Por Curt Cavin
A NTT INDYCAR SERIES está de volta às pistas esta semana, desta vez em uma pista oval.
A rodada dupla deste fim de semana na The Milwaukee Mile será a segunda vez em três fins de semana que os competidores darão voltas e voltas. Em 17 de agosto, Josef Newgarden, da Team Penske, venceu o Bommarito Automotive Group 500 apresentado pela Axalta e Valvoline na World Wide Technology Raceway.
Newgarden e o resto do grid de 27 carros têm duas oportunidades de chegar à pista da vitória neste fim de semana, quando a série retorna ao Wisconsin State Fair Park pela primeira vez desde 2015. A Hy-Vee Milwaukee Mile 250s será realizada às 17h40 ET no sábado (Peacock, INDYCAR Radio Network) e às 14h30 ET no domingo (USA Network, Peacock, INDYCAR Radio Network). Como o nome sugere, ambas as corridas terão 250 voltas — e 250 milhas.
Seis pilotos atuais competiram na pista histórica nesta série, com Newgarden vencendo o prêmio NTT P1 em 2015. Sua velocidade média naquele dia como piloto da Carpenter Fisher Hartman Racing foi de 170,223 mph – também foi sua primeira pole position na carreira na série. Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, venceu a corrida de 2009, enquanto Will Power, da Team Penske, venceu da pole em 2014.
Power e Newgarden são os únicos pilotos ativos que conquistaram poles nesta pista relativamente plana.
A última vez que a série correu em Milwaukee, Sebastien Bourdais foi para a pista da vitória. Graham Rahal foi o terceiro, Newgarden o quinto, Dixon o sétimo, Ed Carpenter o décimo e Power o 22º. Jack Harvey terminou em quarto na corrida INDY NXT by Firestone daquele fim de semana.
Como na maioria das categorias, Dixon lidera os pilotos ativos na experiência de Milwaukee. Ele competiu em 13 corridas, adicionando um terceiro lugar como novato em 2001 à sua vitória.
Carpenter competiu em 11 corridas na Mile, Power e Rahal sete cada e Newgarden quatro, além de uma corrida INDY NXT pela Firestone em 2011. Katherine Legge fez uma largada (2012), e Harvey competiu em duas corridas INDY NXT pela Firestone.
Caso contrário, esses são novatos competitivos, o que aumenta a expectativa.
Depois de seguir Power na linha de chegada no último final de semana no Portland International Raceway, Alex Palou, da Chip Ganassi Racing, espera dar um grande passo para garantir seu terceiro título da série nos últimos quatro anos. Ele o terá garantido se sair da corrida de domingo com uma vantagem de 55 pontos.
Mas como sabemos, há muita imprevisibilidade com uma corrida oval – ou qualquer corrida desta série, para esse assunto. Power é o desafiante mais próximo de Palou, e há uma separação de 54 pontos. Power tem 10 vitórias ovais na carreira, Palou nenhuma. Power também tem experiência de corrida em Milwaukee, Palou não. Além disso, a Team Penske venceu todas as quatro corridas ovais desta temporada (Newgarden duas vezes, Power e Scott McLaughlin uma cada).
Colton Herta da Andretti Global com Curb-Agajanian precisa de um grande fim de semana para ter uma chance no título na corrida final da temporada, 15 de setembro no Nashville Superspeedway. Ele está 67 pontos atrás.
Palou e Herta têm isso em comum: Nenhum deles venceu uma corrida oval nesta série. Os vencedores ovais neste campo incluem Dixon (22 vitórias), Newgarden (17), Power (10), Carpenter (três), Rahal (duas), Alexander Rossi (duas), Pato O’Ward (duas) e uma para Marcus Ericsson e McLaughlin. Newgarden venceu 10 das últimas 15 corridas ovais nos últimos três anos, incluindo a corrida de 17 de agosto no World Wide Technology Raceway.
A temporada ainda tem 162 pontos para oferecer. Mas o fato é que os desafiantes de Palou têm muito terreno para recuperar em um curto período de tempo.
Fonte: Indycar