Prévia do modelo: Lucid Gravity 2025 remodela o universo dos SUVs

por Green Car Reports

Bengt Halvorson

Algo parecia errado enquanto eu conduzia este protótipo Lucid Gravity 2025 pelas rampas em forma de trevo perto da sede da Lucid na área da Baía da Califórnia na semana passada.

Eu tinha voado mais rápido do que pretendia. E ainda assim, no pavimento imperfeito, o Gravity parecia ter muito mais a dar, com boa postura e equilíbrio, muita estabilidade, comunicação pelo volante e talvez um pouco de diversão pela frente — se, bem, este fosse um percurso fechado. 

É que o Gravity é um SUV. E eu nunca, em mais de 25 anos avaliando veículos, estive em um SUV que dirige desse jeito. O Lucid de alguma forma conseguiu ajustar sua dinâmica como um sedã esportivo — ou, talvez apropriadamente, uma perua esportiva. Meus sensores g internos estavam girando e eu ficava olhando para o espelho retrovisor — para mais duas fileiras espaçosas, parecidas com minivans, atrás, o que me deixou todo virado. 

De um jeito bom, ouviu? Baseado em um speed date com um, é muito, muito bom.Inscreva-se para receber a Newsletter

2025 Lucid Gravity Grand Touring

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Uma lufada de ar fresco para SUVs

Dando alguns passos para trás: se você de alguma forma rejeitou o fortíssimo modelo de abertura da Lucid, o sedã Lucid Air , o Gravity torna o foco implacável da montadora na eficiência impossível de ignorar ou ignorar. 

O Air já apresentou seu caso para os números que pode atingir com seu conjunto de propulsão totalmente elétrico compacto e potente, mas focado na eficiência. Agora, o Gravity carrega toda essa inovação em uma forma que muito mais americanos provavelmente considerarão como sua: um SUV de três fileiras. Neste caso, é um que atinge 450 milhas com classificação EPA (de acordo com a Lucid) com uma bateria que é relativamente modesta para a missão — cerca de 118 kwh — e um que pode adicionar 200 milhas de alcance em 15 minutos por meio de um conector de carga rápida de 350 kw (porta CCS nos primeiros carros, porta NACS estilo Tesla a caminho ). 

O Lucid Gravity 2025 cede à realidade do mercado e suas forças inegáveis, mas o faz nos próprios termos da Lucid. Então não deve ser surpresa que o Gravity não esteja mirando jogar no mundo dos tijolos quadrados e com pneus nodosos nomeados em homenagem a trilhas off-road. 

“Não vamos para Utah e escalaremos rochas”, disse o diretor de design Derek Jenkins. “Mas para chegar à cabana, para fazer o caminho de terra, para fazer off-road médio, o Gravity será excelente para esse tipo de atividade, com a capacidade de suspensão.”Inscreva-se para receber a Newsletter

2025 Lucid Gravity Grand Touring

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Antes da minha viagem, o engenheiro chefe e vice-presidente sênior de produtos da Lucid, Eric Bach, me lembrou que eles não estão desenvolvendo veículos para tempos de 0 a 60 mph. O desempenho pode ser em uma pista, ele ressaltou, ou subindo uma estrada de montanha com vento. Ou pode ser desempenho de segurança contra colisões. Ou desempenho NVH (ruído, vibração e aspereza). 

A equipe da Lucid, segundo todos os relatos, não é formada por caras de SUVs. Mas eles vão mudar muitas mentes com este veículo. 

A gravidade começa com uma forma eficiente

A Lucid é implacável quanto à eficiência porque coloca freios em uma série de fatores em cascata. Se você usar componentes ou um design que juntos resultem em um veículo menos eficiente, ele fica mais pesado porque precisa de mais baterias para percorrer a distância. Então, ele não pode acomodar passageiros e carga também. 

Para isso, a marca deixou claro para a Green Car Reports que está orgulhosa de como o Gravity não é maior do que precisava ser; ele se estende por 198,2 polegadas de comprimento e roda em uma distância entre eixos de 119,5 polegadas. Sua altura de cerca de 65 polegadas no geral (em sua configuração mais baixa, temos que assumir) o torna mais baixo no geral do que um Subaru Forester — então sim, sem problemas para caber em garagens de estacionamento.Inscreva-se para receber a Newsletter

O perfil enxuto do Gravity é mapeado em todas as direções, exceto na largura, onde suas 78 polegadas, sem contar os espelhos, são padrão para a classe. O Gravity tem uma área de seção transversal frontal, em CdA, que é muito menor do que qualquer um de seus rivais, exceto o Tesla Model X. Dizem que o coeficiente de arrasto ficará em torno de 0,24, mas com os números finais dos testes ainda não divulgados, ele pode ficar um pouco melhor do que isso. 

