Por Paul Kelly
Will Power e a Equipe Penske mostraram seu ponto no domingo ao vencer o BITNILE.COM Grand Prix de Portland: A corrida pela Astor Challenge Cup está longe de terminar.
Power conquistou sua terceira vitória líder da série da temporada 2024 da NTT INDYCAR SERIES no No. 12 Verizon Business Team Penske Chevrolet e ganhou terreno sobre o líder do campeonato Alex Palou com três corridas restantes. Ele dirigiu para uma vitória de 9,8267 segundos sobre o No. 10 DHL Chip Ganassi Racing Honda de Palou no percurso de 12 curvas e 1,964 milhas no Portland International Raceway.
O bicampeão da série Power, que começou em segundo, conquistou a 44ª vitória de sua carreira no Hall da Fama após decepcionantes resultados consecutivos de 12º em julho em Toronto e 18º no último final de semana no World Wide Technology Raceway.
“Muito gratificante”, disse Power. “Eu vim aqui determinado, assim como toda a equipe. Queríamos fazer a qualificação certa e então executar na corrida. Não é um esforço de última hora, mas realmente se Palou terminasse na nossa frente hoje, seria muito difícil.
“Vamos continuar lutando aqui. Algumas corridas ruins antes desta, mas vamos ver se conseguimos um campeonato.”
Josef Newgarden completou o pódio ao terminar em terceiro no No. 2 TireRack.com Team Penske Chevrolet, com Colton Herta em quarto no No. 26 Gainbridge Honda da Andretti Global com Curb-Agajanian. Marcus Armstrong completou os cinco primeiros no No. 11 American Legion Chip Ganassi Racing Honda.
O bicampeão e atual campeão da série Palou lidera a Power por 54 pontos – o número máximo que um piloto pode ganhar em uma corrida. Herta caiu do segundo para o terceiro, 67 pontos atrás de Palou, após terminar em quarto no No. 26 Gainbridge Honda da Andretti Global com Curb-Agajanian.
As três corridas restantes são todas em ovais – a Hy-Vee Milwaukee Mile 250s doubleheader de 31 de agosto a 1º de setembro na Milwaukee Mile e o Big Machine Music City Grand Prix em 15 de setembro no Nashville Superspeedway. A INDYCAR SERIES não corre na Milwaukee Mile desde 2015 ou na Nashville Superspeedway desde 2008.
Power tem 10 vitórias na carreira em ovais, incluindo em 2014 em Milwaukee e no mês passado no Iowa Speedway; Palou não tem nenhuma entre suas 11 vitórias na carreira.
“Temos sido muito, muito bons em ovais – muito sólidos”, disse Power. “Obviamente, são dois ovais em que não corremos há muito tempo, então é um jogo de qualquer um. Espero que acertemos. Faremos o nosso melhor e levaremos a luta para Alex.”
Power não perdeu tempo e levou a luta para Palou na queda da bandeira verde. Ele passou o vencedor do prêmio NTT P1, Santino Ferrucci, entrando na curva 1 na primeira volta e estava na frente e no controle pelo resto da corrida de 110 voltas, exceto pelos pit stops. Power liderou 101 voltas, o recorde da corrida.
Palou passou Ferrucci para o segundo lugar na volta 8 e, assim como Power, permaneceu naquele lugar durante a maior parte do restante da corrida, exceto nos pit stops. Ferrucci, que garantiu a primeira pole emocionante da AJ Foyt Racing desde 2014, terminou em oitavo no No. 14 Phoenix Investors Chevrolet.
A melhor chance do bicampeão e atual campeão da série Palou de passar Power veio na volta 26, quando Pietro Fittipaldi saiu dos boxes no No. 30 Localiza Rent a Car Honda da Rahal Letterman Lanigan Racing diretamente na frente de Power após cumprir uma penalidade de drive-through. Isso desacelerou Power e permitiu que Palou parasse bem na caixa de câmbio de Power na curva 7, mas Power defendeu o movimento e manteve a liderança.
O trabalho rápido da equipe de box da Team Penske na primeira parada de Power praticamente selou a vitória, especialmente porque não houve períodos de cautela após uma confusão na primeira volta envolvendo Kyle Kirkwood, Scott Dixon e Fittipaldi. A primeira parada de Power, no final da volta 32, durou 6,9 segundos. Palou fez sua primeira parada uma volta depois, mas levou 9,2 segundos.
A partir daí, Palou caiu para trás conforme estratégias variadas de pneus se desdobraram nos dois pit stops finais. Power começou com os pneus primários Firestone Firehawk e conseguiu usar os pneus alternativos de parede lateral vermelha Firestone mais rápidos em todos os três pit stops. Palou usou agressivamente um conjunto de pneus alternativos na qualificação do NTT P1 Award no sábado e foi forçado a usar os pneus primários menos aderentes em seu turno final, garantindo a vitória de Power.
“Talvez estivéssemos um pouco errados com a estratégia ali”, disse Palou. “Fomos muito agressivos na qualificação ontem e realmente não tivemos nenhuma boa alternativa usada. Foi um trabalho duro lá nas primárias ter que pegar Will, mas os 12 mereceram hoje. Eles foram muito, muito rápidos. Felizes com o P2 hoje.”
Os oito melhores pilotos na classificação ainda são matematicamente elegíveis para vencer a Astor Challenge Cup como campeão da temporada, mas está parecendo cada vez mais uma corrida de três pilotos pelo título entre Palou, Power e Herta.
A busca pelo sétimo título por Dixon provavelmente foi descarrilada quando ele bateu o Honda No. 9 da PNC Bank Chip Ganassi Racing no guardrail na volta 1 após contato com Fittipaldi. Dixon foi forçado a ir para a terra no início da volta em meio ao tráfego intenso pelo Honda No. 27 da AutoNation de Kirkwood da Andretti Global, e Dixon foi atingido no quadril pelo carro de Fittipaldi logo após retornar à superfície de corrida.
Dixon terminou em último no campo de 28 carros – seu pior resultado desde que foi tirado em um acidente e ficou em 32º lugar no Indianapolis 500 de 2017 apresentado por Gainbridge. Ele está em quinto lugar em pontos, 101 atrás de Palou.
A primeira corrida da dupla Hy-Vee Milwaukee Mile 250s será às 18h00 horário do leste dos EUA no sábado, 31 de agosto, com cobertura ao vivo na Peacock e na INDYCAR Radio Network. A segunda corrida será às 14h30 horário do leste dos EUA no domingo, 1º de setembro, com a USA Network, a Peacock e a INDYCAR Radio Network fornecendo cobertura ao vivo.
Fonte: Indycar