A PREMA Racing se expandirá para a NTT INDYCAR SERIES em 2025, anunciaram os dirigentes da equipe em 9 de abril.
Uma operação pioneira e uma das mais bem-sucedidas na história das corridas de monopostos: a PREMA dará o salto para o principal campeonato de monopostos da América do Norte no próximo ano, com duas inscrições em tempo integral em parceria com a Chevrolet e fazendo uma histórica estreia em “The Greatest Spectacle in Racing”, o icônico Indianápolis 500 apresentado por Gainbridge.
“O anúncio de hoje marca um momento crucial na história da PREMA Racing”, disse o chefe da equipe PREMA, Rene Rosin. “Dar o passo para a NTT INDYCAR SERIES e competir nas mundialmente famosas 500 Milhas de Indianápolis é um sonho que se torna realidade para nossa família e todos envolvidos em nossos negócios. Temos um enorme respeito pela INDYCAR, seus desafios únicos e sua história sensacional, e estamos ansiosos para fazer parte disso.”
“Embora competir na INDYCAR não seja fácil, estamos determinados a nos esforçar ao máximo, aprender o mais rápido possível e nos tornarmos competidores líderes desde o início. O desejo de lutar pela vitória é a nossa força motriz, e a profundidade do desafio nos dará ainda mais motivação para ter sucesso.”
Fundada em 1983 por Angelo Rosin, a PREMA tornou-se um competidor de sucesso pela determinação, trabalho duro e paixão pelo automobilismo. Com sua abordagem dedicada aos jovens pilotos, a PREMA produziu talentos como o campeão mundial de Fórmula 1 e vencedor da Indy 500 Jacques Villeneuve e pilotos da INDYCAR SERIES como Ryan Briscoe, Felix Rosenqvist, Marcus Armstrong e Callum Ilott.
Ao longo de sua jornada, a PREMA experimentou uma ascensão ininterrupta, aumentando progressivamente sua presença e conquistando 80 títulos de campeonato. A PREMA também abrigou nove dos pilotos de Fórmula 1 de 2024, incluindo Charles Leclerc, Oscar Piastri, Esteban Ocon e Pierre Gasly. A equipe é a parceira preferida para todos os programas de desenvolvimento de pilotos de Fórmula 1.
A partir da Fórmula 3, a PREMA abrangeu toda a carreira até a F1, o que incluiu o lançamento de seu programa de kart e a seleção para competir na série feminina da F1 Academy. A equipe passará por uma maior expansão, inscrevendo-se em uma das séries mais competitivas e de mais rápido crescimento do mundo e trazendo uma equipe italiana de volta à SÉRIE INDYCAR com o objetivo de se estabelecer entre os principais jogadores do esporte.
“A PREMA Racing, com seu alcance global e presença extraordinária nas corridas de monoposto, será um grande complemento ao nosso paddock crescente e altamente competitivo”, disse o presidente da INDYCAR, Jay Frye. “Estamos ansiosos para ver Rene e PREMA no grid da NTT INDYCAR SERIES em 2025.”
Para maximizar seus esforços e compromisso com o novo empreendimento, a equipe PREMA Racing INDYCAR operará em instalações de última geração localizadas em Indiana. A Chevrolet fornecerá seus novos motores híbridos V6 biturbo de 2,2 litros, adicionando um componente experiente e de alto desempenho ao mix em busca de uma rápida ascensão à forma competitiva.
“A Chevrolet tem o prazer de receber Rene Rosin e PREMA Racing em nossa escalação da NTT INDYCAR SERIES 2025”, disse Mark Stielow, diretor de competição de automobilismo da General Motors. “PREMA traz sucesso global para a Team Chevy e será uma adição positiva às nossas atuais equipes e pilotos vencedores de corridas e campeonatos. Estamos ansiosos para trabalhar com a equipe e construir cooperativamente uma organização vencedora de corridas e campeonatos.”
A adição de um programa INDYCAR beneficiará a PREMA Racing em diversas áreas. Fornecerá uma camada adicional de conhecimento, experiência e avanço técnico. Também oferecerá novas oportunidades para pilotos e chances de crescimento profissional para engenheiros, mecânicos e membros da equipe.
“Este novo capítulo também será benéfico para a PREMA Racing e seu pessoal, produzindo oportunidades incríveis de aprendizagem e transferência de conhecimento”, disse Rene Rosin. “Queremos agradecer à INDYCAR pela recepção calorosa e à Chevrolet por apoiar este projeto. Mal podemos esperar para começar a operar em nossa nova loja em Indiana e entrar no caminho certo o mais rápido possível.”
Mais anúncios serão feitos oportunamente sobre pilotos, patrocinadores e parceiros, já que a equipe iniciará em breve os preparativos para a próxima temporada, montando sua oficina, carros e equipamentos.