Power finalmente vence em Iowa

por Indycar

A corrida de domingo foi a 19ª tentativa de Power no oval curto a leste de Des Moines, Iowa. Ele havia conquistado sete poles, liderando o evento, mas terminar em segundo em quatro ocasiões, incluindo o ano passado, foi seu melhor resultado de corrida. Sua última vitória em pista oval foi há quase cinco anos no Pocono Raceway. Ele agora tem 10 vitórias em ovais na carreira.

“Estou tentando vencer esta corrida há anos (e) anos”, disse Power, que começou bem no grid de 27 carros devido a uma batida no muro na sessão de qualificação de sábado. “Então, estou nas nuvens (feliz).”

Power, 43, saiu da 22ª posição de largada e então recebeu um serviço rápido de sua equipe No. 12 da Verizon Business Team Penske Chevrolet para vencer o líder da série Alex Palou durante a troca final de pit stops sob condições verdes. A vantagem de tempo de Power sobre Palou naquela sequência foi de cerca de nove décimos de segundo, de acordo com informações coletadas pela NTT DATA.

A separação entre Power e Palou na linha de chegada foi de 0,3915 de segundo.

Scott McLaughlin, da equipe Penske, vencedor do Hy-Vee Homefront 250 de sábado à noite, apresentado pela Instacart, terminou em terceiro. Ele liderou as primeiras 94 voltas da corrida para aumentar seu total de voltas consecutivas lideradas em duas noites para 259.

McLaughlin perdeu a liderança no domingo quando uma advertência foi emitida na volta 101 para o carro de Agustin Canapino que parou na curva 2. Como Palou estava no pit road no momento e Power ainda não havia feito sua parada programada, esses dois pilotos pedalaram para a frente, empurrando McLaughlin de volta para a terceira posição.

Power correu atrás de Palou por 104 das 114 voltas seguintes antes de ultrapassá-lo no segundo pit stop. Essa foi a diferença no resultado da corrida em uma tarde ensolarada e quente do Centro-Oeste.

“Grande economia de combustível”, disse Power sobre como ele avançou no campo. “Honestamente, (eu estava) apenas sentado no pelotão. Eu tinha um carro muito bom – um carro muito rápido – então sentei e usei esse ritmo para economizar combustível e obter um número enorme (de combustível).

“Eu sabia que quando todos aqueles (líderes) parassem (para o serviço de pit) eu poderia ir forte, e então pegamos um amarelo. Era mais ou menos isso que esperávamos, pegar um daqueles amarelos para nos colocar na frente. Então conseguimos uma melhor quilometragem de combustível atrás de Palou e dar uma volta a mais que ele e então pular (para os boxes).”

Disse McLaughlin: “Provavelmente pegamos a bandeira amarela na hora errada, (mas) primeiro e terceiro (nas duas corridas), eu aceito isso.”

Dixon terminou em quarto no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing, enquanto Colton Herta ficou em quinto no No. 26 Gainbridge Honda da Andretti Global com Curb-Agajanian.

Com a vitória, Power reduziu a liderança de Palou na classificação para 35 pontos, faltando seis corridas.

Enquanto Power e Palou cruzavam a linha de chegada, ocorreu um acidente com vários carros saindo da Curva 2. Sting Ray Robb passou por cima da traseira do carro de Alexander Rossi, lançando o carro de Robb bem alto no ar verticalmente. Atrás deles, Ed Carpenter e Kyle Kirkwood giraram e, com Rossi, eles acabaram contra o muro de contenção interno com o carro de Carpenter em cima do de Kirkwood.

Rossi, Kirkwood e Carpenter saíram em segurança de seus carros danificados. Robb fez sinal de positivo antes de ser transportado para o Mercy One Des Moines Medical Center, onde foi examinado e liberado, anunciou sua equipe na noite de domingo.

Os treinos para a 12ª corrida da temporada, a Ontario Honda Dealers Indy Toronto, começam na sexta-feira às 15h00 horário do leste dos EUA no Exhibition Place em Toronto. Christian Lundgaard, da Rahal Letterman Lanigan Racing, conquistou sua primeira vitória na série no ano passado no circuito de rua temporário. A corrida de 85 voltas será transmitida ao vivo pela Peacock e pela INDYCAR Radio Network.

You may also like