Uma das disciplinas fundadoras apresentadas na edição inaugural dos Jogos de Automobilismo da FIA em 2019, a categoria Carros de Turismo será mais uma vez uma categoria ferozmente disputada no evento de 2024 realizado no Circuito Ricardo Tormo em Valência.
Os competidores lutarão em carros de turismo turboalimentados de dois litros construídos de acordo com os regulamentos do TCR, disputando posições em duas sessões de treinos livres, qualificação e uma corrida de qualificação, antes da importantíssima corrida principal de 30 minutos determinar as medalhas na tarde de domingo. Audi, CUPRA, Honda e Hyundai estão entre as marcas representadas na categoria nos Jogos de Automobilismo da FIA deste ano. Os pilotos argentinos estão na vanguarda das corridas do TCR desde o seu início e atualmente ostentam nada menos que cinco pilotos entre as 15 principais estrelas do ranking global. Não é surpresa então que o atual campeão sul-americano do TCR e atual candidato ao título do TCR Espanha, Ignacio Montenegro, seja um dos favoritos ao ouro. Montenegro, de 19 anos, já venceu uma corrida do TCR Espanha em Valência, além de também ter estabelecido o recorde de volta do TCR na pista na Winter Series no início deste ano. Além disso, Montenegro retorna aos FIA Motorsport Games, tendo perdido por pouco um pódio no Circuito Paul Ricard em 2022.
Um dos pilotos que estão no caminho do argentino será seu rival pelo título da TCR Espanha, Jenson Brickley, também vencedor de corrida no Circuito Ricardo Tormo na TCR Espanha.
O britânico Brickley lidera a classificação com duas corridas restantes da temporada, então o jovem talento estará mirando na glória absoluta mais uma vez em Valência.
O herói local Eric Gené será outro concorrente, com a vantagem da pista em casa e uma multidão partidária auxiliando a tentativa do adolescente espanhol de glória nos Jogos de Automobilismo da FIA de 2024.
Gené vem de uma família de automobilismo, com seu pai Jordi vencedor de corridas no Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA entre 2005-2010, além de ter várias vitórias no TCR em seu nome. Seu tio Marc é um ex-piloto de Fórmula 1, piloto de testes de longa data da Ferrari e vencedor da corrida de 24 Horas de Le Mans com a Peugeot em 2019.
René Povlsen (Dinamarca), Jonathan Engström (Suécia) e Megan Tomlinson (Canadá) – a última sendo a única mulher na categoria Carros de Turismo – todos têm experiência no TCR do layout de 2,49 milhas em Valência.
Engström vem cumprindo seus compromissos com carros de turismo em 2024, competindo no TCR Dinamarca e também correndo com um BMW i4 elétrico no Campeonato Escandinavo de Carros de Turismo totalmente elétricos.
Outro piloto que está em alta no TCR World Rankings é Adam Kout, o piloto da República Tcheca que terminou como vice-campeão no TCR Eastern Europe Championship de 2024. Kout está atualmente em 14º lugar no mundo, o que o torna um provável candidato às honras.
O brasileiro Raphael Reis disputou as séries TCR Sul-Americana e TCR Brasil em cada uma das últimas três temporadas e nunca terminou fora dos três primeiros na classificação final. Assim como Montenegro, Reis também retorna à ação dos FIA Motorsport Games e tentará se recuperar depois que o sul-americano se aposentou na Corrida Principal em 2022. Uma alta na carreira de 12º no TCR World Rankings e uma vasta experiência sugerem que Reis também será um candidato a prata. René Kircher é outro dos pilotos de turismo verdadeiramente estabelecidos, um ex-vice-campeão no TCR Eastern Europe, então o alemão será alguém a ser observado em Valência. O turco Zekai Özen é um quatro vezes ex-campeão nacional de kart, mas tem experiência no TCR, tendo disputado duas corridas na Itália em 2023, além de participar da série TCR European Endurance. Anwar Avik se tornou o primeiro bengalês a vencer um evento internacional de automobilismo e um campeonato internacional de automobilismo, então ele tentará ter um bom desempenho por seu país mais uma vez nos Jogos de Automobilismo da FIA de 2024. França e Itália também estarão representadas em Valência no final deste mês, com ambos os pilotos esperando disputar as honras. Aurélien Comte, da equipe francesa, terminou em segundo no TCR Europe nesta temporada, enquanto Marco Butti, da equipe italiana, foi um pódio no Kumho FIA TCR World Tour em 2024. Giovanni Scamardi desafiará a Bélgica e vem com boa experiência em carros de turismo, marcando uma vitória no TCR na França, bem como competindo no TCR Europe nesta temporada. A Indonésia entra na categoria de carros de turismo pela primeira vez com Umar Abdullah ao volante, o competidor do TCR Asia tendo conquistado uma vitória inaugural na série no início deste ano.
Isso completa a escalação de 15 carros na busca pela glória na categoria Carro de Turismo, que certamente proporcionará ação de alta octanagem de para-choque a para-choque nos Jogos de Automobilismo da FIA de 2024.
A ação da pista de Carro de Turismo começa na sexta-feira, 25 de outubro, com 2 sessões de Treinos Livres de 30 minutos às 11h35 e 15h25, respectivamente. A qualificação começa às 09h55 no sábado, antes da Corrida de Qualificação acontecer às 15h20 no mesmo dia. A Corrida Principal que decide as medalhas está programada para começar às 09h45 no domingo.
CARRO DE TURISMO
Informações da categoria:
Para carros de turismo turboalimentados de 2 litros construídos de acordo com os regulamentos internacionais do TCR. Uma corrida de qualificação determina o grid para a corrida principal, que decide as medalhas.
Formato:
Treinos livres: 2 x 30 min, Qualificação: 1 x 30 min, Corrida de qualificação: 1 x 25 min + 1 volta (largada parada), Corrida principal: 1 x 30 min + 1 volta (largada parada).
Fonte: FIA News