2025 Lucid Gravity Grand Touring

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Não é um Air com uma cartola diferente. Bach enfatizou ao Green Car Reports que o Gravity foi concebido como uma plataforma SUV completamente nova, com um conjunto modular de componentes existentes do Air dispostos na nova arquitetura. Bach disse que é para que a Lucid chegue a “um pacote realmente off-road, bem como otimizado para bagagem e ocupantes, que parece um SUV”.

Em termos de design, o Gravity se encaixa perfeitamente ao lado do Air. Ele tem um perfil completamente diferente, é claro, além de um pouco mais de profundidade nas lanternas traseiras, enquanto seus faróis são um pouco mais verticais — em parte para deixar espaço para uma abertura de frunk mais larga (com rede opcional na frente).  

É um perfil atraente com uma linha de teto graciosa e uma postura agradável. Mas não se compara diretamente a nenhum SUV no mercado. Como meu colega Joel Feder apontou em um passeio de um protótipo alfa de construção anterior do Gravity , este é um modelo que estava se moldando como um pouco camaleônico — às vezes, cruzando as linhas entre perua, minivan e SUV. 

Não discordo. Mas o Gravity dirige como nenhuma minivan em que já estive. 

2025 Lucid Gravity Grand Touring

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Dirige como um Lucid, não como um SUV: Verifique

Um dos objetivos do ajuste era essencialmente que o Gravity “não dirigisse como um SUV, mas como um Lucid”, disse o especialista em tecnologia de chassis e dinâmica John Culliton, que acompanhou meu passeio. 

Para garantir isso, a cremalheira da direção e a geometria fundamental são transportadas do Air, mas a suspensão traseira, incluindo a suspensão a ar, é nova, assim como a funcionalidade de direção traseira. O subchassi dianteiro é rigidamente montado e a caixa de direção é rigidamente montada, para transportar o máximo de feedback possível. Mas todos os pontos rígidos versus Air foram movidos para distribuir melhor a carga. Cada link é novo, mas massageou o layout para reduzir as cargas na direção e utilizar a mesma engrenagem. 

A estrutura da carroceria do Gravity é uma combinação de materiais, mas fundamentalmente “rica em alumínio”, de acordo com Bach, com apenas 2-4% de aço em alguns pontos específicos. A Lucid usou um processo de megafundição para peças da carroceria em alguns locais. 

Para aproveitar ao máximo a forma aerodinâmica e o sistema de propulsão enxuto e forte, todos os modelos Lucid Gravity terão uma suspensão a ar ajustável em altura e amortecedores continuamente ajustáveis . Uma série de modos de direção ajustam diferentes níveis de firmeza dos amortecedores, e há cinco alturas de passeio diferentes, todas selecionadas principalmente de forma independente pelo motorista. 

2025 Lucid Gravity Grand Touring

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Não há modo Auto para a suspensão a ar multimodo, o que deixa a cargo do usuário sentir as diferenças no passeio versus a capacidade de resposta. Embora, como Culliton aponta, selecionar o modo de desempenho Sprint deixará o Gravity em sua menor altura de passeio. Ele também torna o comportamento da direção da roda traseira um pouco mais agressivo, o amortecimento mais firme e a divisão de torque mais tendenciosa para a traseira. 

Todas essas decisões inteligentes permitem torque suficiente para tempos de 0 a 60 mph abaixo de 3,5 segundos e um círculo de giro de 38 pés, bem como uma altura natural do assento que é fácil de entrar e sair do corpo. 

Em um trecho solitário da estrada, Culliton pretende exibir o sistema de propulsão de motor duplo, com 828 cv e 909 lb-ft combinados , e ele me faz fazer uma arrancada controlada, pisando no freio, pisando fundo no acelerador e soltando, e o Gravity salta à frente sem nenhuma sensação de leveza na parte frontal que caracteriza as arrancadas rápidas em outros SUVs de alta potência. O Gravity parecia ter se lançado para a frente.

2025 Lucid Gravity Grand Touring

2025 Lucid Gravity Grand Touring

Lucid Gravity é um atleta silencioso

Com sua direção lúdica e comportamento geral discreto, mas comunicativo, ele tinha algumas das mesmas qualidades do Porsche Macan Electric que dirigimos em nosso resumo de Melhor Carro para Comprar — cerca de 30 cm mais curto, mas também com direção nas rodas traseiras. 

O Gravity que dirigi também foi equipado com a maior e mais esportiva combinação de roda e pneu da linha — pneus Pirelli PZero de 22 e 23 polegadas de largura escalonada que realmente pareciam ser capazes de aproveitar ao máximo a aderência disponível do Gravity nas rodas dianteiras. Este parece que vai ser uma piada em um circuito fechado, em termos de permanecer neutro como um carro esportivo em superfícies aderentes. 

