oferta maior e melhor de eSports em 2024, com competição ultra acirrada garantida.
Ao lado de pesos pesados de todos os quatro continentes, países como Bahamas, Panamá, Nepal, Namíbia e Malta — um dos dez menores países do mundo — também buscarão a glória.
Uma série de nomes conhecidos retornam para o Esports GT este ano, com 57 pilotos prontos para representar seus países. As corridas variam em duração, de 30 minutos para as quartas de final e última chance, até uma hora para as semifinais e final, e incluem o risco de um pit stop obrigatório no meio da corrida para as equipes negociarem.
O medalhista de ouro do ano passado, Team United Kingdom, retorna, desta vez com Kieran Prendergast nos controles enquanto ele tenta imitar o sucesso alcançado por James Baldwin em 2022.
Tendo perdido o pódio da última vez, o Team Australia novamente deposita sua fé em Philippa Boquida para ir além. Uma estrela em campeonatos online pela Ásia, Boquida será alguém a ser observado.
A equipe da República Tcheca também ficou entre as cinco primeiras em 2022, e desta vez traz o campeão do Fanatec GT World Challenge Esports, Vojtech Fiala, para os Jogos. Outros pilotos retornando para outra chance no quadro de medalhas incluem Ar Muhammad Aleef (Cingapura), Sota Muto (Japão), Igor Rodrigues (Brasil) e Naquib Azlan (Malásia).
Também vale a pena assistir aos pilotos de Esports superexperientes Niklas Houben (Alemanha) e Grantas Kareckas (Lituânia), que foram vencedores nos campeonatos online da SRO. A
novidade deste ano é a competição Esports F4, com a nova fórmula e a introdução da plataforma iRacing agindo para criar uma competição verdadeiramente aberta. Um total de 60 nações se inscreveram, com uma série de novos pilotos de olho no sucesso da corrida de velocidade.
Uma inscrição altamente condecorada vem da Equipe Alemanha, na forma de Moritz Löhner, que ganhou títulos de Esports no DTM, ADAC GT Masters e na Porsche Carrera Cup Deutschland. A Equipe Itália traz o atual campeão italiano de Fórmula 4 Esports Tommaso Zappalà, enquanto a Equipe Malta apresenta seu próprio campeão nacional de Esports F4, Keith Camilleri.
A equipe Brasil faz a viagem com o vencedor da Esports F4 da América do Sul, Luis Felipe de Sá Tavares, enquanto Martin Kadlečik (República Tcheca) traz experiência dos Jogos, tendo terminado em quinto lugar geral na competição GT em 2022. Nabil Azlan – irmão mais novo do piloto da Esports GT Naquib – também faz disso um assunto de família para a equipe Malásia.
Há também três pilotos fazendo dupla função nas competições GT e F4, com Mark-Anthony Hinkson (Barbados), Yerick Ahmet Robles Rosales (México) e Alex Sargsyan (Armênia) interessados em mostrar as habilidades transferíveis entre as duas categorias.
A ação para as competições Esports GT e F4 começa na Cidade das Artes e Ciências de Valência a partir de quinta-feira, 24 de outubro, quando serão realizadas as corridas de treino e qualificação. As quartas de final e as corridas de última chance acontecerão na sexta-feira, antes das semifinais e da grande final no sábado, 26 de outubro.
ESPORTES GT
Informações da categoria : Competição de simulação de corrida para pilotos individuais usando Assetto Corsa Competizione, com medalhas concedidas na final.
Formato: Competição eliminatória de várias etapas, consistindo em quartas de final, última chance, semifinais e uma final.
ESPORTES F4
Informações da categoria: Competição de simulação de corrida para um único piloto usando iRacing, com medalhas concedidas na final.
Formato: Competição eliminatória de várias etapas, consistindo em quartas de final, última chance, semifinais e uma final.
Fonte: FIA News