Por Curt Cavin
Pela primeira vez desde 2014, um campeonato da NTT INDYCAR SERIES está em jogo em uma pista oval.
Nashville Superspeedway será o local da luta pelo título de encerramento da temporada neste fim de semana, que essencialmente conta com Alex Palou, da Chip Ganassi Racing, e Will Power, da Team Penske. Palou assumirá uma liderança de 33 pontos para o Big Machine Music City Grand Prix apresentado por Gainbridge. Scott McLaughlin, da Team Penske, é matematicamente elegível para vencer a Astor Challenge Cup, mas será eliminado quando Palou começar a corrida de 206 voltas no domingo (15h00 horário do leste dos EUA, NBC, Peacock, INDYCAR Radio Network).
Palou pode garantir seu segundo título consecutivo na temporada e o terceiro em quatro anos terminando em nono ou melhor. Power precisará terminar entre os três primeiros para ter alguma chance de ultrapassar o espanhol. Curiosamente, Power liderou os pontos quando o título foi decidido pela última vez em um oval há uma década no Auto Club Speedway, e ele saiu daquela corrida com o primeiro de seus dois campeonatos da série.
Esta será a primeira corrida neste oval de concreto de 1,33 milhas desde 2008, quando Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, venceu pelo terceiro ano consecutivo. Essa foi uma das oito corridas da série realizadas anteriormente na pista, com Dixon competindo nas últimas seis. Ele também terminou em segundo em 2003 e conquistou a pole duas vezes.
Power e Graham Rahal fizeram uma largada lá cada, em 2008, terminando em 11º e 12º.
As esperanças de título de Power dependem do fato de que a Team Penske dominou as corridas ovais nesta temporada. Houve seis corridas desse tipo, e a organização de Roger Penske venceu cinco, incluindo a vitória de Power na Hy-Vee One Step 250 apresentada pela Gatorade em 14 de julho, a segunda corrida da rodada dupla do Iowa Speedway. Josef Newgarden e McLaughlin têm duas vitórias em corridas ovais cada nesta temporada.
Pato O’Ward, da Arrow McLaren, conquistou a outra vitória da temporada em uma corrida oval – na Hy-Vee Milwaukee Mile 250 em 31 de agosto, a primeira de duas corridas na Milwaukee Mile.
Palou ainda busca a primeira vitória oval de sua carreira, embora tenha terminado em segundo duas vezes, incluindo na corrida de Iowa que Power venceu no início desta temporada.
McLaughlin tentará terminar a temporada forte. Ele tem três primeiros lugares em cinco das últimas oito corridas para subir do oitavo para o terceiro lugar na classificação. Ele tem um par de vitórias em corridas e três prêmios NTT P1 nesse período. Com três vitórias em corridas nesta temporada, McLaughlin divide a liderança da série com Power e O’Ward. Palou, Newgarden e Dixon têm duas vitórias em corridas cada.
Andretti Global com Colton Herta da Curb-Agajanian é o outro piloto com uma vitória de corrida nesta temporada, o que significa que há uma série de pilotos ainda esperando chegar à pista da vitória nesta temporada. Os principais entre eles são três pilotos no top 10 em pontos: Kyle Kirkwood da Andretti Global, Alexander Rossi da Arrow McLaren e Santino Ferrucci da AJ Foyt Racing. Kirkwood venceu a corrida de rua do ano passado em Nashville. A próxima vitória de Ferrucci será sua primeira na série.
Um aspecto único deste evento será a opção de usar um composto de pneu alternativo fornecido pela Firestone. Esta será apenas a segunda vez na história da série que as equipes terão duas opções de compostos em uma pista oval. No ano passado, havia dois disponíveis no Bommarito Automotive Group 500 apresentado pela Axalta e Valvoline na World Wide Technology Raceway, uma corrida vencida por Dixon.
Com a tecnologia híbrida oferecendo surtos adicionais de potência, a série está saindo de um evento emocionante em Milwaukee. Em dias consecutivos, houve um número recorde de ultrapassagens para posição: 667 na Corrida 1, 763 na Corrida 2.
Agora, outro oval aguarda, e há um troféu de campeonato para premiar. Quem ganha?
Fonte: Indycar