Além disso, a qualidade do passeio com essa combinação foi ótima. O Gravity não flutua como alguns outros SUVs de luxo; você sente a estrada, mas nunca excessivamente.

A Lucid também montou o motor suavemente na carroceria para produzir mais isolamento do sistema de acionamento da carroceria em comparação ao Air. Embora as superfícies ao redor dos escritórios da Lucid na Califórnia dificilmente fossem um desafio para o Gravity, subir além das velocidades normais de rodovia por um tempo não expôs nada — uma prova de todo o ajuste da carroceria e do chassi, e daquele vidro acústico acima, talvez.

2025 Lucid Gravity Grand Touring

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Eficiência de espaço para sete e mais

A cabine parece clara e arejada, permitida em parte pela vasta extensão de vidro no alto. O vidro é acústico e estrutural, e flui continuamente em duas passagens — uma da base do para-brisa até um pouco acima e atrás dos ocupantes do banco da frente. Então, uma segunda passagem vai dali até a terceira fileira. É o único SUV de três fileiras que me lembro com o céu azul no alto, tão ininterrupto. 

O que mais me impressiona quando caminho até o veículo é o quão baixo é o piso da cabine de passageiros, enquanto a parte inferior do veículo não é especialmente baixa. De acordo com uma fonte, a suspensão a ar abrange de cerca de 135 a 235 mm (5,3 a 9,3 polegadas) de altura de passeio — o que significa que em sua configuração mais baixa, é essencialmente a mesma altura de passeio que a Air.  

2025 Lucid Gravity Grand Touring
2025 Lucid Gravity Grand Touring

Assim como o Air Grand Touring, o Gravity Grand Touring tem 22 módulos de bateria, com quatro deles “lá em cima” em uma segunda camada. No Air, isso fica sob o assento traseiro, mas no Gravity foi empurrado para a área sob os assentos dianteiros, de modo a permitir um piso de carga contínuo, com os assentos dobrados, de mais de oito pés. 

Incluindo o espaço adicional do porta-malas, o Gravity tem 120,6 pés cúbicos de volume de carga com a segunda e terceira fileiras dobradas — 40% a mais que o SUV Mercedes-Benz EQS , segundo a Lucid, e cerca de 15% a mais que o Rivian R1S , que também tem um porta-malas. 

Como Bach disse, “você precisa de uma picape gigantesca para obter alguns dos atributos que podemos incluir neste pequeno conceito de espaço Gravity”, apontando para o Chevy Suburban e seus enormes equivalentes de carroceria sobre chassi.

A Lucid ainda não disse muito sobre a capacidade off-road do Gravity, além de que haverá algumas. Seu modo Terrain aproveitará o sistema de estabilidade do Lucid Air Sapphire de alto desempenho . Esse sistema, capaz de ler entradas de todas as quatro rodas 1.000 vezes por segundo, pode lidar com a parte de frenagem do controle de tração no Gravity nessa taxa, embora não para cada roda traseira separadamente. Isso ajuda a garantir a frenagem regenerativa de pico, que ainda chega em configurações padrão e altas quando você tira o pé do acelerador, economizando o pedal do freio especificamente para as pastilhas de freio. 

2025 Lucid Gravity Grand Touring

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Banco traseiro com gravidade: mesas, não telas

Tenho 1,98 m de altura e consigo sentar diretamente atrás de duas pessoas, com razoável conforto, no Gravity. 

A maneira como o assoalho da terceira fileira permanece plano e a maneira como os assentos giram em um vão na parte traseira do veículo. Bach diz que a equipe tomou muitas decisões ao longo do processo de engenharia para não comprometer nada daquele espaço. Por exemplo, eles dividiram seus atuadores de direção traseira ativos ao meio, enquanto poderiam ter optado por uma unidade combinada que comprometeria o espaço para as pernas da terceira fileira. 

terceira fileira é opcional por US$ 2.900 , mas só adiciona cerca de 130 libras ao peso do Gravity (ainda não divulgado). A equipe por trás do Gravity vê isso como um veículo de viagem, com a segunda fileira boa para comer, jogar e assistir coisas em dispositivos. Então, eles optaram por um par de mesas utilitárias resistentes, no lugar de um sistema de entretenimento nativo para a parte traseira.

O que o Gravity acabou criando é uma solução que poderia ser tirada de uma cabine aérea de primeira classe. 

2025 Lucid Gravity Grand Touring
2025 Lucid Gravity Grand Touring

“Conversamos com clientes, conversamos com empresários, conversamos com famílias, e todos disseram apenas me dê uma mesa para comida, para laptops, para o iPad das crianças, para carregar, e certifique-se de que seja fácil de guardar. “Estou super orgulhoso disso, porque foi um grande esforço fazer isso acontecer e não sacrificar o espaço da segunda fileira e fazer algo robusto e sólido”, disse Jenkins. 

Uma porta traseira com abertura de 90 graus também permite colocar crianças em assentos infantis com mais facilidade, foi necessário um nível extra de engenharia para garantir que as travas fossem fortes, e as portas têm uma cinta de segurança baixa especial que ajuda a reforçar a proteção lateral quando o impacto ocorre logo acima da soleira inferior. 

Contraintuitivamente, a Lucid conseguiu colocar seu ponto H para a terceira fileira mais alto do que no Suburban, permitindo ângulos de pernas mais relaxados. Você não estará olhando apenas para os joelhos. 

Jenkins também observou que a Lucid pensou muito mais sobre a robustez e a limpeza de todos os materiais. Ela está oferecendo quatro temas diferentes para o Gravity: Tahoe e Ojai são de couro, enquanto Yosemite e Mojave não são de couro .

2025 Lucid Gravity Grand Touring

2025 Lucid Gravity Grand Touring

Interface de gravidade: paisagem, deslizamentos e vibrações

Por dentro, o Gravity não troca totalmente o que a Lucid estabeleceu como interface, mas o reformula. O painel de instrumentos é ainda mais fino, com saídas de ar atualizadas para melhor aquecimento e resfriamento e um console central maior. Fundamentalmente, o novo hardware oferece um display OLED completo lado a lado sem interrupções e melhor contraste

Talvez o mais notável de tudo seja que o volante foi substituído por um “squircle” e, com base na direção rápida, minhas mãos pareciam naturais às 9 e 3 em curvas fechadas e em alta velocidade de cruzeiro.

Há novos modos de humor e ambiente chamados Vibes. Ele deu uma olhada de perto no que está incluindo no head-up display de realidade aumentada para garantir que não esteja aumentando a desordem, e a tela sensível ao toque mudou para um formato de paisagem, com novos controles de polegar que oferecem uma função de deslizar boa para dispensar alertas, além de um botão de polegar tátil para seleção de menu. No novo layout, os menus sempre abrem à direita

Enquanto eu dirigia, alguns pontos da interface ainda se destacavam como trabalhos em andamento, pois visavam resolver alguns problemas de latência de menu e comutadores. 

2025 Lucid Gravity Grand Touring
2025 Lucid Gravity Grand Touring

Luxo no preço, mas mais acessível depois

Até agora, a Lucid disse apenas que o Gravity Grand Touring começará em US$ 96.550 (incluindo US$ 1.650 no destino) e incluirá o pacote de bateria maior e tração nas quatro rodas com motor duplo, com entregas iniciais programadas para começar no final deste ano. O modelo Touring de US$ 81.550, que chegará no final de 2025, terá um pacote menor, e as autoridades dizem que é justo neste momento presumir que as ofertas serão paralelas às do Air Touring — que recebe um pacote menor de 84 kWh. Faça as contas e no Gravity isso ainda significaria bem mais de 300 milhas de alcance da bateria pequena. 

Carregado com opções, o Gravity está bem no território do luxo. O Dynamic Handling Package adiciona o sistema de direção da roda traseira, suspensão a ar de taxa tripla e pinças de freio pintadas. E um pacote Comfort and Convenience de US$ 2.500 traz persianas traseiras elétricas, portas de fechamento suave, volante aquecido, limpadores aquecidos, assentos aquecidos da segunda fileira. Dois níveis diferentes de recursos de direção assistida e segurança ativa DreamDrive da Lucid também são opcionais, por até US$ 6.750. E o pacote de reboque de US$ 750 traz uma classificação de reboque de até 6.000. 

Adicione tudo isso, incluindo o áudio Surreal Sound Pro de US$ 2.900 e o maior (rodas de 22/23 polegadas), e o total geral chega a US$ 117.400 para um Grand Touring totalmente equipado , sem incluir outras atualizações cosméticas.

2025 Lucid Gravity Grand Touring
2025 Lucid Gravity Grand Touring

Minha viagem, embora tenha deixado uma ótima primeira impressão, foi uma tomada muito rápida em um protótipo bem-feito com manipuladores da empresa. Não consegui sair do asfalto e notei algumas peculiaridades diferentes no mecanismo de manobra e na interface da tela sensível ao toque que, com toda a esperança, a Lucid terá corrigido quando os primeiros veículos forem entregues. A produção do Lucid Gravity no Arizona começou na semana passada . 

Há tantos motivos para amar este veículo, e ele é certamente um dos grandes do ano. Mas o que ele resume é isto: se você precisa de um SUV, mas prefere estar em um sedã esportivo, esta é sua vanguarda. 

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